Curiosidades da nossa Ubatuba.
Lindo e esclarecedor texto de Sérgio Vick.
A estação ferroviária de Ubatuba que não existiu
Acervo do Arquivo Nacional
Fachada e planta da estação ferroviária de Ubatuba
Um pouco do início da história desta ferrovia que não chegou a se concretizar:
Em 5 de janeiro de 1889 o imperador D. Pedro II assinava um decreto que concedia privilégio para construção de uma estrada de ferro que ligaria Taubaté a Ubatuba, passando por São Luiz de Paraitinga.
Os estudos e projetos foram realizados pelo engenheiro Ingles Horace Bordman Cox.
No dia 13 de março de 1889 em Taubaté teve início os estudos definitivos para o traçado da estrada de ferro, havendo por esta ocasião uma grande festa popular.
Em 28 de setembro de 1890 Ubatuba estava em festa. Realizou naquela data as quatro horas da tarde a inauguração dos trabalhos da estrada de ferro com a colocação de um marco onde seria a edificada a estação da cidade. Esta estação seria de primeira classe e também teria uma estação de segunda próxima ao porto de Ponta Grossa.
"A primeira estaca foi batida no mesmo dia à tarde no lugar denominado Indayá. Por ocasião desta cerimônia foram proferidos discursos cheios de entusiasmo, subindo ao ar muitas gyrandolas de foguetes, enquanto bandas de músicas tocava alegres peças"
(Jornal O Paiz, Rio de Janeiro 29 de setembro de 1890)
O projeto previa a construção de 10 estações, sendo de primeira classe a estação de Ubatuba, uma de 3ª classe na Serra e as demais de segunda Classe a saber: Itaguá ou Ponta Grossa no km 0, Ubatuba, Serra Nova (Alto da Serra), Bairro Alto, Rio do Peixe, Pedregulho, São Luiz, Pedra Negra, Registro e Itahy.
Foram construídas três destas estações com seus respectivos armazéns nos kilometros 12, 22 e 28, foi construído também um barração de alvenaria no km 1 para depósito de máquinas.
As estações concluídas na época seriam a de Baracéia, Registro e Pedra Negra.
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