quinta-feira, 11 de outubro de 2007

NO AR O CAIÇARA...SUA NOVA REVISTA ELETRÔNICA DE UBATUBA...

Boa noite, meu nome é Silvio Cesar Fonseca, sou editor deste site, e nas horas de lazer eu "garimpo" na internet matérias interessantes sobre minha querida cidade Ubatuba, localizada no Litoral Norte Paulista de São Paulo, um dos mais lindos do Brasil, segue abaixo algumas imformações sobre este site e novidades que virão por ai. Obrigado pela visita e retorne sempre...

ESTE SITE TEM AS SEGUINTES PÁGINAS :


O CAIÇARA - PÁGINA PRINCIPAL :

Página principal, a qual até aqui apenas informava as principais notícias
de minha cidade (Ubatuba), a partir da p´róxima semana , ela deixará de relatar só notícias e passará a ser um espaço para que possa bater um papo com você amigo internauta.
AS notícias em destaques de Ubatuba será publicadas numa nova página, a qual já tem um nome definido : CAIÇARA NEWS.

FUTMESA DE UBATUBA-SP E REGIÃO :

O futebol de mesa tem o seu espaço à parte, por tratar do esporte que eu mais gostos seja de praticar ou de assistir, através desta página você conheçará um pouco da história do esporte em Ubatuba e região ( leia-se Litoral Norte e Vale do Paraiba).

ESPORTES DE UBATUBA-SP :

Espaço dedicado a divulgar todas as modalidades esportivas praticadas em Ubatuba, de "A" à "Z", o esporte e que pratica ou apoio o desenvovimento esportivo de Ubatuba em eventos locais o em outras praças . Com matérias tiradas da internet ou editadas por Silvio Cesar Fonseca.Tentarei levar o máximo de innformação, se alguma notícia for esquecida , desde já desculpe. Participe enviando matérias sobre os esportes praticados em Ubatuba.


UBATUBA E SUA HISTÓRIA:

Nesta página contarei a verdadeira história de Ubatuba e daqueles que fizeram a sua história, aguardem muitas novidades nesta página.


FUTEBOL DE UBATUBA-SP E MUNDIAL :

Criada para divulgar apenas o futebol ubatubense deste a categoria fraldinha até a de veteranos, esta página divulga também o futebol brasileiro e mundial,s empre com matérias especiais. para aqueles que sentye falta de mais informações aqui do futebol amador de Ubatuba, no momento eu encontro dificuldades para obter as mesmas, já solicitei a LUF - Liga Ubatubense de Ubatuba , informações semanais e atualizadas.


MUNDO CURIOSO : O nome já diz , aqui apenas notícias pora lá de curiosas e bizarras sobre nosso Mundo Curioso.

TV FONSECA : Uma página reservada a vídeos selecionados para o deleite dos internautas de plantão : Veja elas no roda pé da página.

CAIÇARA NEWS : Página criada , com notícias sobre Ubatuba ( de ponta aponta) e matérias especiais..

CULINÁRIA CAIÇARA : EM BREVE : Página com receitas caiçaras, somente receitas do Litoral seje ele ubatubense ou brasileiro. Aguarde as mais deliciosas receitas além de outras histórias sobre a culinária caiçara.

Aguarde para mais novidades no O CAIÇARA , a sua nova Revista Eletrônica.

COM VOCÊS........O UBATUBENSE, SUA PÁGINA 100% HISTÓRIA DE UBATUBA...




CAROS AMIGOS INTERNAUTAS, no ar uma página especialmente dedicada a contar a verdadeira história de Ubatuba, minha bela cidade , localizada no Litoral Norte Paulista, assim com a criação do site " O Caiçara", esta página é a minha colaboração para esta cidade que me viu nascer e crescer, uma cidade que eu sempre amei, da qual eu espero jamais sair em definitivo, aqui me formei (estudos), me casei e tive o previlégio de ter dois belos filhos, a eles, a minha esposa e aos meus pais e irmãos eu lanço está pagina, a qual vem valorizar ainda mais a minha Revista Eletrônica " O Caiçara".
Tendo principalmente como documento principal, a obra literária do meu mano Jorge Otávio (em dupla com Juan Drouguet) : UBATUBA, ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA, entre outras fontes, farei o possivel para contar a verdadeira história de Ubatuba.
Não sou escritor e nem jornalista, eu apenas gosto de ler, escrever e repassar aquilo que aprendi de bom nesta minha nada mole vida...

UBATUBA É UMA ESTÂNCIA BALNEÁRIA...

Ubatuba é um município do estado de São Paulo, no litoral norte. A população estimada em 2003 era de 72.857 habitantes e a área é de 712 km², 83 por cento dos quais localizados no Parque Estadual da Serra do Mar. A densidade demográfica de 102,33 hab/km².

Ubatuba Estância Balneária

Ubatuba é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

RÁDIO IPEROIG AM , A 1 ª DE UBATUBA-SP

A primeira estação de rádio de Ubatuba – Rádio Iperoig – AM. A Rádio Iperoig foi a primeira emissora de rádio de Ubatuba e, segundo informações fornecidas pelo radialista Clementino Soares, ubatubense, cooperador e locutor nos primeiros anos da rádio Iperoig, o surgimento da rádio se deu por volta do ano de 1957. Antonio Topedini Pagâno, engenheiro eletrônico e também funcionário da VASP - Viação Aérea São Paulo - recebeu a autorização para a implantação da rádio no Litoral Norte – Ubatuba e Caraguatatuba – o Sistema de Radiofônica em A.M. O próprio Topedini foi quem montou os dois transmissores e outros aparelhos para as rádios na oficina da própria VASP e, na mesma época são inauguradas as Estações de Rádio-difusão: Iperoig de Ubatuba e a Oceânica de Caraguatatuba.

A rádio Iperoig teve inicialmente as suas instalações, transmissores e a torre em um pequeno prédio no encontro da Avenida Rio Grande do Sul com a Rua Dona Maria Alves, centro da cidade de Ubatuba. O alcance das ondas médias de transmissão da rádio Iperoig, prefixo ZYR – 205, na freqüência de 1540 KHZ. Tinha apenas 75 wats de potência, um alcance de 50 km, percorrendo alguns bairros da cidade, mas com dificuldades de atingir a região sul do município, à região norte chegava com mais facilidade, alcançando até a praia Picinguaba.

O primeiro locutor e gerente da Rádio Iperoig foi Antonio Marques do Vale Filho, e seu auxiliar na locução José Luiz Soares, que mais tarde foi contratado para gerenciar a Rádio Oceânica de Caraguatatuba, deixando a vaga para Clementino Soares. Antonio Marques e Clementino Soares se revezavam nas locuções e nos programas de apresentação de calouros, em transmissões de sessões da Câmara Municipal e outros eventos transmitidos pela rádio. Logo, o estúdio da rádio transferiu-se para um novo endereço, na Rua Cel. Domiciano, no centro da cidade.

Nomes como Elza Costa Ferreira, Olga de Andrade, Ivone Vianna, Odair Rofino, Luiz Marques, Alcebíades Brasil Rofino, todos eles locutores que emprestaram sua voz a esta rádio, uma precursora que marcou o primeiro momento na história da imprensa oral ubatubense.

Existia uma enorme variedade na programação, por exemplo, nos dias de domingo, existia um programa, “Gente que Brilha”, que trazia calouros ao vivo, como “Maneco e seu Regional”, que era um dos mais ouvidos. Outros nomes como Jorge Fonseca, Filhinho Fragoso e o “Cacareco”, cantavam músicas de carnaval, samba-canção, serestas e outros tipos de músicas da época. A rádio costumava entrar no ar às 7 horas da manhã e durava até às 23 horas.

O Governador do Estado de São Paulo, o senhor Jânio da Silva Quadros, foi a primeira pessoa famosa a ser entrevistada na rádio, no ano de 1959. A entrevista ocorreu nas dependências da Pensão Aeroporto de propriedade de Dona Gení Viana.

Foram quase duas décadas de participação da Rádio Iperoig na história cívica ubatubense. Contudo, a trajetória da primeira rádio de Ubatuba finalizou por volta dos anos 1975/1976. Em seus últimos anos de vida, um locutor, José Benedito Rodrigues (JB), hoje locutor da Rádio Costa Azul, também nos forneceu algumas informações sobre o fechamento da rádio Iperoig. Segundo JB, em 1974 a rádio Iperoig estava arrendada pelo empresário de comunicações Douglas Melhen, que era sócio proprietário da rede de Piratininga de Rádio. A emissora de Ubatuba havia sido dirigida por Alfredo Breneizer, depois substituído pelo senhor Otávio Ceschi, que é pai do apresentador da Rede Bandeirantes de Televisão: Otávio Ceschi Júnior. Com a cassação da Rádio Piratininga pelo AI-5 - um Ato Institucional do governo federal da época, o arrendatário perdeu o interesse pelas afiliadas, abandonando completamente o contrato em vigor. Assim, o proprietário da Rádio Iperoig, o senhor Topedini Pagâno, não se interessou em retomar a direção da mesma, que já passava por sérios problemas de ordem financeira e documental. O pedido de renovação de autorização para o funcionamento da rádio junto ao Ministério das Comunicações não foi efetuado, levando a sua concessão a ser cassada por volta do ano de 1976.

TEXTO EXTRAÍDO do livro ' UBATUBA, ESPAÇO , MEMÓRIA E CULTURA ", escrito pelos autores Juan Drouguet e Jorge Otávio Fonseca, editado em 2005.

INDO PARA A PESCA...





UMA CENA CADA VEZ MAIS RARA EM UBATUBA, PESCADORES CAIÇARAS COLOCAM UMA CANOA NA ÁGUA, PARTINDO PARA A PESCA ARTESANAL, PESCA ESSA OUTRORA "FARTA" , HOJE .....

UBATUBA JÁ TEVE A SUA FABRICA DE VIDRO...

Ruínas da Fábrica de Vidro

Ruínas da primeira fábrica de vidros do Brasil. Distante a 25 Km. do Centro da cidade pela Rodovia SP-055, no Bairro da Lagoinha, do lado esquerdo da pista. Segundo relatos orais e recentes pesquisas, Capitão Romualdo, o proprietário das terras na época, era possuidor de vasta cultura de café e cana de açúcar, fabricante e exportador de aguardente e açúcar mascavo. Ele teria iniciado a construção da primeira fábrica de vidros no Brasil, para embalar a aguardente para exportação

Fonte :

www.ubatuba.sp.gov.br

UBATUBA SEDIA A " CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS"

A Conferação dos Tamoios

Antes da conquista e colonização do Brasil pelos europeus, existiam várias comunidades indígenas ou Brasil índios no extenso litoral brasileiro. Culturalmente diferentes entre si, falavam várias línguas com diversos dialetos e, numerosos, habitavam aos milhares as centenas de aldeias. Os índios da Comunidade Tupinambá (excelentes canoeiros) possuíam várias aldeias, sendo que uma delas, a Aldeia Iperoig, localizada na região de Ubatuba quando da chegada dos portugueses.

Durante o processo de conquista, que envolveu a catequização de índios pelos jesuítas, os portugueses aliaram-se a comunidades indígenas que habitavam a região de São Vicente e de São Paulo de Piratininga como Tupiniquins e Guaianazes. Os portugueses e seus aliados passaram a invadir aldeias e escravizar índios de outras comunidades, utilizando-os como mão-de-obra escrava.

Ao serem atacados, os índios Tupinambás e de outras comunidades organizaram-se e formaram a "Confederação Tamuya" (da antiga língua Tupi, o Tupi arcaico, origem da língua Tupi-Guarani, que significa: o mais antigo, os primeiros e verdadeiros donos da terra) ou, como é conhecida hoje, Confederação dos Tamoios (na língua indígena não existe o plural e o uso do "s" como na língua portuguesa), passando a enfrentar os portugueses. "A Confederação foi, então, a união dos índios verdadeiros donos da terra".

FONTE : www.ubatuba.sp.org.br

FOTO DA SEMANA : O CAIÇARA



Na foto acima um caiçara confere a rede puxada recentemente, foto de Renê Nakaya, tirada na Praia do Itaguá, região central de Ubatuba, e extraída do site da Prefeitura Municipal de Ubatuba-SP.