quarta-feira, 6 de março de 2024

BALANÇO DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBATUBA - Ano 1867

 


ESTRADA DE FERRO DE UBATUBA - Ano 1875

 


A ESTRADA DE UBATUBA.... - Ano 1874

 




Vitória de Quilombolas e Caiçaras do Litoral Norte de São Paulo!


Vitória de Quilombolas e Caiçaras do Litoral Norte de São Paulo!
Com bênçãos de nossas mestras e mestres, anunciamos uma vitória para as comunidades do LNSP! Graças à união e à determinação de comunidades e movimentos locais, articulados na Teia dos Povos em São Paulo, conquistamos algo incrível: uma licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas, pela UFABC em parceria com a UNIFESP!
A vitória é fruto da construção da Teia dos Povos em São Paulo desde 2020, que contou com a força dos mares do LN, por meio do então Coletivo Caiçara de São Sebastião. Em 2023, durante o encontro em Santos com Mestre Joelson (Teia da Bahia), @arrelacoletivocaicara , junto com Jurandir, liderança quilombola da Caçandoca, estabeleceram diálogo com a UNIFESP para aventar a viabilidade de uma graduação para comunidades do LNSP. No fim de 2023, o Mestre Cobra Mansa (Teia da Bahia) articulou a UNIFESP e a UFABC com o núcleo LN da Teia dos Povos de SP para avançarmos na construção da nossa graduação.
Com apoio do Quilombo da Caçandoca, Coletivo de Apoio à Educação Diferenciada de Ubatuba e diversas comunidades caiçaras organizadas no Coletivo Caiçara — Santiago (São Sebastião); Fome e Baía de Castelhanos (Ilhabela); Juqueriquerê e Porto Novo, Tabatinga, Massaguaçu e Cocanha (Caraguatatuba)—, firmamos uma aliança entre movimentos, comunidades e universidades para criar a Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas com Pedagogia da Alternância para comunidades caiçaras e quilombolas do LNSP.
Nossa proposta foi aprovada em 20 de fevereiro. Em 1 de março, nos encontramos no Quilombo da Caçandoca( foto) para avançarmos na construção da graduação quilombola e caiçara do LNSP.
Esta conquista não é apenas um marco na história da educação do LN, mas também um exemplo inspirador de como somente a luta coletiva dos povos podem transformar nossa realidade, sem ilusões, sem migalhas, pois quem muito merenda não tem apetite para a janta. Seguimos juntos e fortalecidos!
O que nos une é maior do que o que nos separa,
E diga ao povo que avance!
Avançaremos.
Texto @arrelacoletivocaicara

Aldeia Renascer, em Ubatuba, promove 2ª pré-conferência dos povos originários e comunidades tradicionais

 



A Aldeia Renascer, situada no bairro Corcovado, na região sul de Ubatuba, foi palco da 2ª pré-conferência dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais em Ubatuba, nesta semana. Esses encontros respondem a uma demanda desses grupos: receber o setor público em seus territórios para assegurar que suas vozes sejam ouvidas, e políticas públicas sejam formuladas e executadas, levando em consideração o protagonismo desses povos.

O coletivo visa impulsionar iniciativas locais que reconheçam e fortaleçam uma diversidade de direitos, abrangendo território, aspectos socioambientais, economia, cultura, tradições e conhecimentos ancestrais. A pré-conferência debate e reflete sobre as pautas das comunidades tradicionais e também promove sua valorização e salvaguarda.

Uirá Freitas, sociólogo da Secretaria de Assistência Social, destaca a importância de realizar as pré-conferências nos territórios tradicionais, fomentando o protagonismo e a visibilidade de suas propostas e demandas. Colhendo contribuições da base para a II Conferência, essa abordagem permite criar programas, projetos e políticas públicas que garantam o protagonismo desses povos.

O que são as pré-conferências?

As pré-conferências são um meio de reunir as demandas prioritárias, gerais e específicas, dos povos originários e comunidades tradicionais para fomentar a criação de programas e projetos que as atendam. E, durante a conferência, que será realizada no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, nos dias 21 e 22 de maio de 2024, validar essas propostas reunindo delegadas e delegados que representarão todos os povos e comunidades tradicionais do município.

Calendário das próximas Pré-conferências de 2024:

05/03, às 14h – Centro Comunitário do Quilombo do Sertão de Itamambuca

12/03, às 16h, Centro Comunitário do Quilombo da Caçandoca

19/03, às 16h, Casa de Farinha do Quilombo da Fazenda

26/03, às 16h, Campinho ou Escola do Camburi Quilombo do Camburi

09/04, às 14h, Centro Cultural Araponga – Caiçaras das regiões Norte e Sul

16/04, às 18h30, Centro Cultural Araponga – Caiçaras da região Central, Centro-Sul e Centro-Norte

23/04, às 9h, Aldeia Rio Bonito – Indígenas da Aldeia Rio Bonito


LN21.COM.BR