terça-feira, 10 de janeiro de 2012

INDIOS UBATUBENSES....Primeiro moradores de nossas terras, os Tupinambás , povo Tamoyo



TAMOYOS
Numerosa tribo guerreira que dominava o litoral desde Cabo Frio até além de Ubatuba. No século XVI invadiram várias vezes Santos e São Vicente, conservando as suas posições até 1567. Finalmente foi vencida por Mem de Sá e Estácio de Sá.

GRANDE UBATUBENSES...AIMBERÊ TAMOIO 1567

http://www.vermelho.org.br/hoje/0120g.jpg

AIMBERÊ TAMOIO 1567

Índio Brasileiro ideal, foi contra qualquer escravidão.
Modelo de defensor nacional, que enfrentou a exploração.
Não aceitava subjugação, Comandante de Guerreiros.
Contra toda Escravidão, Aimberê Herói Brasileiro.

Homem generoso na vitória, cidadão terrível no lutar.
Jóia rara da nossa História, temos de nele nos mirar.
Representava uma Nação, seu discurso era verdadeiro.
Contra toda Escravidão, Aimberê Herói Brasileiro.

ESPECIAL : Ubatuba , espaço, memoria e cultura...Parte 58




Ao voltarem para a aldeia de Ubatuba, chovia muito e a viagem se prolongou por três dias. No caminho, enquanto os selvagens devoravam a carne assada do escravo, Hans Staden observava com atenção um jovem que devorava um osso da perna O alemão pediu –lhe que o jogasse fora, pois não havia mais carne, e o jovem respondeu irado que era o costume deles comer com deleite carne humana. Depois que chegaram da demorada viagem, um dos dois senhores de Hans Staden, o Alkindar, perguntou-lhe se havia visto como tratam seus inimigos, este respondeu indignado que sim. Alkindar odiava Hans Staden, mas nada podia fazer contra ele, pois o havia dado ao Ipiru-guaçu respeitando uma das mais velhas tradições Tupinambá. Mesmo assim o alemão vivia sob a ameaça deste selvagem.

O cativo alemão , sempre amparado pela Providência divina, segundo suas próprias palavras, atendeu a este mesmo selvagem que o ameaçava quando precisou de sua ajuda para se curar de fortes dores nos olhos. Novamente, Hans prometeu ajudá-lo, com condição que este parasse de ameaçá-lo. O Alkindar acatou seu pedido e alguns dias depois estava curado. Isso fortaleceu ainda mais a idéia dos selvagens a respeito da relação do alemão com seu Deus que intervinha todo o tempo a seu favor.