segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Saudade como fonte de emprego e renda as comunidades

Seu Juquinha


Seu Juquinha , o homem das ervas milagrosas



Mesmo com a simplicidade de nossas vidas, havia sempre alguma que nos marcavam. Muita delas era sobre coisas simples que não envolviam dinheiro e nem status. Em algumas situações, dinheiro nenhum neste mundo pagaria por este prazer ou privilégio. Lembro-me da comoção que era a visita da Folia de Reis e do Divino a nossa região.

A folia era como o jornal da época. Através de seus membros sabíamos o que acontecia em todos os cantos da cidade. Todos paravam para acompanhar os Reis. Eram servidas boas bebidas, café com bolo, “escardado de galinha”. Tudo debaixo de muita alegria. Seus membros tinham casas marcadas para pouso. 

Tupinambás: a primeira impressão dos índios do litoral paulista

.Indios Tupinambas
Não existiu em nenhum processo de colonização um povo que não fosse dizimado pelo colonizador como foram com os nossos silvícolas.
Até hoje é assim


Sabemos que o Brasil não foi “descoberto”. Segundo os sambaquis encontrados em nosso litoral, por aqui já viviam homens no ano 75 da era cristã. Foi por conta da ganância e da ignorância dos colonizadores que nossa descendência indígena acabou. Não existiu em nenhum processo de colonização um povo que não fosse dizimado pelo colonizador como foram com os nossos silvícolas. Até hoje é assim.

Em 1553, o beato José de Anchieta nos dá uma visão mais detalhada do que eram os índios que aqui habitavam. O que parece estranho para nós agora, na época também era estranho para os colonizadores e os índios. Foi sem dúvida um choque a tentativa de implantação uma cultura nova, uma cultura invasora, assim como é a do meio ambiente elitizado.


DEUSES TUPINAMBÁS - Irin – Magé ou Maire – Monan

rin – Magé ou Maire – Monan [Mair – Munhã] é o ser portador dos poderes mágicos de Monan. Os Tupinambá colocam outra divindade do lado de Monan designada com o nome de Maire que significa “transformador”, designando um Deus que deu ordem às coisas, segundo sua própria vontade, afeiçoando-se a elas e convertendo-as mais tarde em diversas figuras e formas de animais, pássaros e peixes.

ESPECIAL UBATUBA , ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA - 16 ª PARTE



8. O CORCOVADO, ENTRE A TERRA E O CEU DE UBATUBA

Localização


O Corcovado de Ubatuba está localizado ao sul do município, no bairro do Sertão do Corcovado distando aproximadamente 23 km do centro Sua entrada para o sertão fica bem em frente a entrada do loteamento da praia Dura.

Fotos antigas de Ubatuba: Saudades de uma época não vivida...

Estava dando uma olhada nas fotos antigas de Ubatuba que meu mais novo amigo blogueiro Silvio Cesar, do O Ubatubano, colocou num slide e não pude resistir a um grande momento nostálgico...
Fotos antigas, principalmente das décadas de 20 (de preferencia européias) e de 60 (no mundo todo), me deixam assim, assim, com uma baita saudade de uma época que não vivi...
Apesar dos conflitos nessas "eras" a vida parecia ser mais apreciada, mais apaixonante, mais simples e ao mesmo tempo tão complexa. Tudo tinha um porquê, um sentido a mais, uma boa dose de amor e dedicação em meio a tanta confusão. As eras das descobertas, do comecinho do "novo mundo", das artes, das conquistas...