terça-feira, 2 de novembro de 2010

LENDAS UBATUBENSES....Lenda da Gruta que Chora

Graciosa jovem de tez suavemente morena, olhos cinza esverdeados, farta cabeleira negra e ondulada, porte esbelto e curvas caprichosamente delineadas, Marcelina, até então alegre, forte e viva, de repente pareceu aniquilar-se, alimentando-se mal, perdendo as cores, visivelmente tímida, quase sem ânimo para as tarefas costumeiras e, de modo sumamente estranho, muitas vezes permanecia acomodada até alto dia, necessitando que alguém fosse alerta-la para que deixasse o leito.Remédios já os havia tomado em grande quantidade, desde "vinho-composto" a chás de várias ervas, e até banhos de cozimento de folhas e flores já Lhe haviam sido ministrados, mas nada resolvia. Sinhá Anália confidenciava seus temores às amigas mais íntimas e estas procuravam afastar-lhe as preocupações:



UBATUBA 2004....Carnaval 2004 não deixa saudades para ninguém




Esquina da rua Maranhão, uma das várias destruídas

E rolaram quase que incessantemente em todo o país e em Ubatuba também. Mas, nem por isso os carnavalescos desanimaram e, com ou sem chuva, todos comemoraram da melhor maneira possível.
Sexta-feira, 20, todos os foliões ansiosos foram para o Perequê-Açu para a abertura do Carnaval 2004. Reuniram-se aproximadamente 1000 pessoas para foliarem no tradicional ‘Galo da Meia-Noite’, todos concentrados no espaço do Jija Auto Posto, onde a folia começou cedo. E lá foi o Galo dando os prenúncios do Carnaval; ao chegar na avenida foi recepcionado por público já desanimado se não fosse pelo Galo. 





UBATUBA 2004....Cenas de minissérie serão gravadas em Ubatuba



As praias de Ubatuba transformam-se novamente em cenário para filmagens de produções da TV Globo. Depois da “Invenção do Brasil”, “A Muralha”, “Casa da Sete Mulheres”, além de filmes de outros produtores como “Desmundo” e “Hans Staden”, a emissora de TV estará gravando nos próximos dias 1 e 2 de março, nas praias da Fazenda e Ubatumirim, cenas de “Um Só Coração” em cartaz. 

UBATUBA 2001....Ubatuba pode ficar sem carnaval



Pelo projeto de lei nº 96/01 aprovado, em primeira discussão, na semana passada e, em segunda discussão com uma emenda, esta semana, pode deixar a cidade sem carnaval, pois em nenhum momento foi previsto shows, carnaval, festas tradicionais, entre outras, e também não prevê as igrejas, templos, cultos e manifestações religiosas. Para se cumprir tal lei, muita coisa deverá mudar em nossa cidade, pois é normal em várias igrejas, templos, etc., os pastores ou padres terem som muito alto que pode ser ouvido a mais de 200 metros. Em certos casos, quando os seguidores estão rezando, orando ou pedindo bênçãos, gritam muito alto, o que certamente vai ultrapassar os 60 decibéis como determina a lei.

UBATUBA 2000.....Zizinho fica


O prefeito de Ubatuba, Zizinho Vigneron (PPS), que vinha sendo acusado de fraude eleitoral, foi confirmado no cargo após a decisão favorável, por unanimidade, dia 13 de junho, da segunda turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), tendo em vista o agravo regimental do Ministério Público.
Zizinho confirma que, com a queda da liminar do Ministério Público, fica fortalecida sua candidatura à reeleição.


UBATUBA - 2000...Ossada é encontrada no centro da Cidade

JORNAL A  SEMANA NA REDE
Publicação Semanal - Edição 84 - Ubatuba, 15 a 22 de junho de 2000





Ao realizar o trabalho rotineiro de abertura de valas para instalação de novos cabos telefônicos, os funcionários da Telefônica encontraram restos de ossada, supostamente humana. O local, no centro da cidade, cruzamento das ruas Conceição e Salvador Corrêa, hospedava, nos meados do século XVIII, a primitiva Igreja Matriz de Ubatuba, dedicada a Nossa Senhora da Conceição e também o antigo cemitério municipal. 

ANTIGO FORUM DE UBATUBA VIRA A " CASA DA CULTURA"







Talvez, se morássemos em um município com estrutura turística, encontraríamos um guia local em frente aos nossos prédios antigos relembrando histórias de um passado glamouroso. Então, todos conseguiriam reconstituir em suas memórias um passado pouco distante do nosso dia-a-dia e que fizeram parte da construção de nossa realidade... boa ou ruim...



UBATUBA 2008.....Pescadores ubatubenses continuam se manifestando contra a criação de APA’s

Uma comitiva ubatubense de 300 pessoas, entre pescadores e representantes da Prefeitura de Ubatuba, esteve em Ilhabela na última terça-feira (13) para acompanhar mais uma consulta pública promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Encontro aconteceu em Ilhabela e reuniu centenas de pescadores


UBATUBA 2009.....Projeto turístico em Ubatuba cresce com investimento verde de estrangeiros

or Alexandre Spatuzza — última modificação Aug 27, 2009 01:42 AM
Situada entre Ubatuba, cidade da qual faz parte, e o Rio de Janeiro, Picinguaba, que quer dizer refúgio dos peixes em Tupi, parece resistir à ação depredatória da modernidade. Banhada pelo oceano e guardada pelo verde da Mata Atlântica, a vila mantém a pesca familiar e artesanal da cultura caiçara e foi o lugar escolhido para um projeto turístico que, por respeitar a natureza e os as características locais, tornou-se tão economicamente viável que agora tem que crescer serra acima.
Foi este cenário lírico que encantou o francês Emmanuel Rengade quando, por acaso, começou a se emaranhar nos enredos da mata e nas histórias da comunidade local. Há quase uma década, deixou a condição de executivo numa multinacional para criar uma pousada ecológica lá mesmo, encravada na Serra do Mar.