terça-feira, 15 de março de 2011

UBATUBA 2001......Índios querem regularização de aldeia

rupo de Ubatuba aguarda definição judicial sobre área onde vivem na miséria mais de 40 guaranis

Ubatuba - A menos de uma semana do Dia do Índio, um grupo guarani de Ubatuba não encontra motivos para festejar a data. Vivendo em completa miséria, mais de 40 índios que se apossaram da aldeia cenográfica onde foi rodado o filme "Hans Staden", no Corcovado, aguardam a regularização do local como área indígena .
Por estar em uma propriedade particular fora de área tutelada pela Funai (Fundação Nacional do Índio), o grupo não é assistido por programas oficiais e as famílias dependem da venda de artesanato para sobreviver.
Há três anos o processo corre na Justiça Federal de São José dos Campos. Enquanto o processo tramita na Justiça, as famílias ficam proibidas de extrair palmito e caçar nas dependências do Parque Estadual da Serra do Mar, atividades reservadas apenas aos índios da Aldeia Boa Vista, que fica no Prumirim.



UBATUBA 2000....Revitalização das Ruínas da Lagoinha será entregue neste sábado

Permitir a preservação do que restou de uma das heranças históricas e culturais de Ubatuba - as Ruínas da Fazenda Bom Retiro da Lagoinha, localizadas no km 72 da Rodovia Rio-Santos - foi o principal motivo que levou a FUNDART, a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Recuperação de Bens Culturais formarem uma parceria que possibilitou ainda a criação de um novo ponto de atração turística e cultural da Região.



ESPECIAL UBATUBA , ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA - 24 ª PARTE

Irin – Magé ou Maire – Monan [Mair – Munhã] é o ser portador dos poderes mágicos de Monan. Os Tupinambá colocam outra divindade do lado de Monan designada com o nome de Maire que significa “transformador”, designando um Deus que deu ordem às coisas, segundo sua própria vontade, afeiçoando-se a elas e convertendo-as mais tarde em diversas figuras e formas de animais, pássaros e peixes.





A filiação deste personagem da mitologia Tupinambá está de tal forma identificada com o maior ancestral da tribo que alguns estudiosos chegam a falar que se trata da mesma figura. De qualquer forma, o laço consangüíneo atribuído a este semideus insiste no traço parental anteriormente citado.