Imagem do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos.
Dia do padroeiro Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos será celebrado no Parque Estadual da Ilha Anchieta no próximo dia 6
O Parque Estadual da Ilha Anchieta, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e Comissão Pró-resgate Histórico da Ilha Anchieta realizam, no próximo dia 6 de agosto, a celebração do Dia do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos. O evento terá início às 8h30, com a saída do cortejo da Igreja do Itaguá rumo ao Saco da Ribeira, de onde acontecerá a saída da Procissão Marítima, em direção a Ilha Anchieta, às 9h.
Após a chegada à Ilha Anchieta recepção no parque do antigo presídio, às 11h, será realizada uma Missa Campal e Bênção em frente à Capela do Senhor Bom Jesus da Ilha Anchieta. O evento prossegue até às 16h, com tempo livre para a visitação, banhos de mar, passeios e brincadeiras dentro do Parque Estadual da Ilha Anchieta. Para demais informações, o público visitante poderá entrar em contato por meio do telefone (12) 3832-1397 ou pelo correio eletrônico peianchieta@yahoo.com.br.
Esta é uma comemoração histórica que era feita na metade do século XIX, em 1850, quando a Ilha Anchieta era chamada de Ilha dos Porcos. Naquela época, a ilha era um povoado da comarca de Ubatuba bastante habitada, que contava com casas, plantações, pequenos negócios, uma escola, uma capela e um cemitério. Já naquela época, no dia 6 de agosto, a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos era feita na mesma capelinha que existe hoje.
Momentos históricos
A Ilha Anchieta, antiga Ilha dos Porcos, aparece representada cartograficamente já na segunda metade do século XVI. Em 1908, com a inauguração do presídio, o arquiteto Ramos de Azevedo fez novo desenho para a capela, mas ninguém teve coragem de derrubar a antiga que continua existindo até hoje. Em 19 de março de 1934, a Ilha dos Porcos teve seu nome mudado para Ilha Anchieta em homenagem ao jesuíta e educador padre José de Anchieta e, por conseguinte a Capela passou a ser denominada Capela do Senhor Bom Jesus da Ilha Anchieta.
Em setembro de 1955 o Instituto Correcional (presídio) saiu da ilha, ficando apenas alguns funcionários que já esperavam a aposentadoria. Com isso a capela foi esquecida por quase quarenta e quatro anos. Em 06 de agosto de 1999, a Comissão Pró-Resgate, em conjunto com o Parque Estadual da Ilha Anchieta e a Prefeitura Municipal de Ubatuba, reinauguraram a Capela com as imagens do Senhor Bom Jesus, Santo Expedito e São Francisco de Assis, todas feitas em madeira pelo artesão da cidade de Ubatuba, José Vicente D’Motta Macedo.
O Parque Estadual da Ilha Anchieta
Com 828 hectares de extensão, oito praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, a Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Além da famosa rebelião do presídio, o local também foi cenário de acontecimentos que fazem parte da história do Brasil.
Atualmente, a ilha é protegida e administrada pela Fundação Florestal, por meio do Parque Estadual da Ilha Anchieta, que proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA). O PEIA faz parte da rede de Unidades de Conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, através da Fundação Florestal.
FONTE : http://www.ubaweb.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário