quarta-feira, 14 de setembro de 2011

UBATUBA 1957........AVIÃO DC-3 CAI NA ILHA ANCHIETA...








10/04/1957 - Hora: 15:20 - Douglas C-47A-20-DK - Prefixo: PP-ANX
REAL Transportes Aéreos
Local do acidente: Ilha Anchieta -UBATUBA -  SP

Após uma perda de motor em vôo noturno e com mau tempo, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, o DC-3 prosseguiu para uma tentativa de pouso de emergência em Ubatuba. Perdendo altitude, em condições precárias de visibilidade, a tripulação não se deu conta da rota de colisão com o Morro do Papagaio, a mais alta das duas elevações da Ilha de Anchieta.

UBATUBA 1968.....DR. JOSÉ ALBERTO DOS SANTOS REASSUME A PREFEITURA DE UBATUBA...




Dr. José Alberto dos Santos  Reeleito  Prefeito de Ubatuba para o quadriênio  1969-1972

Nesta eleição de 1968, aos 78 anos de idade, tivemos a volta triunfante do arquiinimigo de Seu Filhinho, o Dr. José Alberto dos Santos, com João Coutinho para Vice, formando uma dobradinha caiçara. Como slogan de campanha foi usada carinhosamente esta frase: "O Velhinho Voltou".
Em contrapartida, Seu Filhinho trazia na bagagem política quatro derrotas sucessivas e, encorajado com a quantidade de candidatos a prefeito para esse pleito: Dr. Alberto, Gio Batta Bravin, José Zabeu e Fiovo Frediani. Seu Filhinho, com o mesmo gostinho da eleição anterior de ter sido eleito vereador na chapa de Matarazzo, e convicto que agora tinha pegado no breu, se candidata novamente a prefeito, formando também uma dobradinha caiçara com Celso Teixeira Leite para vice, mas foram barrados na convenção. 

UBATUBA 1969......Termina o mandato de Matarazzo frente a Prefeitura de Ubatuba...




Em 1969 termina o mandato de Matarazzo e, por interesses políticos, as casas da rua Guarani / avenida 9 de Julho, não tiveram concretizadas as suas desapropriações. Com Matarazzo fora da Prefeitura, os proprietários dessas casas, possuindo apenas termos de concessões de posse definitiva doados pela prefeitura, certamente com promessas dos sucessores, conseguiriam despachos favoráveis e, imediatamente entrariam na Justiça com pedido de “usucapião”. Quando o processo chegava na Prefeitura, para que a Fazenda Municipal se pronunciasse, certamente este seria o despacho: “Não há interesse por parte da Fazenda Municipal”. Aí, pipocava o foguetório com muitos vivas aos heróis. Isso ocorreu em vários mandatos, não posso afirmar quais deles, mas é de facílima constatação.


UBATUBA 1947..... Dr. Lycurgo Barbosa Querido e sua passagem por Ubatuba


Dr. Lycurgo Barbosa Querido



Não devemos e nem podemos jamais deixar de citar a presença marcante do povo taubateano em Ubatuba, representado pelo seu filho maior, o empresário, contador, advogado e jornalista Dr. Lycurgo Barbosa Querido. Após a retomada democrática do poder das mãos dos OLIVEIRAS (Seu Filhinho), em 1947, pelo Dr. José Alberto dos Santos, confiante, o empresário taubateano veio investir em Ubatuba. Dr. Lycurgo inaugurou aqui:
Departamento Imobiliário Central, Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo. Depois implantou dezenas de loteamentos, dentre eles, destaca-se o Gurilândia Caiçara, com mais de mil lotes. Instalou a primeira companhia telefônica, a "Tupi", que servia a todo o Litoral Norte.