domingo, 29 de julho de 2012

GRANDES CAIÇARAS...Genézio dos Santos



Foto de arquivo do Blog Ubatubense


O exame atento da realidade caiçara nos levou à praia do Camburi para entrevistar a um ícone desta cultura, Genézio dos Santos de 73 anos cuja sabedoria e vivência são sinônimos dos descendentes de quilombolas. Nascido e criado no Camburi, homem de muitas vidas, sobreviveu a um naufrágio com seus 17 anos durante um dia inteiro, sendo levado pela correnteza contra a costeira, superou a nove internações e uma pneumonia. Mas nada disso impede do homem que tem sede e fome da sua bandeira brasileira, de palestrar a todos os que o procuram para relatar tudo que os seus olhos já viram...

O GRANITO VERDE DE UBATUBA

       




[1] O Granito Verde Ubatuba é uma rocha de superfície grosseira, equigranular apresentando uma cor verde escura, em algumas porções da rocha pode-se observar concentração de minerais amarelos tomando formas de mosaicos. Estas rochas costumam ficar totalmente enterrados ou quase todas enterradas, chegando a medir entre 300 a 400 metros cúbicos de volume. A descoberta da primeira pedreira deste valioso granito em terras ubatubense ocorreu nos anos 60, na propriedade Luiz Silva, na praia das Toninhas. 



ESPECIAL Livro UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA PARTE 80...


 Recado do Editor do Blog UBATUBENSE...Desculpas peço por não publicar essa sequencia do Especial, no último dia 10 de julho, como prometido, SEGUE O MESMO AGORA...BOA LEITURA A TODOS..


Professor Luiz Mariano Bueno e Dr. João Diogo Esteves da Silva - Imagem: © Arquivo Nenê Velloso

na foto acima Professor Luiz  Mariano Bueno  1 º Diretor do Grupo Escola DR. Esteves Diogo Esteves  da Silva ( cortesia  Arquivo Nenê Veloso)..



Uma figura importante na vida cultural de Ubatuba é o Dr. João Diogo Esteves da Silva.  O Dr. Esteves da Silva escolheu Ubatuba para fixar residência e dedicar sua vida atuando em diferentes setores da vida pública ubatubense. Nascido em 9 de fevereiro de 1848, no Rio de Janeiro, com grande sacrifício formou-se em medicina em São Paulo no ano de 1879. Mudou-se para Ubatuba por motivos de saúde, quando se uniu em matrimônio com Dona Maria Gonçalves Pereira.

O Dr. Esteves da Silva, de família humilde ,passou por grandes dificuldades para completar seus estudos, e tornou-se sensível às carências dos menos favorecidos principalmente no tocante à Educação. Criou a escola noturna o Ateneu Ubatubense, lecionando gratuitamente. Foi um dos políticos mais respeitados do seu tempo, elegendo-se algumas vezes vereador e também, deputado estadual em 1898.