domingo, 11 de outubro de 2020

UM POUCO DA HISTÓRIA DE UBATUBA

 



                 Indios Tupinambás -  Imagem do arquivo Blog Ubatubense , compartilhada aqui para ilustrar a matéria abaixo


Os índios Tupinambá foram os primeiros habitantes da região. Eram excelentes canoeiros e dominavam o arco e flecha e aqui viviam em paz com os índios do planalto até a chegada dos portugueses e franceses, que tentaram escravizar os índios com o intuito de colonização. Naquela época Ubatuba era conhecida como Aldeia de Iperoig, passando para categoria de Vila somente em 1554 .

Os portugueses mantinham relações de amizade com os Tupiniquim. Os Tupinambá, sob o comando de Cunhambebe, fizeram a aliança conhecida por “Confederação dos Tamoios” – Os mais velhos da Terra –  e junto a outras tribos de Bertioga a Cabo Frio passaram a lutar contra o domínio lusitano.

Para evitar o conflito, os portugueses convocaram em 1563 uma dupla de negociadores, os Jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Anchieta durante as negociações ficou prisioneiro por aproximadamente quatro meses, e nesse período escreveu vários poemas, dentre eles o célebre “Poema à Virgem” nas areias da Praia do Cruzeiro, enquanto Manoel da Nóbrega voltou à Aldeia de São Paulo para concluir o Tratado da Paz.


Em 14 de setembro de 1563 foi assinado o primeiro tratado de paz das Américas, conhecido por “Paz de Iperoig”, o armistício acabou não sendo cumprido o que para algumas tribos significou sua aniquilação, com os franceses sendo expulsos da região e os índios pacificados ou dizimados pelos portugueses.

Com o tratado firmado, o Governador Geral do Rio de Janeiro, Salvador Corrêa de Sá e Benevides, tomou providências para colonizar a região, enviando os primeiros moradores para garantir a posse da terra para a Coroa Portuguesa.

O povoado foi elevado à Vila em 28 de Outubro de 1637, agora se chamando Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, tendo como fundador Jordão Albernaz Homem da Costa, nobre português das Ilhas dos Açores.

FONTE   ..........SITE.....CRONICASMACAENSES.COM

A VOLTA DOS PESCADORES A PRAIA DO ITAGUÁ.......2017

  

Os barracões dos pescadores na praia de Itaguá em Ubatuba

Após pescaria com rede nas águas de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, dois pescadores numa canoa retornam à sua base na praia de Itaguá localizada na zona urbana, trazendo a bordo peixes na maioria ‘parati’. Este é o tema do ensaio fotográfico que fiz no final de tarde de uma quarta-feira do inverno de 2017, no mês de agosto.

Essa praia é a base desses pescadores que utilizam canoas na pesca,  tendo lá barracões onde limpam os peixes e os comercializam. Percebi várias pessoas interessadas e pelo visto sabedores da rotina e as horas do seu retorno da pesca. Pelo horário pediam para retornar no dia seguinte para comprar os peixes já limpos.

As dependências de um barracão

Já os pescadores que utilizam barcos ficam numa região chamada de Barra dos Pescadores ou Ilha dos Pescadores, onde se situa o farol construído em sua homenagem. Isto é objeto de uma outra postagem.

A praia de Itaguá possui águas calmas e é dos lugares mais agradáveis de Ubatuba. Bem arborizada possui ciclovia com bom movimento o dia todo, mesmo no inverno. Pela sua extensa calçada beirando a orla marítima, também se vê pessoas fazendo caminhada ou correndo. A avenida beira-mar possui ótima infra-estrutura, com restaurantes, quiosques, shopping center, hotéis e serviços variados. Lá passei dois dias.

Fotografia e edição de/photos by Rogério P D Luz

 

Praia de Itaguá, Ubatuba SP

Há 10 anos atrás, em março de 2017

A última vez que visitei Ubatuba foi em março de 2017 e fiz as fotos abaixo no mesmo local.

 

FONTE.................https://cronicasmacaenses.com