Indios Tupinambás - Imagem do arquivo Blog Ubatubense , compartilhada aqui para ilustrar a matéria abaixo
Os índios Tupinambá foram os primeiros habitantes da região. Eram excelentes canoeiros e dominavam o arco e flecha e aqui viviam em paz com os índios do planalto até a chegada dos portugueses e franceses, que tentaram escravizar os índios com o intuito de colonização. Naquela época Ubatuba era conhecida como Aldeia de Iperoig, passando para categoria de Vila somente em 1554 .
Os portugueses mantinham relações de amizade com os Tupiniquim. Os Tupinambá, sob o comando de Cunhambebe, fizeram a aliança conhecida por “Confederação dos Tamoios” – Os mais velhos da Terra – e junto a outras tribos de Bertioga a Cabo Frio passaram a lutar contra o domínio lusitano.
Para evitar o conflito, os portugueses convocaram em 1563 uma dupla de negociadores, os Jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Anchieta durante as negociações ficou prisioneiro por aproximadamente quatro meses, e nesse período escreveu vários poemas, dentre eles o célebre “Poema à Virgem” nas areias da Praia do Cruzeiro, enquanto Manoel da Nóbrega voltou à Aldeia de São Paulo para concluir o Tratado da Paz.
Em 14 de setembro de 1563 foi assinado o primeiro tratado de paz das Américas, conhecido por “Paz de Iperoig”, o armistício acabou não sendo cumprido o que para algumas tribos significou sua aniquilação, com os franceses sendo expulsos da região e os índios pacificados ou dizimados pelos portugueses.
Com o tratado firmado, o Governador Geral do Rio de Janeiro, Salvador Corrêa de Sá e Benevides, tomou providências para colonizar a região, enviando os primeiros moradores para garantir a posse da terra para a Coroa Portuguesa.
O povoado foi elevado à Vila em 28 de Outubro de 1637, agora se chamando Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, tendo como fundador Jordão Albernaz Homem da Costa, nobre português das Ilhas dos Açores.
- Mais detalhes da história de Ubatuba além de outros atrativos, veja em http://www.ubaweb.com/ubatuba/historia/index.php