segunda-feira, 20 de setembro de 2021

EUGENIO DE CAMARGO LEITE OU SIMPLESMENTE DR. GENINHO.......

 

Em meados de 1960, o conhecido dr. Eugênio de Camargo Leite, casado com Ana Maria Maia, pai de seis belos filhos (de seu primeiro casamento) que lhe presentearam com seis netos, recebeu seu primeiro convite para advogar na terra tamoia. Coisas do destino... 
Na infância, sua passagem pela bela Ubatuba é registrada no livro de Idalina Graça que fala da pequena criança brincando com sua mãe.
               

Porém, seus avós eram proprietários de uma casa em Santos proporcionando assim suas férias no litoral sul paulista. Mas com seus dez anos de idade já tinha autonomia para decidir suas preferências e resolveu desfrutar de suas férias desde então na fascinante Ubatuba, onde hospedava-se na casa de amigos.

SIMPLESMENTE MARIA BALIO........

 


Nascida em 9 de junho de 1914 na praia da Justa, região norte do município, a menina Maria das Dores Balio Fava, 88, mal podia imaginar o seu destino. Sua mãe faleceu logo cedo e então ficou aos cuidados de seu tio. Ao completar 10 anos de idade, seu pai buscou-a para ir morar na cidade e matricular-se no grupo escolar Dr. Esteves, pois era a única escola da época. Foi lá que ela completou o quarto ano de grupo, como chamavam naquela época. Já com o diploma na mão, lecionava para 1ª e 2ª séries, só que na hora de receber um professor era quem assinava o ponto, pois ela ainda não tinha idade suficiente para receber. Em 1930, seu pai se mudou para Maranduba com toda a família.

Genézio 76 anos de história gravados em um descendente quilombola

 


Sabedoria e vivência são sinônimos do descendente quilombola Genézio dos Santos, 76 anos. Nascido e criado no Camburi, homem de muitas vidas, sobreviveu a um naufrágio aos 17 anos durante um dia inteiro, sendo levado pela correnteza contra a costeira; superou nove internações e uma pneumonia, em 99. Mas nada disso impede o homem que tem sede e fome da sua bandeira brasileira, de palestrar a todos que o procuram para relatar tudo que os seus olhos já viram...

O dia que a minha tia Petiá desapareceu numa tempestade na Enseada

 

Crônicas Caiçaras

Autor: Joban Antunes

Era uma noite escura e tempestuosa na praia da Enseada em Ubatuba, por volta do inicio dos anos 60 . Explosão de raios rasgavam o céu numa dança como se fosse um balé de luz.  Eu gostava de ver essas miríades de luz e não tinha medo delas . Mas minha mãe, assim como minha tia ficavam atemorizadas com as tempestades e acreditando em crendices antigas, não nos deixavam aproximar-nos das janelas que eram fechadas e só víamos a luminosidade dos raios caindo.

EC LAZARO........ANO 1959

 


Futebol - Time do Lázaro - 1959- Em Pé: Zinho; Tião Bolo; Oswaldo André; Zé Joaquim e Cabrito. Agachados: Ninico; Bagana; Silvio Rangel; Tudinho e Zezeca..

AREIAS MILAGROSAS DAS PRAIAS DO PEREQUE AÇU E ITAGUÁ ....ANO 1966

 

Areia monazítica é um tipo de areia que possui uma concentração natural de minerais pesados, podendo ocorrer ao longo do litoral e em determinados trechos de rios.[1]

No Brasil, o localTais areias são muito conhecidas por seus supostos efeitos terapêuticos, sendo popularmente utilizadas no tratamento de artrites e inflamações uma vez que, espalhada sobre a pele, produz uma radiação que, segundo os defensores da ideia, estimula os tecidos e favorece o fluxo sanguíneo na região afetada. (  Texto do site Wikipedia)

A seguir confira uma matéria da Revista  O  Cruzeiro  de 1966

FAROL DA PONTA GROSSA ... Ano 1932

   




                  VISTA DO FAROL DA PONTA GROSSA



Um lugar e da vista espetacular que este braço de terra nos oferece! É quase impossível descrever tanta beleza. 

O lugar estratégico para orientar todos os navegantes de alto mar e os que navegam próximo da orla foi escolhido para a implantação do farol construído em formato de coluna quadrangular de concreto armado branco, em 1.932, e registrado sob o nº internacional G0467. Com a altura de 65m, ele emite um lampejo de luz branca a cada três segundos, a qual chega a alcançar 11 milhas. 

FELIX GUISARD....1862 A 1942...........


 Félix Guisard (Teófilo Otoni, 22 de janeiro de 1862 — Taubaté, 29 de março de 1942) foi um empresário brasileiro.

Seus pais, Louis-Félix Guisard (1834 - 1879) e Amélie Mallet Caillaud (1841 - 1933), eram franceses, que se refugiaram no Brasil após o Golpe de Estado na França efetuado por Luís Napoleão Bonaparte em 2 de dezembro de 1851.
Félix Guisard foi um dos pioneiros da industrialização do Vale do Paraíba na ultima metade do século XIX, por ser o fundador da Companhia Taubaté Industrial (CTI) em 1894 para a produção de meias e camisas tecidas de algodão.