domingo, 25 de novembro de 2007

ADQUIRA O LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA ...


Ubatuba espaço memória cultura

LINKS : http://www.arteciencia.com.br/arteciencia/eco/ficha.asp?codlivro=203


Código:
0203

Autor:

Juan Droguett

ISBN:
8574733091

Nº de páginas:
300p.

Formato:
14x21cm

Orelha:
Não

Preço:
R$ 75,50

Situação:

Disponível


Sinopse

O livro trata de um olhar estrangeiro e de uma visão nativa sobre a história, a cultura e o turismo do município de Ubatuba. Com uma pesquisa detalhada e profunda, desperta o leitor para o potencial turístico do ponto de vista da preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental. A intenção deste trabalho é sistematizar e reconhecer as informações e conhecimentos sobre os grupos humanos que formaram Ubatuba, a partir da recuperação da memória como direito social.

CONHEÇA O LIVRO : Ubatuba. espaço, memória e cultura - 6 ª parte

5. PRAIA DO ITAGUÁ

Localização


A Praia do Itaguá localiza-se bem próximo ao centro de Ubatuba, sendo toda margeada pela Avenida à beira mar, Leovegildo Dias Vieira, formando uma longa extensão de praia e orla da baía central de Ubatuba.
Acesso

Para o acesso de quem chega à Ubatuba pela rodovia Rio Santos, BR 101, vindo de Caraguatatuba, passando o primeiro trevo após a praia Grande se faz o contorno sentido centro pelo bairro do Itaguá, pela via da Avenida Capitão Felipe até o final na rotatória que fica na frente da praia.

Pela Rodovia Oswaldo Cruz, vindo de Taubaté, passa-se pelo trevo na entrada da cidade sentido centro e logo em seguida pela Avenida Professor Thomaz Galhardo até o final, chega-se a Avenida Iperoig beirando a praia, segue-se esta até a praia do Itaguá.

A Empresa de ônibus Cidade de Ubatuba oferece 8 linhas em horários diversos com destino Itaguá, mas para quem curtir uma caminhada à beira mar, pode-se, à partir da Avenida Iperoig ou do Cruzeiro, seguir pelo calçadão, ou mesmo de bicicleta pela ciclovia.

Visão

A Praia do Itaguá se destaca por sua areia escura, tornando sua água no mesmo tom. Esta areia, dita por conhecedores como sendo medicinal, é chamada de areia monazítica. Itaguá é uma praia muito mansa, quase sem ondas. Hoje, infelizmente, não muito própria para o banho de mar, pois, a qualidade de sua água costuma estar imprópria e proibida pela SETESB .

Mesmo assim, a praia de Itaguá possui uma beleza própria percorrendo boa parte de toda a baía central de Ubatuba. Para enaltecer este visual, os primeiros raios solares caminham pelo mar chegando até suas areias onde já existe logo cedo a presença daqueles pescadores que na madrugada jogaram suas redes para de manhã fazer o arrastão. Nesta mesma manhã os moradores locais presenteiam os próprios olhos com uma inigualável paisagem.

A sua extensão começa na foz do Rio Acaraú e vai até a foz do Rio Tavares ou Barra da Lagoa, este último fazendo a divisa com a Praia Iperoig. Um aspecto topográfico, já comentado no início deste capítulo, a linha imaginária do Trópico de Capricórnio, passa exatamente nesta praia, contradizendo e sendo mais preciso que o local onde se situa o marco principal na Praça Trópico de Capricórnio frente ao campo de aviação Gastão Madeira na praia Iperoig ou do Cruzeiro.

A bela Itaguá guarda muitas histórias e acontecimentos juntamente com Iperoig e a exemplo disso, no dia 1º de Junho de 1973, de suas areias partiu rumo à Santos, a canoa Maria Comprida que construída por 5 moradores do local, remaram durante 3 dias até chegar ao seu destino em comemoração da Paz de Iperoig.

Turistas e visitantes podem desfrutar de vários atrativos que beiram toda a Avenida Leovegildo Dias Vieira como os dois pequenos shoppings que oferecem algumas lojas, lanchonetes, sorveterias e cinema para garantir a diversão de toda família. Os famosos quiosques a beira mar contam com vários tipos de músicas, inclusive ao vivo para todos os gostos.

Itaguá reúne um número considerável de restaurantes, bares, lanchonetes e pizzarias que oferecem uma variedade de cardápios com todo tipo de comida: caseira, típicas caiçara, massas, e até de cozinha internacional.

Para hospedagem de turistas, as opções são diversas, desde casas de aluguel e pequenas pousadas até hotéis com infra-estrutura de primeira qualidade. Nas ruas que iniciam na avenida da praia adentrando o bairro do Itaguá existe uma variedade imensa de hospedagem.

Demanda Turística

O fluxo do movimento em sua orla é grande, principalmente na “alta temporada”, passagem de ano, carnaval e finais de semana durante o mês de janeiro. Por se tratar de uma avenida de acesso quase que obrigatória para o centro de Ubatuba e por reunir uma diversidade de opções para o lazer e points de encontro, Itaguá ganha um movimento tremendo dia e noite com gente de todos os cantos do Brasil. Jovens crianças e velhos caminham pela orla do Itaguá dando vida a esta praia urbanizada, local de saída de escunas.


6. PRAIA DO CEDRO

Localização

A Praia do Cedro localiza-se num remanso ao norte da Ponta Grossa, a uns 5 km do centro de Ubatuba, passando as praias do Tenório e Vermelha do Centro.

Acesso
Para chegar à Praia do Cedro de carro deve-se ir até a praia Vermelha do Centro, cuja entrada fica próxima do Tenório. Quando terminar toda a extensão da Vermelha, começa uma estrada de terra por uns 2 km, o mesmo caminho que leva ao farol da Ponta Grossa. Quando se chega ao início da parte de paralelepípedos da estrada podem ser avistadas as árvores de cedro. Nas proximidades há um estacionamento com uma trilha, logo na esquerda, a indicação da Praia do Cedro. O acesso de ônibus fica difícil, chegando no máximo, às praias do Itaguá e Grande. O acesso marítimo pode ser realizado através de empresas de turismo em passeio de escunas com saída da Praia do Itaguá com um horário pela manhã e outro pela tarde.

Visão
A Praia do Cedro possui este nome fazendo referência a uma grande plantação de árvores da espécie do mesmo nome existente no local . Pequenina, mas graciosa, sua praia não chega a 100 metros de extensão, mesmo próxima da região central de Ubatuba, porém longe da vista de quem circula pela grande enseada de Ubatuba. Sua vegetação é cerrada e o destaque são as plantações de cedro, lindas e majestosas completando o visual perfeito de um canto primoroso do litoral ubatubense.

Praia de tombo, não tão brava, de águas incrivelmente cristalinas e de areias bem grossas e brancas, um ótimo local para a prática do mergulho em suas lajes submersas.

Vários barcos como escunas, grandes lanchas, cheias de turistas e visitantes param bem próximos da praia para mergulhos e apreciação do belo lugar. O local é preservado pelos moradores que tentam conscientizar os turistas, espalhando latões de lixo nas areias e ao longo da trilha de acesso.

Além do visual paradisíaco, a praia do Cedro é freqüentada por pequenas criaturas como os caxinguelês, um tipo de esquilo, mas a atração principal são as tartarugas marinhas e os golfinhos. Ás vezes as baleias costumam dar o ar da graça em determinada época do ano. Peixes ornamentais, cavalos marinhos, anêmonas, entre outros tantos espécies aquáticos completam o quadro subaquático daqueles que curtem mergulhos submarinos.

Para a hospedagem daqueles interessados em ficar próximo da praia do Cedro: casas de alugueis, pois, hotéis e pousadas podem ser encontrados na Praia Vermelha do Centro. Antes, nas praias do Tenório e Grande.

A alimentação é por conta de um pequeno bar simples e rústicos, mas com aperitivos diversos de frutos do mar e peixes, entre outras comidas e bebidas. A água de coco na melhor temperatura não pode faltar para completar a sensação espetacular de dia ensolarado e quente do verão.

Neste mesmo tipo de bar é possível alugar equipamentos de mergulho para amadores e iniciantes, possibilitando conhecer bem de perto a fauna subaquática daquele verdadeiro aquário natural.



Demanda Turística


A demanda na Praia do Cedro é de turistas e visitantes, ou mesmo, aventureiros em busca de paz e sossego em um local escondido da civilização. Costuma haver um movimento muito fraco, quase ninguém freqüenta esta praia na “baixa temporada”, tornando-se quase deserta.

Veja na próxima 2 ª feira ( 03/12) a 7 ª parte do Livro UBATUBA, ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA , dos autores Juan Droguet e Jorge Otávio Fonseca, editado em 2005.
Este livro pode ser comprado através da Editora Arte e Letras , confira oa cesso a o link sobre o livro na Seção LINKS AMIGOS desta páginae encontrado para empréstimo na Biblioteca Municipal de Ubatuba , Praça 13 de Maio, Centro.

RADIO GAIVOTA , Á 1 ª COMUNITÁRIA DE UBATUBA

A Matéria abaixo sobre rádios de Ubatuba é um texto extraído livro "Ubatuba , espaço, memória e cultura" , de Juan Drouguet e Jorge Otávio Fonseca.


Outra rádio FM é a Gaivota FM, uma rádio comunitária, reconhecida pela Anatel. Fundada no ano de 2002 por Mauro Lioberali, com o nome artístico de Mauro Lauro. A faixa de sintonia é a 104,9 MHz, com 25 wats de potência, localizada no Shopping Iperoig, no centro de Ubatuba. André Felipe de Camargo é o radialista responsável pelos vários tipos de música, nacionais e internacionais, MPB e Rock. A rádio também faz a prestação de serviço para a comunidade local.

A palavra rádio é derivada de radiodifusão ou radiofonia. A radiodifusão está relacionada com a transmissão pública de mensagens e sons à distância, por meio de ondas eletromagnéticas. A linguagem do rádio se constrói na base do som e do silêncio, entretanto, é o som, a matéria – prima com a qual a rádio arquiteta sua programação. Essas mensagens sonoras funcionam como estímulos auditivos. Neste sentido, a rádio transmite imagens da realidade, comunicando sensações, emoções, sentimentos e difunde informação (Sousa, 2004:342).

A evolução histórica do rádio encontrou na cidade de Ubatuba, um lugar propício para desenvolver-se, capitalizando como mídia os remanescentes de uma cultura, fundamentalmente oral. O sistema sonoro no qual a linguagem do rádio se estabelece em Ubatuba compreende elementos como: o uso da voz, a música e os efeitos sonoros. Quando estes elementos se combinam, perde-se a unidade conceitual, por isso o efeito sensorial baseado nos princípios do ritmo, da melodia e da harmonia (Santaella, 2001:97). A interação de tais elementos no sistema de rádio estabelece um novo conceito de linguagem radiofônica. Assim, a produção de significados para uma mensagem radiofônica depende do conjunto de elementos sonoros e do silêncio. Por esta razão, a estética radiofônica resulta de uma trama na combinação desses elementos sonoros e não na particularidade de cada um deles.

A voz que consagrou reconhecidas figuras da rádio, é um dos instrumentos preferências para a veiculação de mensagens em rádio. A linguagem verbal é polissêmica e a entoação de uma mensagem exerce diferentes funções: imperativa, submissa, irada e amorosa. As características físicas da voz: ritmo, intensidade, volume e tom contribuem para que o ouvinte atribua à mensagem um determinado sentido, fruto do processo de identificação: consigo mesmo ou com um outro. A voz, em última instância, tem o poder de aproximar ou de distanciar.

A linguagem musical também tem esse poder de provocar sensações, emoções e sentimentos, com a musica podem ser recriados ambientes físicos ou psicológicos, recorrendo à aprendizagem do receptor no sentido de promover uma correta decodificação das intenções do emissor.

Os meios de comunicação social promovem efeitos significativos na população. A rádio como veiculo que incentiva a audição de noticias, música e uma variedade de programas religiosos, educativos ou de entretenimento propõem à comunidade de Ubatuba, através de sua programação, uma série de mudanças nos modos de pensar, sentir e agir, de acordo com aquilo que está de moda e que responde aos padrões mais cosmopolitas de ser no mundo de hoje. Aqui visualizamos a influência da mídia nacional e internacional no âmbito restrito da mídia regional. Entretanto, existem honrosas exceções a esta regra nos tempos de globalização, a música é um deles, no livro Ubatuba nos Cantos das Praias – estudo do caiçara paulista e de sua produção musical de Kilza Setti (1985), nele encontra-se um aspecto importante que queremos destacar sobre a cultura caiçara, o cultivo da musica como fonte de preservação da cultura tradicional. A autora afirma que o caiçara tenta, ajustar-se ao que poderia ser o mínimo inevitável de civilização, procurando preservar o máximo possível, as formas tradicionais de equilíbrio. A audição de músicas estranhas a seu repertório não impedem a prática paralela do seu repertório tradicional. Ainda que esteja havendo uma progressiva adesão aos padrões impostos pela mídia – cultura urbana, nota-se - diz a autora – uma combinação desses com os padrões tradicionais de vida.

O rádio representa para a cultura de Ubatuba uma espécie de porta – voz da informação, na qual seus habitantes podem acompanhar o acontecer do mundo em tempo real, da música como expressão do saudosismo de caiçaras, quilombolas, migrantes e imigrantes que vieram a este lugar em busca de paz e progresso, do entretenimento e do lazer como alternativa ao desgaste do cotidiano e de civilidade no que se refere às práticas ritualísticas e urbanas na configuração de uma identidade autóctone que se vê refletida na voz deste meio cujo principal concorrente é a televisão.

MAIS UM BELO PASSÁRO DE UBATUBA : Sábia laranjeira



Eis mais uma passáro muito comum em Ubatuba, o sábia laranjeira é uma pelo passáro d fato.

GENÉSIO DOS SANTOS 100% CAIÇARA - 1 ª PARTE

O exame atento da realidade caiçara nos levou à praia do Camburi para entrevistar a um ícone desta cultura, Genézio dos Santos de 73 anos cuja sabedoria e vivência são sinônimos dos descendentes de quilombolas. Nascido e criado no Camburi, homem de muitas vidas, sobreviveu a um naufrágio com seus 17 anos durante um dia inteiro, sendo levado pela correnteza contra a costeira, superou a nove internações e uma pneumonia. Mas nada disso impede do homem que tem sede e fome da sua bandeira brasileira, de palestrar a todos os que o procuram para relatar tudo que os seus olhos já viram...

Procurado por grupos de historiadores, turistas, escritores e repórter de lugares diversos, senhor Genézio é reconhecido no exterior. Já esteve até no senado em Brasília, acompanhado pelo senhor Inglês de 65 anos - também caiçara, morador do bairro- através do Projeto Martim Pescador. Descendente do mestre Basílio, quilombola, senhor Genézio diz ter nascido em berço de ouro, pois a fartura que a mãe terra oferecia na hora da colheita, era a maior riqueza que um homem poderia almejar. Plantava-se banana, batata doce, mandioca doce, inhame, taiova, milho, cana, que era usado tanto para consumo próprio quanto na alimentação dos animais domésticos como, porcos e galinhas.

O homem naquela época – explica o entrevistado - pescava seis meses, semeava e cultivava outros seis. A liberdade do homem era o trabalho, até onde o suor e a força braçal suportavam. Ele diz que o progresso é bom, mais tem um preço, pois o rio antes navegável onde servia de agasalho para os peixes, hoje com a Rodovia Rio Santos, virou um mangue pobre e assoreado. A natureza que tudo dava, hoje somente pode ser olhada e apreciada. Movido pela fé, ele acredita que há de chegar o dia em que os governantes hão de olhar para o Camburi, ponto final do estado de São Paulo, onde a luz elétrica, a estrada e tantas outras reivindicações são os maiores objetivos da comunidade. Acredita que com esta estrutura possa organizar melhor a vinda de turistas, que hoje usam a praia para acampar ao invés dos campings - na baixa estação- não pagando nada por isso. Ele e os outros moradores gostariam de uma orientação de quem tem o conhecimento de outras fontes de renda, porque com setenta e três anos não se tem mais a força de antes, e só de fé não consegue seu alimento, pois tudo que aprendeu durante toda sua vida foi naquela praia e que hoje só lhe serve para contar histórias. Senhor Genézio, fundou em 1967 o cemitério de Camburi, antes os corpos eram levados para o Ubatumirim. Ele fala que naquela época caixão era coisa raríssima, todos eram enterrados em redes a sete palmos da terra. Seus olhos também testemunharam e o fazem, os aparecimentos de diversos OVNIS - objetos voadores não identificados na região. Pai de sete filhos de criação, ele deixa uma mensagem aos jovens: “Que escutem o conselho e a obediência e sinceridade de todos os familiares, para que cresçam com a mensagem do bom caminho conseguindo na vida adulta o conforto da vida material e principalmente da vida espiritual ao lado de Deus quando perderem o fogo da vida aqui na face da terra”.

CONTINUA NA PRÓXIMA 2 ª FEIRA - 03 / 12


Extraído do livro " Ubatuba, espaço, memória e cultura " de Juan Droguet e Jorge Otávio Fonseca

GENÉSIO DOS SANTOS CAIÇARA