segunda-feira, 6 de maio de 2013

UBATUBA 2005.......Prefeitura reúne comunidade para apresentação de ante-projetos




Foram apresentados estudos de duas praças públicas a representantes de várias entidades

Ubatuba - Com a presença do prefeito Eduardo César, o Secretário de Arquitetura e Urbanismo de Ubatuba, Sidney Giraud apresentou, na tarde de ontem, (2), para a comunidade, dois importantes ante-projetos urbanísticos: a Praça do Aeroporto e a Praça Olavo Bilac, mais conhecida por "Praça do Cristo", no bairro do Itaguá. Realizada na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, a reunião contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, entre moradores, comerciantes e representantes das associações envolvidas. Os dois projetos foram bastante discutidos e no final, aprovados por unanimidade. 


2003...Manoel da Nóbrega ganha cara de avenida .


 
A obra iniciada na avenida Manoel da Nóbrega, no Perequê-Açu está dando uma cara nova ao bairro. A obra se iniciou há poucos dias e não está nem com 10% pronta, mas já mudou o perfil da avenida. Quem antes entrava no bairro pelo trevo da rodovia, via uma avenida abandonada sem guias nem sarjetas e com o asfalto todo quebrado e remendado. Hoje, mesmo estando no início da obra, quem entra no bairro já nota que algo novo está acontecendo e já imagina como vai ficar bonita a nova avenida que está contemplada com várias rotatórias, uma em cada esquina. Com certeza, esta obra vai dar muita beleza ao bairro e segurança aos motoristas, o zig zag de carros vai acabar, pois para só pode retornar na rotatória seguinte.

Ilha da Rapada,um mistério em alto mar


Ilha da Rapada,um mistério em alto mar

A pequena ilha, localizada ao norte do município de Ubatuba, foi escolhida para abrigar um mistério em alto mar...
Segundo caiçaras mais antigos, ela abriga um “corpo seco” que foi enterrado atrás de uma grande pedra quadrada, defronte para costa. Segundo conta a lenda, este pertence ao Dinico, rapaz de seus vinte anos que vivia embriagado pela cidade causando maldades por onde passava e, principalmente, à sua humilde família. Certa vez, jogando truco em um dos bares da cidade recebeu a notícia da morte de seu pai. Insensível à notícia, teceu o comentário: “Morrê por morrê, morra ele que é mais velho...” 


Obelisco, um marco em nossa história



Ano de 1937... erguia-se através das mãos do escultor Vicente Larocca bem ao centro do Largo da Matriz uma esguia coluna de oito e meio metros de altura, toda de granito picolado, tendo nas faces anteriores e posteriores, de um lado a esfera armilar do Estado Brasil, marco da época da colonização, e de outro, no simbolismo severo do bronze, o brasão de armas, duas placas de bronze com inscrições, elaboradas pelo ilustre membro do Instituto Histórico e diretor do Museu do Ipiranga, Dr. Affonso de E. Taunay, nascendo assim diante de toda a população o Obelisco.
Este pomposo monumento foi o marco das comemorações do 3º Centenário de Ubatuba, quando o Instituto Histórico e Geogaphico de São Paulo elaborou, juntamente com autoridades locais, uma vasta programação comemorativa.
No dia 30 de outubro, a inauguração do monumento que eternizaria a festividade de grande valor histórico estava programada para as 11h. Toda a população, autoridades locais e regionais, assim como mocidade acadêmica de Direito de São Paulo, aguardavam a presença do ilustre governador do estado, Dr. J. J. Cardoso de Mello Neto.