domingo, 2 de janeiro de 2011

GRANDES UBATUBAENSES.....Renato Teixeira , ubatubense por opção...


renato




Renato Teixeira recebeu a nossa equipe para um bate-papo descontraído, nas agradáveis instalações do Projeto Tamar de Ubatuba, local com o qual revelou se identificar, por admirar o trabalho do projeto.
Logo no início da conversa, Renato já demonstrou disposição e orgulho em falar sobre suas origens ubatubenses. Afinal, foi onde cresceu e recebeu a base cultural para sua carreira, “quando tomei contato com a música dos meus antepassados, vi que a minha música é bem parecida, é uma música essencialmente “ubatubana””, revelou.






GRANDES UBATUBAENSES..... ZÉ PEDRO , da Picinguaba....


z


“Seu” Zé Pedro, como é conhecido lá pelas bandas de Picinguaba, orgulha-se em contar que é descendente de escravos e que mora por lá há mais de setenta anos.
Criou filhos, netos e ainda vive da cultura de subsistência, produzindo farinha de mandioca e vendendo uma pequena quantidade para turistas e moradores da região. Por estar dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, não pode desmatar para ampliar a área de plantio, impossibilitando a produção em grande escala.
A antiga fazenda está situada a 3 quilômetros da BR-101 – Rio Santos – no Núcleo Picinguaba, um projeto de manejo, em conjunto com a comunidade de pescadores que residem nas cercanias, valorizando a cultural e a conservação ambiental.