segunda-feira, 7 de junho de 2010

GRANDES UBATUBENSES... Washington de Oliveira.

Washington de Oliveira. Figura tão conhecida e ilustre das memórias ubatubenses, que deixou registrado, em alguns de seus livros momentos importantes, histórias e estórias, episódios de grandes momentos vividos pela cidade de Ubatuba e por ele mesmo. Washington de Oliveira, homem dedicado à comunidade de Ubatuba, aplicado nas suas várias formas de atuação profissional. Nascido aos 30 dias do mês de março do ano de 1906, foi casado com Dona Lucila Passos de Oliveira (Dona Mocinha), e nos anos de casamento nasceram suas únicos filhos Maria Aparecida, Lucilla Anita e Washington de Oliveira Filho. A descendência de Filhinho é quase toda de nativos, a não ser pelo seu bisavô materno, um dos muitos franceses que aqui chegaram, o armador e navegante Jean Marie Giraud.




Já seu pai, o Coronel Ernesto Gomes de Oliveira, um autodidata, que conseguiu junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, título de Advogado provinciano, tendo ainda sido o primeiro prefeito de Ubatuba em 1908. Filhinho, assim como seu pai, participou ativamente da vida política de Ubatuba. Foi prefeito por duas vezes, nos anos de 1936 e 1945, numa época difícil em que Ubatuba atravessa dificuldades diversas. Chegou ainda a sentar numa das cadeiras do Legislativo ubatubense, sendo vereador e presidente da Câmara Municipal. Tendo ele o apoio e reconhecimento merecido da população pela sua administração competente.



Ainda, antes mesmo de viver a experiência política, Filhinho sonhava em fazer medicina, ser um médico. As poucas condições da família, não proporcionou este sonho. Mesmo assim, por vocação, atendia ao público, uma população que necessitava na Ubatuba de cuidados médico. Foi o primeiro e o único farmacêutico da cidade naquela época, formado aos 16 anos de idade, estando à frente de sua farmácia por 50 anos. A Farmácia do Filhinho, como era conhecida, localizava-se no centro, na Praça da Igreja Matriz onde, sendo um católico convicto, costumava ser fiel a missa ali realizada.



A farmácia teve suas portas fechadas no ano de 1980 e alguns anos depois, foi derrubada assim como outras construções antigas de Ubatuba. Seu Filhinho, também era considerado o médico da cidade, pois, não havendo médico nas muitas ocasiões de desespero, atendia e cuidava dos enfermos da época. Trabalhava de 12 a 16 horas, atendendo a todos indistintamente, sem descansar, sem tirar férias, não negava nenhuma medicação se quer a qualquer um que fosse.



Foi agente do Loyd Brasileiro e escrivão de polícia; de farmacêutico que sonhava em ser médico à correspondente do Correio Paulista e da Folha de São Paulo; de escritor por sabedoria e literário por paixão a prefeito e vereador de Ubatuba. O que mais dizer deste homem que fez de quase tudo em sua vida, dedicando-a inteira à cidade de Ubatuba? Washington de Oliveira, o conhecido Seu Filhinho, tão famoso e tão querido por aqueles que viveram, vivem, conhecem o desenvolvimento político e cultural de Ubatuba, deixou estas terras da antiga Iperoig num momento de sua vida sem opção e nem escolha. Faleceu no ano de 2001, aos 19 dias do mês de janeiro.



Hoje, além de outras homenagens prestadas quando se fala em seu nome, não poderia de ser eternamente lembrado na casa que ajudou Ubatuba a tomar decisões importantes no presente e para o futuro. A Câmara Municipal de Ubatuba prestou uma justa homenagem, passando a nomear seu Plenário, passando a se chamar Plenário Washington de Oliveira.
 
Texto extraido do Livro " Ubatuba , espaço, memória e cultura " - Autores Jorge Otavio Fonseca e Juan Drouguett - Editado e lançado em 2005.

PROVA NATATÓRIA DE UBATUBA :Fátima Cesar Molina, história de uma vencedora...

VI ª TRAVESSIA  DE UBATUBA -1970

CAROS AMIGOS E AMIGAS DO " UBVATUBENSE " recebi graciosamente algumas fotos da Sra. Fátima  Cesar Molina (Nome de solteira), a qual em 1970 , disputou e conquistou o 1 º Luga na TRAVESSIA DE UBATUBA, superando na época grandes nomes da natação brasileira e internacional, e com carinho que publico no meu blog algumas fotos da façanha da Sra. Fátima , na época a jovem Fátima, a qual alcançou com muita luta, garra e dedicação o 1 º lugar, marcado para sempre  seu nome na historia esportiva de Ubatuba e da Natação Brasileira...
Tomo aqui a liberdade de divulgar o e - mail que ela me enviou contando em resumo a história de sua conquista....


Na sequência algumas fotos e trecho do e - mail da
Fátima Cesar Molina, vencedora da Travessia Nadatória Cidade de Ubatuba, em  1970, na sua primeira vitoria em Ubatuba, onde ela superou competidoras de lato nivel, numa prova de suepração, ainda jovem alcançou o degrau mais alto do podio e merece aqui ser lembrada...Parabens Fátima, vc faz parte da história esportiva de Ubatuba pelas suas conquistas...


Seguem as fotos de minha primeira vitória que ocorreu em 1970, conforme se pode ler no podium em uma das fotos.

Em anexo também, mando algumas fotos dos troféus de primeiro lugar que tenho dessa mesma prova dos anos de 1970, 1972 e 1973.

Note nas primeiras fotos que eu era bem mais nova que as outras competidoras, na época tinha apenas 12 anos de idade.
Na verdade o empate oficial não ocorreu. Dentro da agua nos empatamos mas no trajeto entre a agua e o funil (que faz parte da prova), a Argentina caiu exausta e não entregou o número dela na minha frente, sendo assim, eu fiquei com o troféu e portanto fui a vencedora dessa prova.

Tenho fotos da sequência da chegada e da entrega da numeração no funil, se quiser localizarei e mandarei para você.


Espero ter contribuído com a história de sua cidade e conto com vc para a divulgação das datas e resultados corretos de minhas vitórias.

Um abraço
Fátima Cesar Molina (Fatima de Jesus Cesar "nome de solteira").


Fátima Cesar Molina, no lugar mais alto do podio recebe  e  exibibe ao publico o troféu de CAMPEÃ da VI  PROVA NATADORIA CIDADE DE UBATUBA 1970

Eis alguns dos troféus conquistado por Fátima , na época de ouro da natação ubatubense...