sábado, 10 de setembro de 2016
1889.......DECRETO PRORROGA O PRAZO PARA INCORPORAÇÃO A COMPANHIA QUE CONSTRUIRÁ A ESTRADA DE FERRO UBATUBA - TAUBATÉ
1889...........Decreto prorroga por mais 6 meses o prazo marcado para o Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar e Victoriano Eugênio Marcondes Varella a fim de incorporarem a companhia que, nos termos do Decreto n.º 10150 de 5 de janeiro de 1889, vai levar a efeito a construção da Estrada de Ferro Taubaté-Ubatuba. (Jornal do Povo).
1888..DIVULGADA A ASSINATURA PARA A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO ENTRE UBATUBA E TAUBATÉ.
Em 1888 .... Divulga-se a assinatura pelos Drs. Francisco Ribeiro de Moura Escobar e Victoriano Eugênio Marcondes Varella com o governo da província (Dr. Pedro Vicente de Azevedo) do contrato de autorização para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro ligando Taubaté ao litoral para o que cooperou abundante-mente o Dr. Lopes Chaves. (Diário Paulista).
1933..........FÉRIAS EM UBATUBA...........
A tradição do taubateano passar as féria em Ubatuba teve início há 80 anos, em 1 de maio de 1933. Foi nessa data que o industrial Felix Guisard fez a primeira excursão ao litoral norte. Era uma época sem rodovias ou asfalto. Para chegar lá, só abrindo trilhas, encarando a mata e esbarrando em animais mortos por onças. Uma verdadeira aventura. O trajeto durou mais de dez horas. Mas valeu a pena! Felix Guisard ficou encantado com aquela maravilha da natureza tão próxima de Taubaté.
1874.............CONTRATADA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA DE FERRO ENTRE UBATUBA E GUARATINGUETÁ...........
Em 31 de Agosto de 1874..........Charles Bernard e Sebastião Gomes da Silva Belfort contratam a construção de uma estrada de ferro por tração animada entre o Porto de Ubatuba e a cidade de Guaratinguetá com um ramal para Pindamonhangaba, mas reconhecem logo a inexequibilidade do contrato sendo infrutíferos os esforços empregados para a organização de uma companhia. A lei provincial n.º 8 de 20 de março de 1875 (vide) procurou socorrê-los. (A Imprensa de Taubaté).
Texto extraido do Almanarque Urupês .http://www.almanaqueurupes.com.br/portal/efemerides/31-de-agosto-de/
1901......PROJETO DE REFORMA ELEITORAL ASSEGURA REPRESENTAÇÃO AS MINORIAS QUE OBTIVERAM UM QUINTO DOS VOTOS EM NOSSA REGIÃO
1905 Projeto de reforma eleitoral, apresentado à Assembléia Legislativa pelo líder do governo Jorge Tibiriçá, Sr. Dr. Herculano de Freitas, assegura representação às minorias que obtiveram pelo menos um quinto dos votos apurados. Divide o Estado em 10 circunscrições sendo Guaratinguetá sede do 3.º distrito e Taubaté do 2.º com os seguintes municípios: Tremembé, Redenção, Caçapava, Buquira, São José dos Campos, Jambeiro, Santa Isabel, Patrocínio de Santa Isabel, Jacareí, Santa Branca, São José do Paraitinga (Salesópolis), Mogi das Cruzes,
GLOSSÁRIO CAIÇARA DE UBATUBA, agora disponível na rede.
Esta pequena compilação surgiu, em sua maior parte, da convivência diária com a comunidade de pescadores tradicionais da Praia da Enseada em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Este glossário nem de longe abrange ou pretende alcançar a totalidade do universo de expressões e palavras usadas no falar característico do povo Caiçara. É apenas o resultado de curtos 7 anos de convivência íntima com alguns dos últimos guardiões da antiga tradição Caiçara local, tradição que hoje se detecta tão somente por este falar característico recheado de arcaísmos, palavras e expressões forjadas no linguajar ibérico e tupi, que a nova geração já não usa mais.
AGORA DISPONÍVEL AQUI
Exemplares disponíveis pelo email: bambuluz@yahoo.com.br
AGORA DISPONÍVEL AQUI
Exemplares disponíveis pelo email: bambuluz@yahoo.com.br
ILHA ANCHIETA 110 ANOS ATRÁS
Escritura de compra e venda da Ilha Anchieta, foto Peter Németh.
Durante os últimos dois dias me debrucei sobre os três contratos de compra e venda da Ilha dos Porcos, hoje ilha Anchieta, mergulhando exatos 110 anos no passado, tempo da expropriação forçada de 148 pessoas, proprietárias de edificações, terras, plantações, benfeitorias, canaviais, cafezais, pomares e pelo menos 35 coqueiros. Noventa e cinco (95) "vendas" foram concretizadas pelos 92 proprietários de 1 ex-escola do sexo feminino, 2 casas-armazém sendo uma de secos, molhados e fazendas (tecidos), 4 galpões, 2 galpões de canoas, 1 rancho de canoas, totalizando 116 edificações.
OS FALSOS NOMES DA ILHA ANCHIETA
O costume moderno de "copiar e colar" levou à graves erros quanto aos antigos nomes da Ilha Anchieta, que de tanto serem automaticamente repetidos, estão se tornando falsas "verdades".
MESTRE ANTONIO PERES da Praia do Lázaro.
Pesquisando já há um bom tempo sobre a Ilha Anchieta, encontrei alguns depoimentos interessantes sobre a Ilha, levantados junto aos pescadores locais em 1974, que integram os relatórios FUMEST para o Plano de Exploração Turística da Ilha Anchieta .
Assinar:
Postagens (Atom)