segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

UBATUBA 2002....Professora é agraciada com moção


Na sessão do último dia 27, os vereadores aprovaram , por unanimidade, a moção n° 52/02, do vereador Domingos dos Santos (PT), de congratulações a profª Nilce da Conceição, vencedora do Prêmio Victor Civita 2.002 - Professor nota 10.

A professora Nilce é pedagoga formada pela PUC/SP, está no magistério há 16 anos, faz parte do corpo docente da Cooperativa Educacional de Ubatuba e foi uma das 12 escolhidas, entre mais de três mil inscritos. Todo mês, durante o ano, é editada uma matéria sobre um dos selecionados. Posteriormente, será escolhido um só vencedor entre os selecionados.

Lagoinha antiga: sangue, café e aguardente






Como se fosse um roteiro de filme ou documentário, as visitas aos patrimônios abandonados do litoral norte são cheios de mistérios, dúvidas e surpresas. Quem visita estes locais tem plena certeza do valor dos objetos, sons, sabores e construções instalados nos rincões e praias de nossa região. A praia da Lagoinha esconde muitas histórias do desenvolvimento do país em cima do sangue alheio. O lugar abrigou a primeira fabrica de vidros da América Latina e um solar: a do velho engenho do Barão João Alves Silva Porto, de um proprietário que não tem seu nome citado, depois o Capitão Romualdo.
Em 1818, dez anos depois da vinda da família real as terras brasileiras, a Vila de Ubatuba recebia mais imigrantes fugindo das guerras. As grandes áreas adquiridas por estes estrangeiros logo se transformaram em grandes cultivos de café, chamados na época de ouro verde ou ouro negro.


UBATUBA 2001...... A Ordem da Rosa

A restauração do Sobradão do Porto vem dando o que falar. No trabalho de prospeção e raspagem da pintura, foram encontradas camadas de tinta rosa. Esse achado orientou os arquitetos na escolha da cor final do prédio, e é aí que a coisa começa querer a engripar. Voltemos um pouco no tempo.
Até a chegada da família real ao Brasil, em 1808, nossa arquitetura era bastante rudimentar: casas de taipa, ou pau-a-pique, revestimento externo branco, obtido com variedades de areia clara - a tabatinga- e janelas pintadas de azuis. Esse pigmento era obtido, parece, do anil, na época uma planta amplamente cultivada na colônia.

UBATUBA 2002...Ubatuba expulsa mendigos, menores e guardadores de carros

da Folha Vale

A Prefeitura de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, está expulsando do município os guardadores de carros, mendigos e crianças de rua que atuam na região central da cidade. A medida foi classificada pela Comissão dos Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de São Paulo, como uma "discriminação odiosa".

Desde o início da campanha, há menos de duas semanas, a Secretaria Municipal de Assistência Social já deportou quatro adolescentes e cerca de 15 mendigos para suas cidades de origem.

Outros 14 flanelinhas foram indiciados por vadiagem e poderão, caso condenados, cumprir pena de até três meses. Deles, cinco deixaram o município, governado por Paulo Ramos (PFL). A ação é baseada na lei da vadiagem.