quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ESPECIAL : Viagem à Ubatuba -SP-Brazil





UBATUBA, BRASIL
Atividades da Academia Brasil-Europa 2007

Viagem cultural
23 de dezembro a 16 de janeiro de 2007

Complexo temático: Estrada Real, Caminho de Anchieta e Imigração (Rotas do Mar e das Montanhas ES)

Participantes: Prof. Dr. A.A.Bispo, Dr. H. Hülskath (A.B.E.), K. Jetz, T. Nebois (I.S.M.P.S.), E. do Rego (I.B.E.M.). Encontro de S. Paulo: Profa. Isolda Bassi-Bruch (Pres. A.B.E.), Dra. Neide Carvalho (assessoria jurídica das organizações, Secretaria de Estado da Cultura)

Projeto e programação: Prof. Dr. A. A. Bispo, com a colaboração da Universidade de Colonia, Alemanha. Antecedentes: seminários e cursos expositivos realizados na Universidade de Colonia em 2006

Objetivos: Atualização de impressões, observação informal de novos desenvolvimentos e renovação de impulsos para o prosseguimento de projetos da A.B.E. e dos institutos a ela integrados (Migração, Poética da Urbanidade, Cultura e Natureza, Processos interamericanos e transatlânticos). Recolha de material fotográfico e de documentos para os acervos e as publicações da A.B.E.

Para maiores informações veja os números da Revista Brasil-Europa-Correspondência Euro-Brasileira (2006:6 e 2007:1)

©Todos os direitos reservados: ABE/ISMPS, 2006/2007





A cidade de Ubatuba apresenta-se hoje como centro de cunho essencialmente turístico pelas suas praias. O significado da localidade e da região para os estudos históricos e culturais é, porém, muito maior do que os poucos resíduos edificados de seu passado parecem indicar. Devido ao desenvolvimento arquitetônico e urbano da cidade, que parece ter sido pouco sensível à história local, a revelação desse significado exige uma leitura atenta e diferenciada do tecido urbano com base em estudos históricos mais aprofundados e orientados do ponto de vista científico-cultural. Basta recordar a menção do nome no relato de Hans Staden, do século XVI, para se perceber que Ubatuba não pode ficar de lado nos estudos relativos aos elos entre a Europa e o Brasil. Uma visão do passado oitocentista da cidade e de sua cultura permite o Sobrado do Porto, uma notável residência urbana do século XIX, com armazéns ao térreo, valorizada por um conjunto de edificações mais simples voltadas à praça que se abre defronte. Os representantes culturais da cidade houveram por bem ali instalar um centro cultural que vem desenvolvendo intenso trabalho de preservação e fomento das expressões artísticas locais.

No âmbito dos trabalhos da A.B.E., Ubatuba vem sendo desde fins dos anos sessenta alvo de pesquisas, consideração em publicações e em eventos. O interesse pelas tradições culturais da região deu-se na linha dos trabalhos efetuados no Litoral Norte de São Paulo sob a orientação de Rossini Tavares de Lima. A eles se integraram trabalhos relativos ao passado musical da cidade e de localidades próximas. A questão da identidade cultural de Ubatuba foi analisada em função de hinos compostos e/ou em uso na localidade. Em 1998, por ocasião do Colóquio Internacional pelo ano Vasco da Gama, dedicado a questões de Antropologia Simbólica, realizou-se, com o apoio da fundação de cultura e artes de Ubatuba, uma sessão internacional de debates no centro cultural acima citado, além de um concerto de obras de autores brasileiros na sala de concertos do Hotel das Toninhas. Em 2002, por ocasião do encerramento do triênio dedicado aos 500 anos do Brasil, realizou-se nova visita de um grupo internacional de estudiosos. O mesmo se deu por motivo do colóquio motivado pelos 450 anos da cidade de São Paulo, em 2004.

A.A.B.


FONTE :http://akademie-brasil-europa.org/eventos-Ubatuba.htm