quarta-feira, 22 de abril de 2020
FAMÍLIA RITA
FAMÍLIAS DE UBATUBA
FAMÍLIA RITA
ITAGUÁ
Foto julho de 1953.
Casamento civil de Sebastião Rita e Josefa Rita.
Ele trabalhador braçal além de famoso contador de causos exagerados,porém criativos. Exemplificando: ao fundo de seu quintal passava o Rio Acaraú , num determinado dia precisou atravessá-lo,porém observou que havia uma jangada (restos de raízes ou galhos de árvore trazidos pela correnteza ).
ANTIGO TEATRO E FORUM DE UBATUBA
Teatro de Ubatuba
Existiu até mesmo um belo teatro na cidade com apresentações de peças e óperas de diferentes companhias, nacionais e estrangeiras. O Teatro de Ubatuba ficava localizado exatamente onde hoje se encontra o Fórum de Ubatuba. Na antiga Praça Nóbrega, hoje o calçadão, esquina com a Rua Celso Ernesto de Oliveira. Construído, pelo português Joaquim Ferreira Gomes, com espaço para trezentas pessoas, as de maior poder econômico tinham lugar cativo em camarotes para assistir as representações.
Instalações de muito bom gosto mostravam uma construção com um acabamento e decoração de primeira, tudo feito de madeira. Mas, durante a segunda decadência do município, este edifício foi esquecido e abandonado. Em 1910, a herdeira do teatro, Dona Luzia Dias Círio, sem recursos decide demoli-lo. Então o prefeito Ernesto Gomes de Oliveira, o adquiriu como bem municipal.
Nas comemorações do III Centenário de Ubatuba parte do antigo teatro foi demolido… Seus camarotes e frisas, se encontravam em péssimo estado de conservação . Chegou ainda, a funcionar em suas dependências o primeiro cinema de Ubatuba, por pouco tempo. Nos anos 50, o governo municipal da época decidiu doá-lo ao Estado para a construção do atual Fórum Municipal. Somente depois de meio século que mudou dali.
O exemplo deste teatro é ilustrativo. Ubatuba guarda pouco de sua herança em edificações que poderiam traduzir uma imagem arquitetônica do patrimônio histórico de miscigenação artística, uma mistura de estilos na construção. Em uma época importante, a cidade conquistou para sua população um estado de urbanização ímpar que revolucionou a projeção de sua imagem em termos de futuro. Alguns poucos traços históricos de suas construções arquitetônicas foram preservadas e servem como referência para seus habitantes.
TEXTO FONTE...........www.cidadeecultura.com
FOTO.....Imagem Antigo Forum de ubatuba - Arquivo
blog Ubatubense
Casarão do Porto, arquitetura típica de Ubatuba
Majestoso Solar…
O armador e responsável, Manoel Balthazar da Cunha Fortes era uma personalidade, em uma época de crescente desenvolvimento econômico, social e cívico da cidade. Balthazar da Cunha, um homem pobre e de poucos estudos, construiu um patrimônio suficiente para a construção do seu Casarão, chamado de majestoso solar para o conforto de sua família.
FAMILIA ANTONIO ANTUNES
FAMILIAS DE UBATUBA
Antonio Antunes, esposa Maria,filha Rosa Maria e sua cunhada Petronilha(Dona Pitiá).
Antonio e Maria pais do poeta Joban e Dona Pitiá mãe do advogado Dr.Góis.
Foto ano de 1953 na Praia da Enseada antiga rua do Inglês atual Pintor Gomide.
TEXTO E FOTO..........ZIZINHO VIGNERON VIA FACEBOOK
Antiga Prefeitura Matarazzo, hoje biblioteca pública "Ateneu Ubatubense"
FONTE.....www.ubatubatimes.com.br
No final do Século XIX, os vereadores na Câmara Municipal além de legislarem (hoje sua maio atribuição), executavam as leis e administravam Ubatuba, vila elevada a município em 1855. Com o surgimento da República, em 1889, foram criadas as prefeituras que assumiram o Poder Executivo e passaram a administrar os municípios.
Assinar:
Postagens (Atom)