quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ESPECIAL " Ubatuba , Espaço, Memória e Cultura " - Parte 50


Imagem apenas ilustrativa, não faz parte do livro...Pertence
sim ao arquivo deste blog..



A Antropofagia foi um dos principais ritos Tupinambá. Durante os combates, estas tribos procuravam capturar seus prisioneiros. Com este propósito carregavam cordas que enrolavam em torno de seus próprios corpos. A estratégia de combate a certa distância era justamente para desarmar o inimigo e aprisioná-lo vivo. A captura do inimigo era uma façanha individual e por esta razão, o cativo pertencia a quem tivesse conseguido tal proeza em primeiro lugar, mas com o calor da contenda resultava difícil determinar quem era o verdadeiro executor, ou seja, a quem pertencia esta honra. Travavam-se entre os próprios Tupinambá ferozes brigas. Nestes casos, matava-se o prisioneiro o mais rápido possível e repartiam-se as carnes entre todos os componentes da expedição. O chefe de cada tribo alegava os direitos de seus vencedores com intuito de conduzir para sua tribo o prisioneiro vivo a fim de que as mulheres pudessem celebrar o fato de acordo com os costumes ancestrais.

ANTIGA PRAIA GRANDE.....



Sinceramente , eu não sei de que ano é esta foto, mas pela imagem , dá pra ver que era antiga, bem antiga embora já existia a pista asfaltada.....Quem curtir a Praia Grande daquela época, deve até hoje estar morrendo de  saudades né...Os antigos ubatubenses eram felizes e não sabiam....Ou sabia ???

UBATUBA 1973...........Os aventureiros da " canoa Maria Comprida"...











A canoa, feita de um tronco só,Maria Comprida, foi construída especialmente para as competições, (corrida de canoas), entre as cidades de Ubatuba e São Sebastião, na categoria cinco remadores. Essa canoa foi construída pelo Sr. Agrício do Sertão do Ubatumirim, mestre nessa arte, e seu filho Benedito. Foram 20 dias de trabalho dentro da mata.
A canoa foi feita do tronco de uma árvore - um Louro, encontrada na Curva da Batata na Rodovia Oswaldo Cruz que liga Taubaté à Ubatuba na Serra do Mar, pelo caçador Vergílio Alexandre. O acabamento e a pintura da canoa foram feitos pelo Sr. Dito Balbino, do bairro da Estufa.
A Maria Comprida tem 9,20 metros de comprimento, apenas 82 cm de "boca", pesa aproximadamente 200 quilos e participou de várias competições, sempre vencedora.