segunda-feira, 16 de outubro de 2023

BAR E CAFÉ TAUBBATÉ - PRAÇA DA MATRIZ - ANO 1949


 Esse Bar e Café Taubaté era localizado na cidade de Ubatuba e ficava ao lado do antigo cinema Iperoig na praça da Igreja Matriz, essa foto é de 1949 e foi derrubado anos mais tarde. Informação de Adriano Araujo via facebook.

RUA MARIA ALVES , ano 1958

 

Um bloco de carnaval na rua Maria Alves ( antiga rua do Comércio ) entre o atual Supermercado Paulista q. seria a esquerda na foto e o antigo Hotel Felipe ( q ficava a direita da foto), ao fundo a esquerda as palmeiras imperiais em Ubatuba em 1958...



PRESIDIO ILHA DA ILHA ANCHIETA

 

Presídio da Ilha Anchieta
O presídio da Ilha Anchieta começou a ser construído em 1902, após a desapropriação de cerca de 412 famílias de colonos e caiçaras que habitavam o local. Desativada em 1914, a instituição voltou ao funcionamento em meados da década de 1930, com o intuito de abrigar presos políticos da Era Vargas.
Pouco tempo depois, a ilha, que se chamava na época Ilha dos Porcos, foi rebatizada como Ilha Anchieta em homenagem ao jesuíta. No ano de 1942, com aproximadamente 273 detentos, a Colônia Penal passa a ser denominada Instituto Correcional da Ilha Anchieta.
Conflito
À época, com uma população carcerária de aproximadamente 450 detentos, a animosidade tomava conta do lugar devido à convivência conflituosa de dois grupos rivais. Um dos principais líderes dos presos era João Pereira Lima, o Pernambuco. Com a posterior chegada no local de Portuga, Álvaro da Conceição Carvalho Farto, uma nova movimentação começou a ocorrer, criando-se uma espécie de organização entre os detentos.
De acordo com registros do portal oficial da Ilha Anchieta, a intenção era arquitetar um plano para a rebelião. Os detentos assumiram uma postura cordial e gentil, gerando uma aproximação com policiais e com a população da ilha, num clima de confiança que, na verdade, era o preparatório para o golpe.
Conforme registros da época do jornal Folha de S.Paulo, distribuídos no campo para as tarefas diárias, os presos assaltaram os guardas, tomaram-lhe as armas e os dominaram. Os amotinados conseguiram lanchas e outros barcos e abandonaram a ilha, rumo, principalmente, às praias de Ubatuba e Caraguatatuba.
Quando lá chegaram, entretanto, não conseguiram desembarcar, pois eram aguardados pelos delegados de polícia das duas cidades, auxiliados por alguns poucos soldados. Após intensa troca de tiros, as autoridades conseguiram encurralar os fugitivos na enseada entre Ubatuba e Caraguatatuba.
Rebeliões
A rebelião de 1952, entretanto, não foi a primeira da história do presídio. Em 1933, cerca de 100 detentos chegaram a depredar o prédio e tomar o controle da guarda. A polícia, porém, conseguiu controlar a situação e não houve mortos.
Outros fins
O presídio foi oficialmente extinto em 1955 e os detentos transferidos para Taubaté. Em março de 1977, o governo do Estado criou no local o Parque Estadual da Ilha Anchieta, hoje administrado pela Fundação
Florestal.
Fonte: Migalhas

Apresentado o projeto da estrada de ferro Taubaté a Ùbatuba - Ano 1889

 


DADOS DA CIDADE DE UBATUBA SP - Ano 1896

 



RUA CONDESSA DE VIMIEIRO , ANO 1919

 

batuba Ano 1919, vista da Rua Condessa de Vimieiro equina com a Rua Jordão Homem da Costa , tendo a direita as palmeiras imperiais e a lateral da Igreja da Matriz ....Imagem da internet.

EDGARD BISCHOF É CAMPEÃO BILLABONG EM ONDAS GIGANTES - Ano 1999