s cenas serão à beira-mar num cortejo de dezenas de atores
Uma tradição de fé que emociona turistas e moradores há décadas e movimenta a cidade de Ubatuba ganhará um novo formato no dia 29 de março, sexta-feira Santa. Trata-se da encenação da “Paixão de Cristo”, que este ano será protagonizada 100% ao vivo por dezenas de atores, produtores e técnicos.
A encenação não mostrará apenas a passagem bíblica do sofrimento de Jesus de Nazaré do pretório até o calvário, denominada “Paixão de Cristo”, mas também contará com representações de trechos tocantes da vida do filho de Deus, como seu nascimento, o batismo e a crucificação.
Intitulado “Religare – Paixão de Cristo”, o espetáculo inicia às 20h na Praça de Eventos da Avenida Iperoig, onde haverá três palcos, e seguirá em cortejo pela orla com duas estações próximas à estátua de São Pedro Pescador (Rua Coaquira).
“Trazemos o tema ‘Religare’ para tentar reatar os valores que perdemos no decorrer dos anos, não só dos princípios religiosos, mas também do comunitário. Religare é essa reconexão com Deus que vamos fazer levando o teatro para rua, para perto do povo”, explicou o diretor do espetáculo, Bado Todão.
O diretor também explicou que a peça tem o objetivo de retomar as apresentações em teatro público e participação popular que foram realizadas nas décadas de 80 e 90 em Ubatuba.
Teatro de rua
Durante o período da pandemia da Covid-19, a encenação foi apresentada online por meio de redes sociais; no ano passado voltou para a rua. Entretanto, a encenação foi realizada em um palco montado na Praça de Eventos e muitas cenas foram gravadas previamente e transmitidas em telão no dia.
Neste ano, o público vai acompanhar de perto toda a encenação, no verdadeiro espírito do teatro de rua. Levar esse bem cultural para além dos espaços fechados e privados, permite o acesso de todos e promove a democratização dessa arte.
Religare – Paixão de Cristo é um evento gratuito, realizado pela Prefeitura de Ubatuba, por meio Fundação de Arte e Cultura (Fundart), juntamente com o time de atores e produtores da Theatral Cia. do Mar.
Serviço:
- Dia: 29 de março – Sexta-Feira Santa
- Horário: 20h
- Local: Praça de Eventos, Av. Iperoig, percorrendo toda a avenida até estátua de São Pedro Pescador, rua Coaquira.