terça-feira, 28 de novembro de 2023
O peixe gigante do Tião Manquinho
Tião Manquinho*, que não era manco, mas como todo pescador, gostava de inventar verdades, tinha a mania de contar seus causos lá na vendinha do Seu Sodré, à beira da praia, mesmo que as pessoas fizessem chacota de suas verdades inventadas.Ele chegava no final da tarde onde os pescadores iam beber sua caninha Ubatubana, depois de “visitar” o cerco. O causo nessa tarde foi sobre pescaria.
Seu Sodré serviu uma caninha Ubatubana para o Tião e perguntou se ele tinha pescado algum peixe e então, depois de tomar um bom gole de cachaça para limpar a garganta, falou:
– Eu tava pescando lá no meu casebre….
– Pescando na sua casa? – interrompeu seu Sodré admirado – Por acaso você tem um aquário em casa, Tião?
– Quem sou eu, seu Sodré, pra ter um aquário em casa. Eu pesco da varanda mesmo, mas é no mar. Vancê sabe que eu moro na costeira, pertinho da praia do Góes, e de lá jogo a linha no mar.
– Mas sua casa fica mais de duzentos metros do mar, como você consegue pescar dessa lonjura? – Contestou seu Sodré.
– Ara, seu Sodré, eu tenho uma vara que tirei do meu bambuzal que tem vinte de comprimento.
– Vinte metros de comprimento?
– Que metro seu moço, vinte braça de comprimento.
Então , como eu ia dizendo, eu estava pescando quando senti a mordida no anzol que quase me derruba da varanda. Pela puxada e tranco logo vi que era um peixe grande, podia ser um melro ou garoupa, uma tintureira, aquele cação grande que parece tubarão.
A vara envergou tanto que pensei que ia quebrar. Por cautela, amarrei o linha que era muito forte no pé de bacupari. Pelejei com o bicho a manhã toda e já ia entrando pelo meio da tarde e nada de conseguir tirar o bicho da água. Maneco Tatana, homem forte que matou um porco com um soco, veio pra me ajudar. Puxa que puxa, briga que briga, sentimos um tranco na linha e o Maneco então falou
-“O bicho fugiu”. Era a verdade! Vimos um vulto enorme e negro nadando sob água clara do mar. Respondi ao Maneco Tatana:
-“O bicho fugiu, mas deixou alguma coisa na linha porque tá pesada”.
Aos poucos conseguimos recolher a linha e no anzol estava a nossa surpresa. Presa na linha , veio a guelra do peixe que dividi com o Maneco. A minha parte deu pra almoçar e jantar por cinco dias.
Terminando de comer a guelra, voltei a pescar no dia seguinte, e não é que mal tinha jogado a linha senti o peixe mordendo e foi novamente uma luta. O bicho era grande, igual da vez passada. Amarrei a linha no pé de bacupari e gritei para o Tatana vir me ajudar. Depois de muita peleja conseguimos tirar o bicho e para a nossa surpresa, era o mesmo de antes, pois o bicho não tinha a guelra.
– Mas era muito grande seu Tião?
– Ara se era grande seu Sodré, se a metade da guelra deu pra comer cinco dias imagina o tamanho do bicho!
Bota uma saideira, que eu tenho que vortá pra “consertá”** o peixe, que eu e o Maneco estamos consertando a três dias.
N.R. *Tião Manquinho foi um pescador e contador de causo da praia da Enseada de Ubatyuba, nascido em 1915.
** Consertá o peixe no dialeto do caiçara , é o mesmo que preparar, limpar o peixe.
Pitagoras Bom Pastor
Encerram-se dia 29 as inscrições para representantes da CMPOCT
O Conselho Municipal Dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais De Ubatuba está com inscrições abertas até o dia 29 de novembro, quarta-feira, para escolha de representantes da sociedade civil.
Inscrições devem ser efetuadas mediante o preenchimento do requerimento, bem como a entrega dos documentos exigidos no edital, na Secretaria de Assistência Social (Rua Paraná, 375, Centro), das 8h às 16h, ou por e-mail povosecomunidades.ubatuba@gmail.com.
A eleição será realizada no dia 11 de dezembro de 2023, segunda-feira, às 14h, na Sala Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba, situada na Rua Gastão Madeira, nº 101, centro. Cada inscrito poderá optar por ser eleitor e candidato, ou apenas eleitor. E poderá votar em apenas um candidato que seja do mesmo segmento representado.
Serão eleitos nove representantes da sociedade civil titulares, e respectivos suplentes, conforme as seguintes divisões:
- a) dois representantes de povos indígenas de Ubatuba, e respectivos suplentes;
- b) dois representantes de comunidades remanescentes quilombolas de Ubatuba, e respectivos suplentes;
- c) dois representantes de núcleos e/ou comunidades caiçaras de Ubatuba, e respectivos suplentes;
- d) Três representantes de organizações da sociedade civil e/ou movimentos sociais que tenham em seus objetivos a promoção dos direitos e/ou o desenvolvimento sustentável dos povos originários e comunidades tradicionais e tenham atuação comprovada na promoção e defesa dos direitos e desenvolvimento sustentável dos povos originários e comunidades tradicionais de Ubatuba há pelo menos 2 (dois) anos, e respectivos suplentes.
- PREFEITURA DE UBATUBA SP