quinta-feira, 22 de outubro de 2020

HOMENAGEM A LIRA PADRE ANCHIETA...............


Banda Lira Padre Anchieta

A Banda Musical Lira Padre Anchieta é um grupo instrumental tradicional com mais de cinquenta anos de formação realizando concertos e apresentações musicais principalmente no município de Ubatuba.


Ela foi fundada em 11 de outubro de 1960 pelo oficial de Justiça, Sr. João Clemente Barbosa e pelo Maestro Herculano Barros Pinto, que permaneceu como regente até 1967. Após sua saída, vários maestros regeram a banda, dentre eles, o Maestro Pedrinho. Hoje, o grupo encontra-se sob a regência do Maestro Amarildo da Hora.

Banda Lira Padre Anchieta

A Banda Musical é uma das atrações da cidade e possui uma renomada história de atuação no município. A Banda tem atualmente em seu quadro de profissionais músicos com formação no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, antiga ULM, cujos instrumentistas estão entre os melhores do Brasil.

Alguns dos instrumentistas da Banda Musical também participaram de estágios como o da Banda e Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Avon e Orquestra Experimental de Repertório, dentre outros.

O grupo também possui uma vitoriosa e brilhante participação em Festivais como o do Conservatório de Tatuí e de Festivais de Inverno de Campos do Jordão.

Aliando tradição e experiência, a Banda Lira Padre Anchieta busca proporcionar cultura musical para crianças, adolescentes e adultos do município através da realização de concertos musicais e o ensino ou aprendizagem da música através de instrumentos de sopro, percussão e voz.

Banda Lira Padre Anchieta
Alguns integrantes da banda no coreto em frente a igreja

Integrantes da Banda Lira Padre Anchieta se apresentam aos Domingos à noite, na Praça Exaltação à Santa Cruz, também chamada de Praça Matriz ou Praça do Coreto.

Este é o momento que muitas pessoas se reúnem na praça, principalmente após a missa, para assistir alguns membros da banda que fazem apresentação por algumas horas.

Fonte de Informações:
https://fundart.com.br/tradicao/musica/banda-lira-padre-anchieta/
https://www.facebook.com/BandaLiraPadreAnchieta/

SOBRE AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE UBATUBA.............

 



Todos os moradores de nosso município vivem um período de extrema precariedade no que tange ao fornecimento de serviços, se quem vive em áreas urbanas já sofre com isso, imagine as comunidades tradicionais caiçaras e quilombolas, que estão situadas em geral em locais distantes, cujo acesso é difícil e sofrem com a ausência e esquecimento por parte do poder público.
No caso dos Quilombos, temos comunidades já devidamente reconhecidas e outras em processo de reconhecimento, em todos os casos os moradores travam uma luta para conseguir melhorias.
É necessário que os representantes tenham olhos para os problemas dessas pessoas, cujas estradas em péssimas condições dificultam ou até impossibilitam que os moradores se desloquem para o trabalho ou estudos, cujas casas não tem o saneamento básico necessário para que possam viver com saúde, entre outras carências básicas que a maioria das pessoas sequer imagina.
Precisamos garantir que este povo que já sofreu tanto ao longo de nossa história, tenha acesso aos benefícios da vida moderna para uma boa qualidade de vida, tudo isso garantindo a cultura e hábitos tradicionais, que devem ser, além de preservados, estudados, registrados e estimulados, como forma não só de serem “vendidos como produtos turísticos”, mas sim de materializar a identidade de um povo que luta pelo reconhecimento e dignidade na sociedade.
Essa é uma guerra que vem sendo ganha de batalha em batalha, concluo deixando para reflexão um pensamento do grande líder do povo negro, Zumbi dos Palmares:
“É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial. Aquele que é feito escravo por uma força maior que a sua, ama a sua liberdade e é capaz de morrer por ela, nunca chegou a ser escravo. Só fica escravo aquele que tem medo de morrer sobre seus donos.”


Texto e Foto de Clarindo Silva via facebook