O Cônsul de Assuntos Políticos e Imprensa da República Federal da Alemanha, Michael Adonia Moscovici chegou ontem em Ubatuba para uma visita oficial de três dias. Nesse período está sendo realizado no município, a Semana Hans Staden, em comemoração ao alemão que após ser vítima de um naufrágio, foi capturado pelos índios tupinambás, em Ubatuba, em 1554, e depois de voltar para casa, após três anos de agonia sempre a pique de ser devorado, escreveu, provavelmente, um dos primeiros best-seller sobre o Novo Mundo. Na programação do cônsul, consta a exibição do filme Hans Staden, no Cine Porto Itaguá, nesta sexta-feira, a partir das 9 horas. Lá, ele será rececpionado pela secretária de Educação, Isabel Roseli de Souza Leite e pelo vereador Charles Medeiros, autor da lei que instituiu a Semana Hans Staden no município. Na seqüência, ele será recebido pelo prefeito Eduardo César, no Paço Municipal, onde acontece a abertura oficial da exposição que retrata o período vivido por Hans Staden no Brasil, especialmente a época em que foi prisioneiro, através de desenhos feitos pelo próprio Hans. Durante a cerimônia, o Cônsul receberá das mãos do prefeito o título de Hóspede Oficial do Município.
O diretor regional do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), Fernando José Pires, esteve reunido na Prefeitura de Ubatuba na tarde de hoje com o secretário de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura, Sidney Giraud, informando que o projeto do Portal da Maranduba está devidamente aprovado pelo Departamento. As obras terão início dentro de 10 dias. Os trabalhos compreendem a cobertura, ligando o núcleo turístico já existente ao outro lado da rodovia SP 55, na praia de Maranduba, já na divisa entre Ubatuba e Caraguatatuba. A cobertura será de policarbonato, um plástico resistente e translúcido. A estrutura será metálica, com estilo náutico.
Ubatuba - Parte dos bairros centrais de Ubatuba em direção à região norte ficou no escuro ontem à noite durante 1 hora e 30 minutos. Uma falha no sistema de operações da Elektro, distribuidora de eletricidade para o município, provocou um blecaute que começou por volta das 20h45.Segundo informações da Elektro, houve estouro de um transformador e a energia estava sendo remanejada para os bairros atingidos. A empresa não soube informar quantos moradores foram atingidos pelo blecaute.O problema foi mais grave no centro e no bairro do Perequê-Açu que ficou completamente no escuro.
Como plantar o mexilhão? Ou será marisco? Qual a melhor época para seu plantio, sua colheita? Onde pode ser cultivado? Isso, e muito mais, foi ensinado a membros das comunidades do Ubatumirim e Almada, no Curso de Maricultura, ministrado por Valéria Cress Gelli, oceanógrafa do Instituto de Pesca.Na última sexta-feira, dia 18, no curso, com duração de oito horas, 22 pessoas aprenderam sobre: a biologia do marisco - como se reproduz, crescimento, alimento, temperatura, salinade, como evitar o desequilibro ambiental, etc; seu cultivo - teoria e prática, como montar a estrutura de cultivo (ou long line) com o nós certos, plantio colheita, espécies e qual a área correta para cultivo, demarcada pela Secretária de Agricultura e Abastecimento e regulamentada pelo Ministério da Agricultura.
Ubatuba - Nessa última semana, a Prefeitura Municipal de Ubatuba adquiriu uma área no Sertão do Araribá para a construção de uma escola que atendera àquele bairro. Com isso, evita-se que os moradores do sertão do Araribá tenham de se locomover até outras escolas em bairros distantes, aumentado a comodidade e qualidade de vida daquele bairro.A Escola do Araribá terá 3 salas de aula e capacidade para atender mais de 200 alunos.Na próxima semana será dado início ao processo de licitação, para decidir como será a construção da escola, que deve ser entregue à comunidade no início de 2.001.
A Justiça determinou a quebra de sigilo bancário de 10 dos 13 vereadores de Ubatuba --incluindo o prefeito em exercício Andrade Henrique dos Santos (PFL), que ocupa a vaga de Zizinho Vigneron (PPS), afastado por suspeita de fraude eleitoral.Os parlamentares são acusados de receber dinheiro em troca da aprovação de projetos de alteração do uso do solo.O pedido foi feito pelo Ministério Público e aceito ontem pelo juiz da 1ª Vara Cível, Carlos Gutemberg.A Justiça tem prazo de cinco dias para notificar os políticos. Até ontem, três deles haviam sido informados da decisão.