quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UBATUBA 2005....Nos tempos da brilhantina!

 
Douglas DC-3, o avião mais importante do século XX. 

Na segunda metade da década de 1960, Ubatuba era visitada regularmente 


pelos aviões da VASP. Os turistas que aqui chegavam eram recebidos no 


aeroporto com colares havaianos e muito charme, eram dias de encantamento 


de um tempo que não voltará. O "Douglas" pousava nas tardes das sextas-


feiras e decolava nas manhãs das segundas, quase sempre pilotado pelo 


comandante Pacheco, incansável lutador contra o hábito do alcoolismo. O 


bravo aeronauta e sua tripulação de abnegados acabavam regularmente com o 


estoque de uísque da cidade para evitar que os nativos caíssem em tentação. 


Hoje a VASP está moribunda, depois de privatizada não suportou a 


concorrência e deverá desaparecer, deixando saudades naqueles que a 


conheceram em tempos mais favoráveis. 

Sidney Borges 


FONTE :



UBATUBA 1960....As praias desertas de Ubatuba



Por  Nelson Ayres 








Em 1960 a viagem de São Paulo para Ubatuba, até a costa em direção ao Rio de Janeiro, levou cerca de 12 horas. A partir de Paraibuna a estrada virou-se para terra, incluindo a parte onde ele desceu abruptamente para baixo das montanhas. Para compensar isso, as praias estavam lindos, limpos, e muitos deles completamente deserta. Eu devo ter sido 13 ou 14 anos de idade na época e eu tinha feito a viagem com minha família. Eu já tinha começado o piano playinge, e sabia que alguns padrões norte-americanos que eu aprendi com o primeiro professor de música popular a aparecer em São Paulo, o húngaro Paul Urbach. Música americana foi uma grande descoberta, o seu som era tão diferente do que predominou no rádio e na televisão, ainda uma novidade na época: Wilma Bentivegna, Cauby Peixoto ea eterna "Conceição", e meu ídolo (e ainda) em primeiro lugar, Luiz Gonzaga, o rei do Baião.


ubatuba 2000.....Restauro do Sobradão do Porto



A memória de Ubatuba começa a dar um grande passo. Nesta terça-feira, dia 6 de junho, a Fundart e o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo assinam um convênio para a elaboração do projeto de restauro do Sobradão do Porto. Esta é a primeira etapa para que a construção, tombada pela SPHAAN (Secretaria do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico Nacional), em 1959, volte a retratar a grandeza do passado.
Durante a assinatura do convênio, serão apresentados a pesquisa e o levantamento das condições do Sobradão, visando a restauração, pelo secretário de Estado da Recuperação de Bens Culturais, Emanuel Von Lauenstein Massarani. O evento conta também com a presença do presidente do Instituto de Recuperação, José Titonele. Além do projeto do Sobradão, será apresentado o projeto de revitalização das Ruínas da Lagoinha.

CINE UBATUBENSE.........Conhecendo a CASA DA FARINHA...

UBATUBA 1965......Ubatuba 65: uma revolução em surdina





A ditadura, quem diria, aprovou e adotou o método Paulo Freire
CECÍLIA PRADA

Paulo Freire
A figura de Paulo Freire, o grande educador brasileiro que foi obrigado a amargar durante 16 anos a injustiça de um exílio político imposto pelo golpe militar de 1964, voltou a ser lembrada com maior destaque no ano passado – que marcou os dez anos de sua morte. Paulo Reglus Neves Freire, nascido no Recife em 1921, iniciou sua carreira de professor aos 20 anos, para ajudar a família, muito pobre. Nos anos 1940-50 estendeu sua atuação a várias instituições, chamado a ocupar cargos mais elevados no ensino, como planejador e coordenador. Na efervescência política que caracterizou o início da década de 1960, seu nome foi ganhando destaque como um dos articuladores e fundadores do Movimento de Cultura Popular (MCP). Iniciado após a eleição de Miguel Arraes à prefeitura do Recife, o MPC 

LITERATURA....Conheça o LIVRO " UBATUBA, O LUGAR EM QUE VIVEMOS "..