quinta-feira, 13 de março de 2008

Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba

Fundart e Fundação Cassiano Ricardo



Nessa última terça-feira a Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e a Fundação “Cassiano Ricardo” mantiveram, na sede desta última, um encontro cujo objetivo visa o estreitamento de relações voltadas para a troca de experiências, bem como para o planejamento de intercâmbio cultural.

Recebidos pela presidente Antonia Varoto, pelo Diretor Cultural, pelo Assessor Jurídico e pela Diretora Administrativa, a Fundart se fez representar pelo Conselho Deliberativo e pela Diretoria Executiva. Inicialmente fomos buscar subsídios para orientar a atualização do Regimento Interno e Estatutos, carentes de mudanças.

A Fundart foi criada em 1987 tomando como modelo a “Cassiano Ricardo”, que hoje armazena grande experiência, além de atuar intensamente na área cultural da maior cidade da região do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, com destacada presença.



Intercâmbio Cultural
Outro ponto do encontro, Fundart e Fundação “Cassiano Ricardo”, esteve ligado à materialização de intercâmbio cultural entre São José dos Campos e Ubatuba.

Inicialmente, a Oficina de Dança da Fundart estará participando do 19º Festidança (Festival de Ballet) de São José, em maio próximo e do Revelando São José (preliminar do Revelando São Paulo), realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Abaçaí Cultura e Arte, quando produtos de nossa cultura tradicional serão mostrados no grande evento da cultura de raiz do Vale e Litoral Norte.

“A iniciativa se faz necessária e visa fomentar nossas manifestações culturais, dando-lhes ainda maior visibilidade” assegurou o presidente da Fundart, Pedro Paulo.



Artes Plásticas – Ubatuba ganha prêmio em Araras



O artista plástico Costa Simões recebeu o Prêmio Casa da Cultura de Araras pelo Conjunto da Obra, no LXI Salão de Artes Plásticas daquela cidade, enquanto Carlos Torralbo, Wladimir Ferreira Silva, Celso de Siqueira Cardoso e Rosemara Coelho Silva foram selecionados para participação no referido salão.

A Fundart se congratula com o Grupo Setorial de Artes Plásticas e com os artistas, em particular, pelo feito.



Homenagem à Mulher reuniu grande público



No último dia 08, sábado, a Fundart, com o Grupo Setorial de Artes Plásticas e o Grupo Setorial de Música homenageou o Dia Internacional da Mulher com a abertura de uma exposição e apresentações musicais.

A cantora lírica Mariana Cioromila, que este ano estará desenvolvendo curso de canto na Fundart, foi amplamente aplaudida pelo público que superlotou o Auditório Fundart. Sua performance demonstrou fina técnica. A mezzo-soprano é de nacionalidade romena, tem invejável currículo internacional e está radicada em Ubatuba.


Silmara Retti
Outro destaque foi o lançamento do livro: Flash – Você sabe o que eu tenho? – de Silmara Retti, pela Parêntese Editora. O Grupo Canoá foi também atração que contou com um público entusiasta.



Oficina de Judas


Dias 17, 18 e 19 próximos, Julinho Mendes, do Grupo Guaruçá, estará desenvolvendo, pela Fundart, oficinas de confecção de bonecos de Judas, cuja malhação ocorre na Semana Santa. As inscrições estão abertas na Fundart. Pelos telefones (12) 38337000 e 38337001 você poderá obter maiores informações.



Ubatuba e Campinas já são parceiros culturais


A Câmara Municipal de Ubatuba aprovou nessa última terça-feira o Projeto de Lei nº 03/08, do Executivo, que autoriza o Poder Executivo a reconhecer oficialmente o título de “Cidades Irmãs”, atribuido aos Municípios de Ubatuba e Campinas.

De outro lado, a Câmara Municipal de Campinas já aprovou projeto no mesmo sentido. Com isso, oficialmente, a Prefeitura de Campinas está habilitada a estabelecer, legalmente, intercâmbio cultural com a Prefeitura de Ubatuba, que será representada pela Fundart.

Em reunião realizada com o prefeito de Ubatuba e o presidente da Fundart, com representantes da Secretaria da Cultura de Campinas foram iniciadas as tratativas que prosseguiram, a ponto de hoje já terem havido reuniões, na Fundart. Brevemente poderemos dar início, na prática, ações nesse sentido.

“Quando buscamos estabelecer um relacionamento maior com outros municípios, através da celebração oficial de compromissos estabelecidos oficialmente, através de projetos de leis que instituem o título de ‘Cidades Irmãs’, o que fazemos é a facilitação de contribuições mútuas entre cidades, quando todos ganham”, afirmou o prefeito Eduardo Cesar, de Ubatuba.

Tanto o prefeito quanto o presidente da Fundart lembraram a importância do papel da Câmara Municipal acolhendo essa idéia que ganha destaque na atual administração municipal, quando alguns municípios ficaram contemplados, recentemente. Pirassununga, também foi aprovada, na última seção do Legislativo, como “Cidade Irmã” de Ubatuba.



Recitais Pedagógicos


Os Recitais Pedagógicos fazem parte de projeto da Sociedade Lira “Padre Anchieta” e vêm sendo praticados em parceria com a Fundart. É uma prática que visa o conhecimento de música, pelos alunos da rede pública de ensino, através de apresentações musicais e orientação teórica por parte dos próprios músicos.

Considerando a importância do projeto, a Fundart se reuniu recentemente com o Secretário da Educação, Arnaldo da Silva Alves, e ficou acertado que medidas que possam assegurar a revitalização do citado projeto e que serão tomadas em comum acordo entre a Fundart, Secretaria da Educação, Sociedade Lira “Padre Anchieta” e o Grupo Setorial de Música. A idéia é atingir o maior número possível de estudantes da rede pública de ensino, bem como desenvolver ainda mais sua qualidade e alcance, para um projeto que tem agradado muito a clientela estudantil.

Programação Cultural:



15 – Sábado

20h00 – Sarau Caiçara

Auditório da Fundart

20h30 - Banda na Praça - Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”

Praça Exaltação à Santa Cruz



17, 18 e 19 – Segunda, Terça e Quarta-feira

15h00 - Oficina de Construção de Boneco de Judas

Sobradão do Porto



Acesse nosso site:
www.fundart.com.br
Nossa cultura em um clique!