Camilher Florençano. Acervo DMPAH
Por Fabiana Pazzine
Nada como tirar férias para poder aproveitar praia e sol. No caso de muitos moradores de Taubaté falar em praia é sinônimo de Ubatuba. Pois bem, viajar para Ubatuba em época de temporada e resolver aproveitar as praias mais populares, como por exemplo, a Praia do Tenório, a Praia Grande ou a do Perequê é em muitas vezes decidir rever os seus vizinhos, amigos e parentes taubateanos.
Este costume de se relaxar e repor as energias nesta cidade litorânea, contudo, como já é do conhecimento de muitos, não é um hábito novo.
Segundo o jornal da CTI, em 15 de abril de 1933, o velho Guisard disse ter conversado e combinado com o engenheiro Monte Santi uma excursão a Ubatuba. E em 01 de maio do mesmo ano, ambos acompanhados de outras pessoas embarcaram em uma aventura na serra. Da viagem, relataram que viram diversos animais mortos pelo caminho, resultado da obra de onças famintas em uma noite anterior. De Taubaté saíram às cinco da manhã e chegaram às três e meia da tarde em Ubatuba. Uma aventura para ninguém colocar defeito!
Guisard ficou encantado com as belas praias da cidade e os encantos da natureza (assim descrito no CTI Jornal) e disse que era necessário “pôr ao alcance do operariado da CTI aquela maravilha da Natureza tão próxima de Taubaté; que era preciso estudar os meios de atingir esse fim. E foi estudando esses meios que chegamos a realizar as férias em Ubatuba”.