O Comandante Hércules Barbosa Silva, 57 anos, que já tinha comandado a Guarda Municipal na administração anterior do prefeito Paulo Ramos e na atual voltou a comandá-la, também era presidente da Associação dos Aposentados.
Ele passou mal nesta quinta-feira, dia 8, à tarde e foi a Santa Casa, onde fez um eletrocardiograma. Após ser medicado, saiu sentido-se melhor, foi a Associação dos Aposentados e, como fazia sempre, chegou brincando com todos e falando que tinha se sentido mal. Comentou que a receita do médico era ótima e que não ia agüentar a cumprir suas ordens, que passou mal pelo calor, mas que estava tudo bem. Foi para a Guarda Municipal, onde chegou brincando da mesma forma com os companheiros de trabalho. Alguns ainda chamaram-lhe a atenção que ele tinha que se cuidar, mas ele respondeu que já estava ótimo. Mas, não era bem assim. Poucas horas mais tarde, sentiu-se mal novamente e retornou à Santa Casa, onde chegou andando, mas sofreu um infarto fulminante.
Os médicos tentaram de tudo para reanimá-lo, mas a luta foi em vão.
O corpo foi velado na sede da Associação dos Aposentados de Ubatuba e sepultado no cemitério Santa Cruz, ontem, dia 9, às 17h. Deixou esposa e cinco filhos. No velório, além de parentes e amigos, foi intensa a presença de personalidades e autoridades locais.
Natural de São José do Rio Preto/SP, era tenente reformado da Polícia Militar e atuante na política, sendo que ocupou a vice-presidência do diretório municipal do PFL.
Hércules Barbosa foi um dos idealizadores e fundadores da Guarda Municipal, criada por lei em 1994. Em 1995, foi nomeado pelo prefeito Paulo Ramos como o primeiro comandante da Corporação, permanecendo até o final de seu mandato. Com a reeleição de Paulo Ramos nas últimas eleições, Hércules assumiu pela segunda vez o comando, no início deste ano. Considerado um líder natural por seus comandados, tinha como planos emergenciais a construção de uma nova sede e a implantação de um plano de carreira para a corporação.
Em sua carreira na Polícia Militar obteve destaque por ter sido um dos responsáveis pela implantação do Departamento de Cinema, Foto e Vídeo, que documentava as ações da polícia paulista. Esteve também ligado à produção de filmes, no auge do cinema nacional.
O prefeito Paulo Ramos (PFL) considera o fato como uma grande perda, já que foi um técnico extremamente qualificado para o município. “Além da pessoa especial, foi também amigo e conselheiro pessoal de toda a minha família. Sua vida sempre foi baseada nos princípios de honestidade, sinceridade, constância e lealdade. Ficamos gratos pela contribuição e pelo legado que deixou, inclusive com a criação da nossa Guarda Municipal, onde teve um papel importante para a sua concretização”, concluiu Ramos.
Guarda Municipal
Criada em 1994 por lei municipal e amparada pela Constituição Federal de 1988, a Guarda Municipal de Ubatuba é uma corporação que tem por finalidade a proteção aos bens, serviços e instalações do poder público municipal. Suas responsabilidades foram acrescidas com a municipalização do trânsito, ocorrida em 1997.
A primeira turma de guardas municipais foi formada em 1995 e teve como paraninfo o então vice-governador, Geraldo Alckmin Filho. Em 1996, formava-se a segunda turma de guardas, com 40 integrantes.
A sede da corporação está situada atualmente em um imóvel na rua D.ª Maria Alves, 958. Possui duas bases de segurança, localizadas no bairro do Perequê-Açu e na avenida Iperoig, no centro. O efetivo ativo atual é de 65 guardas, sendo que deste total 17 são mulheres. Possui um patrimônio de armas envolvendo revólveres e pistolas e uma frota de sete viaturas, compostas por uma VW Kombi, dois VW Gol e quatro motocicletas Honda 125 cilindradas.
O comando da Guarda Municipal estará interinamente sob a responsabilidade do atual sub-comandante ,o investigador de polícia Orlando da Silva e Souza.
JORNAL A SEMANA - Publicação Semanal - Edição 122 - Ubatuba 10 março de 2001