sábado, 24 de setembro de 2016

TAUBATEANOS PEDEM NO GONGRESSO ESTADUAL AUTORIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA ENTRE LIGANDO O LITORAL NORTE AO VALE DO PARAIBA





31  de Maio de 1895   O C.el João Affonso Vieira e o major Victoriano Eugênio Marcondes Varella pleiteiam do Congresso Estadual autorização para construírem uma estrada partindo do porto de São Sebastião, ligando-se à estrada Taubaté Ubatuba e à Central e terminando em São Bento do Sapucaí. “Consta”. (O Popular).

MORRE EM TAUBATÉ A UBATUBENSE E VISCONDENSA DE TREMEBÉ D. MARIA BELMIRA DE FRANÇA





13 de Julho de1910   Morre em Taubaté a Viscondessa de Tremembé, esposa do Visconde. Chamava-se D. Maria Belmira de França, natural de Ubatuba, filha do prof. José Belmiro de França e D. Joaquina Belmira de França, tendo vindo com a família para esta cidade e aqui se casou com o c.el José Francisco Monteiro, o Visconde. Quando D. Pedro II deu o título ao marido o fez a ela também. Era tia por afinidade do Dr. José Aristides Monteiro e do c.el Augusto César Monteiro.

(O Norte  - Jornal  de  Taubaté).

DIFICULDADES NOS TRABALHOS DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO ENTRE TAUBATÉ A UBATUBA PREOCUPA A IMPRENSA TAUBATEANA....1891





16  de Julho de 1891   Com a aproximação, daqui pra lá, dos trabalhos de preparo do leito da estrada de ferro Taubaté e Ubatuba, da raiz da serra e diante das dificuldades que surgem para a execução da descida íngreme, a imprensa de Taubaté sugere que a descida seja feita por tropa mesmo, mas que urge adquirir uma ou duas embarcações para o trajeto Ubatuba-Rio de Janeiro, tal os preços dos fretes extorsivos pagos atualmente entre esta cidade e a capital federal. (Jornal do Povo).

GOVERNADOR DR. ADEMAR DE BARROS INAUGURA EM UBATUBA SERVIÇOS DE LUZ ELÉTRICA, FORÇA E TELEFONE ...1948




18  de  Julho de1948   Com a presença do governador Dr. Ademar de Barros e do Ex.mo Sr. Bispo de Santos, realizam-se em Ubatuba as solenidades de inauguração dos serviços de luz elétrica, força e telefone, melhoramento devido à Companhia Taubaté Industrial e Ex.ma Família Guisard. (Taubaté Jornal).

GOVERNADOR DA PROVINCIA DE SÃO PAULO ASSINA DECRETO QUE CADUCA CONTRATO REF. A CONSTRUÇÃO DA FERROVIA TAUBATÉ A UBATUBA...1897





14  de   Agosto de 1897   Dr. Campos Salles assina decreto consideran-do caduco o contrato celebrado entre o Gover-no da então Província de São Paulo com os Srs. Sebastião Gomes da Silva Belfort e Carlos Bernard para construção de uma estrada de ferro por tração animal entre Ubatuba e Guaratinguetá com um ramal para Pinda. (Diário de Taubaté).

INCORPORADORES DA COMPANHIA CONSTRUTORA DA ESTRADA DE FERRO TAUBATÉ Á UBATUBA SÃO RECEBIDOS COM FESTA EM TAUBATÉ...



18 de Agosto de 1890 .....  Os Srs. John M. Tindall, Dr. C. e Normanton, incorporadores da Companhia Construtora da estrada de ferro Taubaté -Ubatuba, bem como os Srs. Victoriano Eugênio Marcondes Varella e Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, concessionários da mesma são alvo de outra manifestação do povo de Taubaté que os saúda defronte a suas casas. (Jornal do Povo).

INAUGURADO OS TRABALHOS DE CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO TAUBATÉ A UBATUBA.ANO 1890




E no dia 22 de Setembro de 1890   Às 9 h da manhã no Largo da Estação reali-zam-se as solenidades de inauguração dos trabalhos de construção da Estrada de Ferro Taubaté a Ubatuba. Ao ato comparecem o Conselheiro João Alfredo e mais de 2000 pessoas que o aclamam ao som de banda de música. O Côn. Benjamim de Toledo Mello faz eloqüente discurso. Há esperanças da estrada funcionar brevemente. (Jornal do Povo, Taubaté-SP).