quinta-feira, 4 de outubro de 2007

NOTÍCIAS DA FUNDART

NOTÍCIAS DA FUNDART

III Festival de Cultura Popular – Caiçarada




Será nos dias 11, 12 e 13 próximos sempre, a partir das 19:30 horas, o III Festival de Cultura Popular – Caiçarada, este ano em homenagem a Ney Martins, seu criador em 2005.

O evento consiste na valorização da cultura de raiz e mostrará não só as tradições populares caiçaras como também a de outros lugares do litoral e do interior.

Este ano a Caiçarada vai acontecer na Praça de Eventos da Avenida Iperoig, ao lado da Praça Capricórnio. Parceria Fundart/Prefeitura de Ubatuba “pretendemos firmar cada vez mais este que é um ícone de nossa cultura, bem como a Festa de São Pedro Pescador que ocorre a partir de 29 de junho”, salientou o prefeito Eduardo César.

“A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba vem desenvolvendo trabalho marcado pelo interesse de fomentar tudo aquilo que representa nosso patrimônio histórico, material, imaterial e paisagístico, fundamentais para o desenvolvimento de uma política cultural realista e necessária na afirmação da nossa memória e identidade”, disse Pedro Paulo, presidente da Fundart.

Fato importante nesse sentido é o Projeto Acervo Memória Caiçara da Profª. Drª. Kilza Setti, com base em sua tese de doutorado na USP, publicada pela Editora Ática no livro Ubatuba no Canto das Praias. Esse projeto, aprovado e apoiado pelo Ministério da Cultura e Petrobrás, está sendo instalado na sede administrativa da Fundart.

A pesquisa já vem sendo multiplicada a partir de trabalho prático com músicos, estudantes, etc., sob a orientação da própria Profª. Kilza Setti e representa uma referência cultural da maior importância para o município dando-lhe grande visibilidade e mereceu todo o apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Fundart.

“O que estamos fazendo, na prática, é a implantação de uma política cultural de raízes sólidas que produza ações construtivas na fundamentação de pontos que assegurem ao município conteúdo enriquecedor não só para a população local como também para aqueles que nos visitam. Todo e qualquer trabalho nesse sentido deve focar a revitalização constante dos nossos patrimônios: histórico, material, imaterial e paisagístico(ecológico). A partir daí é que vamos enriquecer a personalidade própria de Ubatuba e criar as bases fundamentais para nosso desenvolvimento em todos os sentidos”, disse o presidente da Fundart, que concluiu: “não podemos falar de cultura popular e de Caiçarada, sem se referir ao que fundamenta esse e outros eventos que promovemos.

Programação – Caiçarada
11, 12, 13 e 21 de Outubro de 2007



Dia 11/10 – Quinta-Feira
19:30h – Execução do Hino Nacional e Hasteamento das Bandeiras

20:00h – Apresentação de Danças Indígenas – Aldeia Guarani (Ubatuba)

20:30h – Grupo Folia de Reis Sertão da Quina (Ubatuba)

21:00h – Grupo Folia de Reis Maranduba (Ubatuba)

21:30h – Grupo Canoá (Ubatuba)

22:00h – Grupo Fandango Caiçara (Ubatuba)



Dia 12/10 – Sexta-Feira
19:30h – Grupo Congada de São Benedito (Ubatuba)

20:00h – Grupo Cirandeiros Sete Unidos (Paraty)

20:30h – Grupo Guaruçá (Ubatuba)

21:00h – Grupo Ass. Cultural Congadeiros do Bairro S. Francisco (São Sebastião)

21:30h – Grupo Raízes de Ilhabela (Ilhabela)

22:00h – Grupo Folia de Reis Pontal da Cruz (São Sebastião)

22:30h – Grupo Fandango Caiçara (Ubatuba)



Dia 13/10 – Sábado
19:30h – Grupo Moçambique da Fundacc (Caraguatatuba)

20:00h – Grupo Moçambique Alto do Cruzeiro (São Luiz do Paraitinga)

20:30h – Grupo Moçambique São Benedito (Lorena)

21:00h – Grupo Congada São Benedito (Lorena)

21:30h – Grupo Moçambique Vermelho e Branco (Guaratinguetá)

22:00h – Grupo Moçambique União São Benedito (Redenção da Serra)

22:30h – Grupo Maracatu Baque do Vale (Tremembé)

23:00h – Grupo Folia de Reis Paulista (Redenção da Serra)



Dia 21/10 – Domingo
10:00h – Corrida de Canoas na Barra Seca

10:00h – Campeonato de truco e de tranca na Barra Seca



V Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba encerra inscrições



Foram encerradas as inscrições para o V Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba. Com 341 obras, 153 artistas, 23 cidades e 02 estados participantes, o evento que será aberto no próximo dia 26 com encerramento dia 18 de novembro já tem assegurado seu sucesso.

O Grupo Setorial de Artes Plásticas, da Fundart, estima que a promoção do V Salão alcançará visitação recorde, “considerando que neste 2007 o local da exposição irá atrair maior público. O Salão de Exposições da Fundart, no Sobradão do Porto tem ótima localização, na Praça Anchieta, início da Avenida Iperoig, e trará maior visibilidade à mostra”, disse Bruno Pizzuto, Coordenador do Grupo Setorial de Artes Plásticas.

O número de inscritos demonstrou o interesse despertado pelo Salão de Ubatuba e foi grande a movimentação de artistas que procuraram a Fundart para inscrever seus trabalhos, na última semana de setembro, notadamente.

Os artistas plásticos de Ubatuba, participantes do Grupo Setorial, na Fundart, durantes este ano vêm mostrando seus trabalhos na grande maioria dos salões do Estado de São Paulo e conquistaram vários prêmios importantes.

Para o presidente da Fundart, Pedro Paulo, “a atuação dos artistas, através do Grupo Setorial, e o apoio decisivo da Prefeitura e da Fundação, têm assegurado o trabalho e a união, necessários à boa ação executiva que vem sendo colocada em prática com sucesso”.

As cidades participantes


São Paulo, Taubaté, Pindamonhangaba, Caraguatatuba, Cunha, Mogi Guaçu, São José dos Campos, Piracicaba, Caçapava, Pirassununga, Volta Redonda, Campos de Goytacazes, Tremembé, Ilhabela, Jacareí, Agulha, Fernando Prestes, Guaratinguetá, São Roque, São Sebastião, Aparecida, Jandira e Ubatuba.



Vem aí o Baile do Menino de Deus
Você não perde por esperar.



Solstício Maior e Grupo Canoá



Os dois grupos musicais estarão se apresentando na Praça Matriz no próximo dia 6, sábado, às 20:45h.

O Solstício Maior é da Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”, e o Canoá há quatro anos se apresenta mensalmente na Fundart com o programa Serestas e Seresteiros.



Autor infanto-juvenil conta histórias no Auditório Fundart


O escritor infanto-juvenil e contador de histórias, Jonas Ribeiro visitou a Fundart na última semana e deu uma “canja”. Apresentou-se na última segunda-feira no Auditório Fundart.

Exímio contador de histórias, Jonas Ribeiro é autor de 67 livros, pela Editora Nacional.

O elenco da Cia. de Teatro Abençoados por Cunhambebe, que na última quarta-feira interpretou um texto de Jonas Ribeiro, se fez presente.



Concurso Literário Ubatuba - 2007 encerra inscrições



Encerra-se nesse 5 de outubro próximo, às 18:00h, o prazo para as inscrições do Concurso Literário Ubatuba – 2007 (Concurso de Contos Washington de Oliveira; Concurso de Poesias Idalina Graça e Concurso de Teatro Infantil Tia Hêlo).



Teatro de Bolso


A Cia. de Teatro Abençoados por Cunhambebe do Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança da Fundart segue sua temporada de sucesso, apresentando-se semanalmente, nas quartas-feiras, às 20:30h no Auditório Fundart, com o espetáculo Ensaio Geral.

Sob a direção de Marilena Cabral e Fernando Moreno o grupo vem se apresentando com muita criatividade, e o propósito, além de fomentar a atividade teatral em Ubatuba, é a criação de público de teatro, com vistas a construção do teatro da cidade, projetado para o local que abrigava o Cine Iperoig, na Praça da Matriz, e a inauguração do auditório da Casa da Cultura, no antigo Fórum, hoje com a Fundart, que receberá o nome de Ney Martins.



Fundart e Secretaria da Cultura do Estado firmam parceria


A Secretaria de Estado da Cultura e a Fundart firmaram parceria e a partir do último final de semana tiveram início as ações do Projeto “Ademar Guerra”, que tem por objetivo capacitar os grupos de teatro amador, com técnicas que assegurem o melhor desempenho artístico desses grupos.

Paulo Cardoso é o professor indicado para Ubatuba. Detentor de currículo que o capacita profissionalmente a preparar atores e diretores, Cardoso ainda presta assessoria técnica para projeto e construção de casas de espetáculos. Fernando Moreno, Coordenador do Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança, da Fundart, e Marilena Cabral coordenam os trabalhos pela Fundart.

Para Paulo Cardoso “o grupo com quem trabalhei no final de semana é bom, e podemos desenvolver um trabalho interessante que irá melhorar as produções que já vêm sendo feitas, com apresentações públicas do Teatro de Bolso de Ubatuba”.

Marilena Cabral e Fernando Moreno salientam a importância do trabalho que resultará na formação de público de teatro sabendo-se que o projeto do teatro de Ubatuba já está pronto.



Teatro de Bolso, a opção que deu certo

Texto: Celso T. Leite




A “Cia. de Teatro Abençoados por Cunhambebe” será uma alternativa positiva para a famigerada maldição de Cunhambebe usada para justificar tudo o que deu errado em Ubatuba. É o próximo passo da oficina de teatro da Fundart, coordenada por Marilena Cabral que atualmente desenvolve em parceria com Fernando Moreno, coordenador do Grupo Setorial de Artes Cênicas e Dança, o “Ensaio Geral” todas as quartas-feiras, a partir das 20:30h, no Sobradão do Porto.

É um Teatro de Bolso com textos versando sobre diferentes situações do dia a dia extraídos de autores consagrados como Drummond e Veríssimo. Os 7 quadros permitem o aproveitamento de 18 atores que se revezam e ganham muitos aplausos, pois são criadas situações cômicas. Vale a pena conferir, a diversão é garantida. Até o final do ano será mantido o mesmo repertório. Depois de Ensaio Geral, entrará em cena novo texto batizado de “Sem Título”, ainda em fase de preparação.

A oficina de teatro da Fundart, com ensaios às segundas, terças e quintas, no prédio do antigo Fórum, na Praça Nóbrega, conta com 35 participantes a partir dos 10 anos de idade. Segundo Marilena Cabral, vivendo nova experiência na direção artística sem abandonar o palco, a cidade conta com atores de talento que certamente serão reconhecidos mais tarde. A criação de uma companhia de teatro, a exemplo da Lira “Padre Anchieta”, é uma forma de avançar e profissionalizar o setor, diz Marilena.

O coordenador do grupo setorial, Fernando Moreno, ator e produtor, é outro que aposta no teatro de bolso como modalidade mais apropriada, pois com a seleção de vários temas torna-se possível a movimentação do maior número de atores e atrair público.

Depois da encenação, em julho deste ano, da “Rebelião da Ilha Anchieta”, com mais de 30 atores no próprio local do levante de 1952, o grupo de teatro da Fundart já vem estudando a montagem de outra peça até o final do ano.



"A música além da sala de concerto"

Por: Amarildo da Hora




O música na praça, evento realizado pela Fundart e Sociedade Lira “Padre Anchieta” apresenta neste sábado 06/10 às 20:45h na Praça Exaltação a Santa Cruz, toda a arte do Grupo Canoá e Grupo Solstício Maior. O duo promete uma noite de muito lazer, cultura, humanização para toda a família ao som da melhor música do mundo, a música brasileira.



Em breve o maior espetáculo de dramaturgia musical do litoral norte:

O BAILE DO MENINO DEUS.



Acesse nosso site:
www.fundart.com.br
Nossa cultura em um clique!

Uns podem, outros... não (Autor Luiz Moura)



Edificação em imóvel situado na praia do Félix, região norte de Ubatuba.


A imagem ao lado, resultado da digitalização de uma cópia reprográfica originalmente em preto-e-branco, segundo informações colhidas de terceiros, retrata uma edificação com altura de quatro pavimentos sendo executada na praia do Félix, região norte de Ubatuba. Permissões como essa só fazem crescer a indignação da comunidade ubatubense que vê a “Justiça” impedir os caiçaras de obterem o sustento (e a moradia digna) em suas próprias terras.

Fica aqui minha manifestação de repúdio aos que contribuem, de uma maneira ou de outra, para agravar a situação dos donos das terras localizadas dentro do tal “Parque Estadual da Serra do Mar”.


FONTE : UBAWEB/SEÇÃO

Casa do Artesão será inaugurada nesta sexta-feira em Ubatuba

Ubatuba - A Associação dos Artesãos de Ubatuba concretiza, nesta sexta-feira, 5, um grande sonho. A partir desta data, a Casa do Artesão passará a funcionar no Espaço Cultural Azul Marinho, situado na Avenida Iperoig. Ao todo, são 60 artesãos e mais de 1200 peças que formam uma grande variedade de cores, formas, materiais e utilidades.
A inauguração acontecerá a partir das 20h, para artesãos e convidados. Já no sábado, a entrada é livre para o público. O horário de funcionamento da Casa do Artesão, fora da temporada, será das 9 às 19 horas de segunda a quinta e das 9 às 23 de sexta-feira a domingo. Na temporada, o horário das 9 às 23 horas vale para todos os dias da semana.

(Fonte: PMU)