terça-feira, 13 de setembro de 2016

CHEGANDO E FICANDO POR AQUI.

Jorge Tudan



               Escutando a narrativa a respeito do Sr. Igawa, fiquei sabendo de muitas coisas relativas ao seu empreendimento (Iwashi – Indústria e Comércio Ubatuba S/A, e, depois, Iwashi –Irmãos Igawa S/A), no Canto do Acaraú, no tempo em que aquela avenida ainda tinha o nome de 9 de julho. Mais tarde a denominação passou a ser Avenida Leovegildo Dias Vieira. Na verdade, tenho um monte de pistas para outros textos, outras pesquisas. 


UBATUBA, DOS DESTEMIDOS E TRAÍDOS TUPINAMBÁS AO PROGRESSO

Ubatuba faz parte de uma região litorânea maior ocupada pelos índios tupinambás. A primeira possível referência ao local aparece na obra de Hans Staden, que teria permanecido em uma aldeia chamada Uwatibi. Tanto Hans Staden quanto outros autores europeus da época mencionam que o chefe supremo dos tupinambás eraCunhambebe e que seu território se estendia desde o rio Juqueriquerê, emCaraguatatuba, até o cabo de São Tomé, no leste do estado do Rio de Janeiro, abrangendo também todo o território ao longo do rio Paraíba do Sul.


CUNHAMBEBE , PAI E FILHO TUPINAMBÁ.........









Estatua em Homenagem a Cunhambebe, grande chefe da nação Tupinambá


A história de Ubatuba é marcada por personalidades ilustres.Dentre todas elas uma se destaca:Cunhambebe ,porem poucos se atentam ao fato de haver dois Cunhambebes, o pai e o filho.O Pai não menos ilustre,foi responsável pela captura e cativeiro de Hans Staden , e é citado pelo mesmo em seu livro “hésculeo e destemido”.