quinta-feira, 1 de julho de 2021
FESTA DE SÃO PEDRO PESCADOR
A Festa de São Pedro Pescador, em Ubatuba, teve inicio às 10 horas do dia 29 de junho de 1923. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas às outras. Na época, não havia a imagem de São Pedro, doada pelo padre alemão Hans Beil após 19 anos de celebração, apenas em 1942.
Ubatuba (SP) realiza primeiro ato do 'Boi de Conchas' 2021
Realizado no dia de São Pedro pescador, 29 de junho, o 1º ato do auto retratou, como de costume, o nascimento, vida e desaparecimento do Boi de Conchas
Na última terça-feira (28) foi realizado o primeiro ato do Boi de Conchas 2021: “Renovos Tempos”.
A celebração foi realizada na praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, no Litoral Norte do estado de São Paulo.
17º SALÃO UBATUBA DE ARTES VISUAIS
Estão abertas as inscrições para o 17º Salão Ubatuba de Artes Visuais que acontece de 28 de outubro deste ano a 28 de janeiro de 2022, de forma virtual, em site dedicado exclusivamente para exposição, devido à situação excepcional causada pela pandemia. Artistas de todo o país podem participar com até três obras de diferentes linguagens.
BOCA DA BARRA, CANOAS, FESTAS...
1945 - Rio Grande de Ubatuba - boca da barra (Arquivo Borges Schmidt)
Boca da barra é o lugar onde o rio se encontra com o mar. Quase sempre é por ela que embarcações entram e saem no dia a dia de quem vive da lida no mar, de quem também se distrai nele. No caso de Ubatuba, por dar acesso ao Mercado de Peixes, o movimento é intenso. Em outros tempos, também era ali o local de contemplar embarcações abarrotadas de produtos da terra, trazidos de localidades mais distantes, desde o Camburi, Picinguaba e outras praias. Vinham vender seus produtos; ali era a rampa onde se puxavam as canoas. Até hoje é comum encontrar caiçaras se referirem àquela rua (Esteves da Silva) como Rua da Rampa.
HAJA DISPOSIÇÃO.
Tio Ciro do futebol (Arquivo Ubatuba)
Tio Francolino, morador do Sertão do Corcovado, adorava uma prosa. Numa ocasião, enquanto esperávamos o ônibus no ponto da praia Dura, ele nos contou de um grupo, de rapazes e moças, que viera de Caraguatatuba, quando a estrada nem era concluída, para uma partida de futebol no centro de Ubatuba, onde hoje é a praça 13 de maio. (Quem a conhece precisa saber que ali era tudo plano, um areal até a gestão Pedro Paulo - 82 a 86 - quando recebeu aterro, ganhou uns morrotes, mais árvores e outros detalhes paisagísticos). Na hora fiquei imaginando um monte de gente diferente por ali, onde estávamos.
Assinar:
Postagens (Atom)