sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

UBATUBA - A HISTORIA DO TRANSPORTE VIA AEREO EM UBATUBA

Imagem de arquivo/ilustrativa




Ainda no ano 1967, um exemplo de visão na exploração do turismo no município, foi o crédito da VASP – Aviação Aérea de São Paulo, que servia a cidade de Ubatuba, com uma linha aérea semanalmente, trazendo de longe aqueles visitantes à Ubatuba.

Vale lembrar, que antes mesmo dos anos 60, um tráfego aéreo trazia visitantes e turistas dispostos a uma aventura de travessia do planalto, sobre a crista da serra do mar. Em um curto tempo de viagem, em uma linha reta de 160 quilômetros, pequenos aviões, modelos como os chamados “Stinson”, para 3 passageiros, cruzavam os céus, desde São Paulo até Ubatuba, em uma viagem de aproximadamente 50 minutos. 


ESPECIAL UBATUBA, ESPAÇO , MEMORIA E CULTURA - 17 ª PARTE

3. O DIA A DIA DE UBATUBA, DO NASCER AO POR DO SOL

O título escolhido para o fechamento deste primeiro capítulo diz respeito ao cotidiano da cidade, objeto de estudo. Um cotidiano sustentado pelo turismo e pela pesca, atividades do dia a dia de Ubatuba que permitem que esta funcione no contexto contemporâneo de sua urbanização.

Ubatuba é uma área turística importante do litoral brasileiro pelos admiráveis atrativos naturais e pela riqueza de suas tradições culturais como vimos nos itens anteriores. Por isso, nos permitiremos ensaiar algumas considerações a respeito deste interstício entre a pesca e o turismo que nos mobilizou nesta aventura de escrever sobre este destino turístico e reforçar a consistência do que sua cultura autóctone foi capaz de produzir.

ESPECIAL ECHO UBATUBENSE.....Parte 10....

ESPECIAL ECHO UBATUBENSE........................

Resumo de mais uma edição do jornal ECHO UBATUBENSE , o primeiro jornal lançado em Ubatuba, edições semanais, publicado entre 1896 a 1897....

CONFIRA O RESUMO DO NÚMERO : 20
Anno I
Editado e distribuído no dia 21 de fevereiro de 1897

O primeiro destaque da primeira pagina do jornal , divulga artigo, sobre o fallecimento do Sr. José Albano Cordeiro, texto transcripto das collumnas do Jornal do Commercio do Jornal do Commercio e escrito pelo Snr. Dr. Esteves da Silva, Redactor Chefe do Echo Ubatubense.
O artigo refere-se ao fallecimento de um dos membros de sua respeitável família,e, pezarosos por esse infausto acontecimento, damos como justa homenagem o lugar onde salienta as qualidades e os serviços prestados pelo illustre morto: é o conhecido e distinto engenheiro Dr. Jose Albano Cordeiro, tio de nosso prezado amigo Dr. Esteves da Silva, que achando-se actualmente n ´aquella cidade, passou infelizmente pelo desgosto de ver o desapparecimento do seu parente e amigo.