sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Quem vai pôr no chão [em Ubatuba]?


CONFIRA ESSA MATÉRIA , CUJO ORIGINAL FOI PUBLICADA NO EXCELENTE SITE:
WWW.UBAWEB.COM

TEXTO DE NENE   VELOSO 100% CAIÇARA
 
 
05-10-1967 - 26-12-2012 = 45 anos
Nenê Velloso 
Veja como ficaria a cidade se os melhoramentos na malha viária existente fossem implantados.
Em vermelho: mostra o prolongamento e alargamento das vias existentes.
Em roxo: mostra o traçado primitivo da BR-101, o trevo e, ao lado, a Estação Rodoviária e a BR-101 via Monte Valério/Rio Escuro, proposto pelo prefeito Matarazzo e aprovado em 1967.
Em preto: a BR-101 existente e a Rodovia Oswaldo Cruz - SP-125 (Ubatuba-Taubaté).
Preste atenção nos dois extremos: no canto da praia do Perequê-Açú, no rio Indaiá, uma marginal com 15 metros. No canto da Praia do Itaguá, no rio Acaraú, outra marginal se interligando com a reta da praia Grande e, uma rua de ligação entre a Rua Capitão Felipe e a marginal.
Agora, veja a Grande Avenida da Orla: Av. Manoel da Nóbrega, teria um alargamento de mais 8 metros para acompanhar o mesmo gabarito do início que é 20 metros, e mais uma Av. Central (hoje obstruída) e a Av. da Praia. Poucas cidades têm tantas opções para melhoria da malha viária, em Ubatuba nada foi aproveitado, tudo perdido.


domingo, 23 de dezembro de 2012

O MUNDO NÃO ACABOU


É preciso muita tranquilidade para apreciar o Boi de Conchas.


                Como é importante cada elaboração cultural deste planeta! Imagine a sabedoria dos povos maias, na América Central, ser tão respeitada mesmo depois de tantos séculos da dominação dos povos europeus, das culturas de massas que dominam a mídia! Hoje estamos, de acordo com os conhecimentos dessa cultura indígena, iniciando um novo ciclo.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ESPECIAL : Livro UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA... PARTE 6.........




...No vai e vem das maquinas e basculante  iam compactando o piso com o próprio peso....
Na Praia da enseada  a estrada desviou pela praia de areia dura, subindo o morroteonde estava o armazém do Maciel em direção ás Toninhas ,  Praia Grande e á cidade   por caminho municipal.

A utilização de trechos em praias , garantia a movimentação de veículos, ainda que em precário e dependente do movimento das marés, pratica realizada para fluir  das obras . Antes d e enfrentar o Morro do Maciel, uma nova e desafiante empreitada,  foi autorizado a construção um acampamento, em caráter provisório, feitas com divisórias de madeiras , para acomodar cerca de 200 trabalhadores ..


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O CHAPÉU NOSSO DE CADA DIA



A nossa turma da apicultura não pode nunca ficar sem chapéu!


                Houve um tempo em que o chapéu, esse produto cultural tão antigo, era indispensável para se sair de casa. De dia ele nos protegia das chuvas finas e dos raios solares, “para não esquentar os miolos”; nas noites a proteção era contra o sereno, a friagem natural que podia deixar resfriado, “capaz de ficar constipado”.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A PRAÇA DA MATRIZ








    Eu tenho a impressão que atravessamos mais uma crise na cidade. Por que digo isso? Porque os lugares estão deteriorados, desagradáveis e desvalorizados. Também as pessoas parecem apáticas, não se importando com o desleixo reinante. Para me fazer entender, recorro à imagem da Praça da Matriz retratada há algumas décadas.

ESPECIAL : Livro UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA... PARTE 5.........





Do livro  de Justo Arouca...

Do autor desse blog, fiquei devendo aqui a atualziação e publicação no dia 11/12, me desculpem, pois o livro estava emprestadao, agora de volta as minhas mãos ,s egue um resumo de mais uma parte do mesmo...

Boa Leitura...


.................

EXPRESSO  MANDIOCA....


Alguns trechos  da  estrada já tinha sido inaugurados , e a cada  vez que o trecho da estrada ficava mais distante da cidade de Caraguatatuba,  aumentavam as exigências de ter um transporte coletivo, para efetuar o transporte da população de um bairro para outro....Mas não havia condições de rodagem de ônibus, pois em alguns trechos a estrada passava pelas praias  de  areia dura, mas  logo acharam uma solução : era o caminhão do Gonçalo Pacheco, para tanto foram improvisados alguns bancos de tábua, uma improvisada cobertura de lona, e ai estava pronto o primeiro transporte  coletivo, o qual ligaria o centro de Caraguá aos bairros...

domingo, 25 de novembro de 2012

ESCAPAR DA CRUZ É UMA VIRTUDE




                Em 1º de abril de 1851, no Paço da Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo, Barbosa da Cunha assinou o seguinte documento:
                A Assembleia Legislativa Provincial decreta:
                Artigo único: Fica elevada à categoria de Cidade a Vila de Ubatuba, com a denominação de Cidade de Santa Cruz de Ubatuba, revogadas as disposições em contrário.
                - A cruz se foi. Foi o que eu disse numa roda de prosa, onde quase todos eram adolescentes. Sabe como eles  rebateram esta afirmação?
                - Será? Você acha mesmo?

A IMPORTÂNCIA DA LEI



 

                Em 2001, na Câmara Municipal de Ubatuba, aconteceu um encontro que gerou o documento Quilombos – a hora e a vez dos sobreviventes. Dentre os participantes estavam as saudosas  comadre Vitória e tia Astrogilda, o seo Genésio dos Santos , o Antônio Antunes e outros. Na verdade, era uma conquista se consolidando a partir de um trabalho de graduação individual (TGI) do meu irmão Domingos Fábio dos Santos, onde a estrela foi a finada dona Maria Galdino, uma descendente de escravo, natural da Praia da Raposa.

ESPECIAL DO LIVRO - UBATUBA , ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA ... PARTE 87..


A comunicação em sociedade radica na habilidade humana da linguagem. Mas, foi apenas a passagem da linguagem oral para a escrita que permitiu à comunicação vencer as determinantes do tempo e do espaço.

Nesse sentido, a escrita é o alicerce do processo social que possibilitou o registro e a transmissão rigorosa das informações de geração em geração, sem incorrer na infidelidade dos processos de transmissão oral cujo suporte era a memória. O surgimento da imprensa foi a primeira etapa da democratização da cultura, mas ao mesmo tempo, desencadeou-se um processo de estandarização e simplificação das mensagens, o que veio a vulgarizar essa mesma cultura. A noção de espaço público cobra assim relevância, pois se constrói de opiniões e decisões políticas nas quais se legitima o exercício do poder como vimos anteriormente. Trata-se do espaço do debate e do uso público das razões argumentativas. Entretanto, a explosão da imprensa transferiu para os jornais e revistas, os debates que antes se desenvolviam em lugares como cafés, clubes e salões, nos quais se falava de política, economia, literatura e arte.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Fazenda da Caixa: um fragmento de história em solo...": parte 2



Recebi do Sr.  Eduardo Barbosa, engenheiro e apaixonado por Ubatuba. um e-mail interessanbte , o qual só vem a enriquecer a história da fazenda da caixa

Pesquisando sobre a caldeira existente na antiga fazenda da Caixa, hoje bem corroida mas ainda um monumento da história de Ubatuba que deveria ser melhor preservada, obtive através do sr. Zé Pedro, figura conhecida na região, neto de escravos e dono de cultura muito interessante, que esta caldeira chegou de navio no seculo 19, entre 1850 e 1880, dificil acertar a data, para tocar a fazenda existente na época e que cultivava cana.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

ESPECIAL - LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA " . PARTE 87


Os matizes culturais e o confronto entre as culturas que a mídia é capaz de suscitar, trazem à tona a questão da identidade pessoal, coletiva, nacional e étnica. Neste sentido, desde o início desta obra viemos ressaltando aqueles aspectos mais substanciais da cultura ubatubense, que se delinearam no decorrer da história de seus habitantes e dos valores pelos quais estes lutaram em favor da tradição e dos costumes que hoje estão adquirindo uma nova fisionomia.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

RADIO IPEROIG AM......A PRIMEIRA RADIO DE UBATUBA -SP..


A primeira estação de rádio de Ubatuba – Rádio Iperoig – AM. A Rádio Iperoig foi a primeira emissora de rádio de Ubatuba e, segundo informações fornecidas pelo radialista Clementino Soares, ubatubense, cooperador e locutor nos primeiros anos da rádio Iperoig, o surgimento da rádio se deu por volta do ano de 1957. Antonio Topedini Pagâno, engenheiro eletrônico e também funcionário da VASP - Viação Aérea São Paulo - recebeu a autorização para a implantação da rádio no Litoral Norte – Ubatuba e Caraguatatuba – o Sistema de Radiofônica em A.M. O próprio Topedini foi quem montou os dois transmissores e outros aparelhos para as rádios na oficina da própria VASP e, na mesma época são inauguradas as Estações de Rádio-difusão: Iperoig de Ubatuba e a Oceânica de Caraguatatuba.

ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA"...PARTE 86


Nos primeiros anos deste milênio Ubatuba sofreu algumas alterações, de ordem naturais, com as grandes chuvas e enchentes, ou com aquelas realizadas pelo próprio homem., como as invasões cada vez maiores em encostas de morros, casas construídas irregularmente, levando sujeira e poluição aos rios e até as nascentes que abastecem as caixas de água da Sabesp. Esses problemas têm sido enfrentados pelas últimas administrações públicas, por prefeitos que tentam resolver de forma prática, mas que encontram grandes resistências.


  1. UBATUBA NA VOZ DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

A construção de uma cultura está diretamente relacionada com o conceito de comunicação, por isso, nos referiremos neste item, ao modo como Ubatuba foi expressando, principalmente nos meios: jornal e rádio, o seu desenvolvimento cultural. Também falaremos da sua inserção na mídia nacional que sempre viu neste espaço natural, uma forma de apresentar vestígios remanescentes da cultura brasileira.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

UMA RESTINGA FANTÁSTICA


UMA RESTINGA FANTÁSTICA

Praia da Lagoa - Fonte: Google

                Diógilei Trada, da cepa caiçara dos Zacarias, tem buscado conhecer mais sobre a nossa terra. Que bom!
       Hoje, para contribuir com ele e outros, dou algumas dicas sobre a Praia da Lagoa que, até o começo da década de 1980, vivia praticamente isolada. A partir da divisa sul (Canto das Galhetas), é a quinta praia de Ubatuba. É uma praia profunda, de tombo. Bem preservada, lógico! Por isso que caberia às secretarias de Turismo e/ou Meio Ambiente uma atenção especial. Por mim, tudo aquilo, desde a Caçandoca, seria tombado como Reserva Caiçara.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

UBATUBA 2005.........Resgatando a história de Ubatuba


 
 
 
Divulgação 
  Ten. Samuel e Mara.
Ten. Samuel é o grande pesquisador da história da ilha Anchieta, há anos vem juntando documentos e depoimentos das pessoas que estiveram ligadas a ilha até a época da rebelião. Este trabalho já resultou num livro "Ilha Anchieta - rebelião, fatos e lendas" na terceira edição. O trabalho continuou, está pronto o seu segundo livro "Ilha Anchieta - O prisioneiro do Pavilhão 6" que teremos a oportunidade de fazer o lançamento no próximo dia 14 de novembro na Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.
O trabalho não para. Neste sábado, tivemos a oportunidade de juntar mais informações e história. Dona Ivone Guadix, que já havia colaborado no primeiro livro com a letra da canção de um prisioneiro, agora nos proporcionou o encontro do Ten. Samuel com Dona Mercedes Marques do Vale, filha de Antonio Marques do Vale.


UBATUBA 1973........INAUGURADA NOVA ALA DA SANTA CASA DE UBATUBA..


UBATUBA 1973...SANTA CASA RENASCE...


GRANDES UBATUBENSES..... CICERO GOMES E JURANDIR SOARES BELO


E pegaram o saudoso   advogado e radialista CÍCERO GOMES de surpresa,  ele e o nosso  amigo JURANDIR SOARES BELO....., O POPULAR JURABELO, AMIGOS DE TODOS......

GRANDES UBATUBENSES.....GRILO E JOÃO ALEGRE..



GRILO    E   JOÃO ALEGRE....   DOIS ETERNOS  CANTADORES UBATUBENSES....   CANTAVAM   E  ENCANTAVAM     UBATUBENSES, UBATUBANOS E TURISTAS...SAUDADES...GRANDES ARTISTAS  E  PERCUSSORES DA MUSICA  CAIÇARA...

ASSIM ERA A FRENTE DA ANTIGA SANTA CASA DE UBATUBA



UM  VISUAL   ANTIGO DA FRENTE DA NOSSA  SANTA CASA, A QUAL PASSOU  E PASSA ATUALMENTE POR  GRANDES TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS.....OS   ANOS PASSAM  E  A  NOSSA  SANTA CASA SEGUE SENDO MODIFICADA,  SEMPRE  PARA PODER MELHOR ATENDER OS UBATUBENSES, UBATUBANOS  E   TURISTAS  ....AO  LADO  ESQUERDO TEMPO  O ANTIGO VELÓRIO E A ESQUERDA A FACHADA  DA ANTIGA SANTA CASA, A QUAL FOI MANTIDA  , SENDO QUE DEMAIS PARTE DO ANTIGO PREDIO FOI TOTALMENTE DEMOLIDO PRA DAR LUGAR A NOVA SANTA CASA DE MESERICORDIA DE UBATUBA – SP....( OBs...Foto enviada por e-mail, data não informada)...



quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DO LIVRO " UBATUBA , ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA"... Parte 4

 

 

 

......Era a manhã de um domingo, dia 28 de setembro de 1952...Após uma rápida reunião , uma decisão fora tomada, todos enfrentariam o morro a pé..., claro que só podia a pé..

O capitão do time  do XV de  Novembro/Caraguatatuba, disse a todos que eles precisam honrar o nome do prefeito.....   Primeiramente tinham que atravessarem o rio por uma ponte, a qual não parava de balançar, era tão insegura como apavorante..., e assim um a um foram todos passando pela ponte, segurando numa corda , a qual estava a esticada de ponta a ponta, e por uma trilha de mata fechada, por uma picada estreita, em terreno íngreme, com vários pedaços de árvores espalhados pelo caminho, 


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Complemento da série `Anjos da saúde´ - parte 1






Profº Dr Samuel Barnsley Pessoa (1898 - 1976).



Antes de entrarmos no mérito, veja quem foi o Profº Samuel Barnsley Pessoa.
Nascido em São Paulo, filho de médico paraibano e de mãe inglesa, Samuel Pessoa formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1921.
Desenvolveu longa e rica carreira de professor e investigador, o que permitiu sua caracterização como “o grande mestre da Parasitologia sul-americana”, tendo fornecido importantes subsídios para a ação contra as grandes endemias parasitárias.
Como afirmou ao assumir, em 1931, a cadeira de Parasitologia da Faculdade de Medicina, procurou manter-se coerente com o objetivo de “atribuir sempre a maior prioridade aos verdadeiros problemas no sociológicos do homem brasileiro”.
Desde cedo, defrontando com a dura realidade social, através de seus trabalhos de campo, transformou-se num ardoroso contestador de um sistema de organização social que permitia a manutenção das condições subumanas em que vivia a grande maioria do povo.
Perseguido pelo regime implantado com o golpe militar de 64, foi injustamente acusado de “haver transformado seu Departamento em verdadeira fábrica de subversivos”, e viu extremamente dificultado seu acesso as instituições de pesquisa. Ainda assim manteve sua produtividade até sua morte.

Complemento da série `Anjos da saúde´ - parte 2 -FINAL




O relato do Seu Filhinho sobre os médicos deixou muito a desejar: vários nomes de médicos errados, além disso, não há datas, tornando-se sem valor histórico. Na minha pesquisa não encontrei alguns médicos que ele citou, inviabilizando a procura por falta de datas. A minha relação de médicos foi extraída dos atestados de óbitos.
Página nº 108 - Nesta página ele joga uns confetes nos médicos: “Theófilo, Miguel, Juscelino, Adolpho, Davidson, Amauri e Francisco”, que não têm nada a ver com o Posto de Saúde, eram médicos da Santa Casa e chegaram aqui durante e depois do prefeito Matarazzo, ainda não tinham amizade com ninguém.
Continua Seu Filhinho: “Mas, vieram também aqueles que não se conformavam com a Farmácia do Filhinho: como o Dr. José Carlos de Miranda (o correto é João), Dr. Alencar Abdalla (o correto é Antônio), Marcio de Meira Campos (o correto é Marcial de Moura Campos), Pedro de Mello (o correto é Paulo).
“Para ilustrar a assertiva falemos ao menos de um desses, o Dr. José Carlos de Miranda, que veio com exclusiva finalidade política de me combater, de me derrotar, decidido a quebrar a crista do boticário vitorioso”.
Antes do Seu Filhinho deixar o cargo de prefeito, o Dr. Miranda conseguiu reabrir o Posto de Saúde em abril de 1938 em caráter definitivo, derrotando e quebrando a crista do boticário vitorioso.



Projeto: Nossa Praça Viva [em Ubatuba]

AAMuC
 
Ubatuba tem lugares privilegiados que nem estão catalogados como potenciais de transformação da cidade. Também tem muitas pessoas dispostas a contribuírem nos atalhos da memória. Da nossa memória! A nossa Praça 13 de Maio é a escolhida para a primeira oficina de memória.


Objetivos

1. Recuperar e recolher imagens da praça (fotografias, gravuras e outras).
2. Recuperar e recolher textos que fazem referência à praça (artigos de jornais, convites, contos, poesias etc.).
3. Estimular a produção de textos a partir da memória das pessoas em convivência com a praça.
4. Criar um vídeo com depoimentos de pessoas sobre algum fato que envolveu a praça.




UBATUBA 2003.....Surfistas plantam palmito e jundu em Itamambuca


Clínica de surf feminino incentiva atitudes responsáveis

Ubatuba - Realizado na praia de Itamambuca, no último final de semana, o 3o surf camp Girls Go Surf! deixou uma valiosa contribuição à praia. As 30 surfistas que participaram do evento, incluindo as alunas da Escolinha de Surf do Zecão, plantaram 30 mudas de palmito juçara, no sábado, e 50 mudas de jundu e de uma outra espécie de vegetação de restinga, no domingo. Produzidas pela Ambiental Saíra, parceira da SAI (Sociedade Amigos de Itamambuca) em diversos projetos ambientais, as mudas de juçara foram doadas por colaboradores da campanha de reflorestamento das áreas verdes e as de jundu, pelo Supersurf. O campeonato foi realizado em julho e causou polêmica na época, devido ao palanque ter sido montado sobre uma área em que se tentava a recuperação do jundu.


UBATUBA 2003.....Picinguaba ganha obras para turistas



Ubatuba - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente inaugura na próxima sexta-feira a nova estrutura da base de visitação pública do Núcleo Picinguaba, do Parque da Serra do Mar, em Ubatuba.
A base ganhou estacionamento, churrasqueira e nova guarita. Também foram realizadas reformas na hospedaria e no centro de visitantes.
A obra foi realizada com recursos do projeto de preservação da mata atlântica criado por meio de parceria entre os governos do Brasil e da Alemanha.


UBATUBA 2004.....Grupo denuncia uso de prédio público



Ubatuba - A coligação Viva Ubatuba, encabeçada pelo candidato Pedro Tuzino (PSDB), protocolou esta semana representação na Justiça Eleitoral de Ubatuba pedindo a cassação da candidatura de Eduardo César (PL), da coligação Resgate Ubatuba, por suposto uso da máquina pública em sua campanha.
Eduardo César também é vereador e é acusado pelos adversários de usar, sem solicitação prévia, o prédio da Câmara para receber a visita do deputado federal Valdemar Costa Neto (PL), no último domingo.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Rogério Frediani (PTB), que também é candidato a prefeito, o vereador Eduardo César não poderia ter utilizado o prédio por não ter feito solicitação prévia e por se tratar de um evento de campanha. "O vereador não comunicou a ninguém sobre o evento", disse.



MEMORIA ESPORTIVA 2004...Mundial de Damas esquenta Ubatuba


Campeonato reúne dois campeões mundiais e seis nacionais até o dia 6; prêmio é de US$ 5.000

Ubatuba - A badalação dos esportes radicais em Ubatuba abriu espaço esta semana para uma das práticas esportivas mais nobres do mundo, o jogo de damas.
Até o dia 6, quarta-feira, algumas feras mundiais como Yuriy Anikeev, da Ucrânia, I. Kybartas, da Letmania, Ian Dosca, da Moldóvia, os brasileiros Francisco Jovino, Francisco Marcelo Araújo, Fernando Moretti, e o joseense Augusto Carvalho, estarão concentrados no Ubatuba Palace Hotel disputando US$ 5.000 e o título mais cobiçado da modalidade, a categoria absoluto.



MEMORIA ESPORTIVA 2004....Surfe: ubatubense domina 1º dia no Sul

LITORAL VIRTUAL....Sexta-feira, 01 de outubro de 2004 - Nº 1128


Surfe: ubatubense domina 1º dia no Sul

Ubatuba - O surfista Diego Santos, de Ubatuba, conhecido como Ronaldinho, foi o destaque do primeiro dia do Billarbong Pro Junior, na Praia da Joaquina, em Florianópolis. O surfando ondas de média de 1,5 metro, o atleta conseguiu a melhor nota do dia em uma onda, 8,33, e a melhor somatória das duas melhores ondas, 13,33. "Foi um dia muito bom. Melhor porque eu consegui esses 8,33 que vão me dar tranqüilidade para as outras baterias", disse. O Billabong Pro Junior é uma das duas seletivas para o Mundial Pro Junior que será realizado em janeiro do ano que vem, em North Narrabeen, Austrália. (Fonte: ValeParaibano)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

NÃO É DEUS....


                   
                 Para os caiçaras, alguns sinais através de outros seres desta terra são reveladores, preveem coisas com certa antecipação. Por exemplo: a correção de formigas morro acima é sinal de chuva muito intensa, que pode alagar tudo. Também é certo: sapos, saracuras e bugios, quando estão assanhados, fazendo o maior alvoroço, é chuva certa antecedida de vento sudoeste. Ventania anunciada é outra especialidade de grande quantidade de urubus, logo após o meio dia, no céu.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

VISUAL DA PRAIA DO CRUZEIRO - ANTIGA PRAIA DE IPEROIG...



Olha bem lá no fundo , onde hoje é o Aeroporto de Ubatuba , existia apenas mato....E o inicio daquela q. um dia viria a se chamar Av. Iperoig......., cadê o CRUZEIRO a direita, olha o banquinho sobre as árvores ,...ponto de encontros e desencontros  dos enamorados  ubatubenses.....Bons tempos q. não voltam mais...ficaram  e ficam apenas nas lembranças e nessa maravilhosas fotos...

AVENIDA IPEROIG...............



EIS COMO JÁ FOI UM DIA , A   AVENIDA IPEROIG , INICIO DA MESMA , DEFRONTE O CASARÃO DO PORTO, O QUAL NÃO APARECE NESSA FOTO...AO FUNDO AS PALMEIRAS IMPERIAIS DA PRAÇA DA MATRIZ E A FRENTE DA IGREJA DA MATRIZ.......

PRAÇA DO CASARÃO DO PORTO


Assim  era o canto esquerdo da Avenida Iperoig há muitos, mas há muitos anos atrás.....Ainda nem existia a Avenida Iperoig....

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

GRANDES UBATUBENSES.... Jorge Fonseca ..





Este depoimento nos mostra a força e a sabedoria do cotidiano de um caiçara,  do ubatubense Jorge Fonseca

Jorge Fonseca tem 81 anos, nascido em Ubatuba, é filho de Jesuíno Joaquim da Fonseca e Donária Maria da Conceição. Ele fala da origem de sua família e diz que seu avô, pai de Donária, era Antônio Lopes Guimarães - neto de francês, que juntamente com Dona Maria Alves, chegou ao município vindo de Rio de Janeiro. Antonio já estava viúvo, porém casou-se novamente com Izabel da Conceição, uma índia mestiça descendente de escravos. Antônio Lopes, avô de Jorge Fonseca adquiriu terras em Ubatuba de Dona Maria Alves, transformando-as em fazenda. Eram grandes áreas localizadas nas Toninhas, Casanga e Cedro, onde se cultivava plantações de fumo, café e cana, que depois transportavam à Santos em canoa de voga.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CONSTRUÇÃO DE CANOAS




Mulheres remadoras no rio Puruba.
 

                O ubatubense Gilberto Chieus Júnior, ex-colega do tempo de escola no “Deolindo”, mestre em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Unicamp, descendente dos donos da Fazenda Velha (produtora da pinga Ubatubana), em 2005 publicou, na Enciclopédia Caiçara (Volume IV), uma entrevista com os irmãos Néri e Manoel, mestres na construção de canoas no Sertão do Ubatumirim.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DO LIVRO " UBATUBA , ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA"... Parte 3


 Do Autor deste Blog :   caros amigos sigo aqui transcrevendo em resumo um belo livro, o qual eu ganhei do Presidente da FUNDART - Professor Pedro Paulo Teixeira Pinto...Aqui eu divido esse livro em resumo, em tempo trata-se de uma Crônica da  Reconstrução

.....Quando os morros apresentavam  trechos complicados , gastavam os  trabalhadores mais tempo para transpor-los  , a estrada  ganhava um atalho em seu traçado original, era peas praias, onde para  economizar tempo, fazia se por elas  o transporte de máquinas e trabalhadores. Quando apareciam pela frente  grandes pedreiras, eram estouradas toneladas de dinamites para abrir caminho...., caminho em direção á Ubatuba ...

domingo, 7 de outubro de 2012

ESPECIAL LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA '.... PAGINA 85





Outro pico de importância para Ubatuba, também fazendo parte desde o início da história da Aldeia Iperoig, é o “Pico do Frade”. De acordo com informações de Hélio Graciano, ubatubense amante das histórias caiçaras, o “Pico do Frade” é um dos mais elevados de Ubatuba, com duas saliências pontiagudas, está entre os bairros do Horto Florestal e o Perequê-Açú. A face do morro que é voltada para o bairro do Perequê-Açú é de formação acústica que proporciona uma grande ressonância nos ecos, repetindo-se por várias vezes e que a cada repetição, o som muda de direção. A razão deste fenômeno é por conta de que a formação é constituída por rochas de granito verde e de uma pedra que tem uma consistência de um ferro, vibrando igual a um sino, fazendo assim com que muitas pessoas que residem longe da localidade consigam ouvir latidos de cães, galos cantando e gritos de outras pessoas.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Nota de pesar: Eduardo Antonio de Souza Netto








Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento de Eduardo Antonio de Souza Netto, ocorrido dia 04 de outubro de 2012, quinta-feira, em Taubaté, SP.
Eduardo Souza tinha 60 anos e era membro do Conselho Editorial da revista eletrônica O Guaruçá, sendo colaborador do UbaWeb - O Portal de Ubatuba desde a sua criação, em 1997.
Manifestamos nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos de Eduardo Antonio de Souza Netto.
O velório está sendo realizado na Funerária Litorânea, rua Minas Gerais, 61, Centro (atrás do Tubão), e o enterro ocorrerá ainda hoje, às 16h30 no Cemitério Santa Cruz, rua Salvador Corrêa, 306, Centro.

FONTE : ubaweb

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA , ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA "....PARTE 84...


Imagem ilustrativa, não faz parte do Livro UBATUBA,ESPAÇO , MEMORIA E CULTURA... 

A proteção do parque compreende 30% das terras consideradas domínio do Estado, e ao outros 70% são de ação discriminatória por iniciativa de órgãos subordinados à Secretaria de Justiça, ou que estão sob judicie, isto é, ações de desapropriação indireta, por parte de pessoas físicas e jurídicas, alegando propriedade e reivindicando direitos sobre as terras ou indenizações de valores incalculáveis. Ainda, em todo o parque protegido, existem aldeias indígenas, como a exemplo, em Ubatuba, a Aldeia Boa Vista de índios guaranis.


UBATUBA 1970 - 1974...CAMARA MUNICIPAL_TRABALHOS DO LEGISLATIVO UBATUBENSE...



Prefeito Basílio; Eduardo Souza Netto (Presidente da Câmara) e Silvio Graça (Vice-Presidente) — com Prefeito Basílio Cavalheiro, Presidente Câmara - Eduardo Souza Netto e Vice Presidente Silvio Graça.



ALUNOS NO CINE IPEROIG...


ALUNOS_CAP_DEOLINDO_Cine_Iperoig_Com Rosângela Bentim, Roseline Marques Do Valle,Eunapio Ramos Oliveira, Annick Sophie Toth, Angela Carpinetti, Amelia Mesquita, Maria Luiza Borim,Carmem Lucia de Freitas e Luiz Moura.




UBATUBA 1888 - UM DOS PRIMEIROS CARTÕES POSTAIS DE UBATUBA....




Esse é um Cartão Postal com mais de 100 anos !! Ele é de 13 de Maio de 1888 , com a foto da Igreja Matriz e no verso,o texto para o destinatário .

* Podemos observar ricos detalhes , como a altura das Palmeiras Imperiais, que hoje estão bem maiores !

HOMENAGEM......Formandos de 1969 -





Amigos. Formandos de 1969 - ginásio Cap. Deolindo— com Alexandrina Silveira Franco, Jurema Soares Dos Santos, Tonia Cursino e outras 14 pessoas.

Essa foto não foi da formatura do Ensino Médio, antigo curso clássico, esta foto foi da formatura da 4ª série ginasial da nossa escola "Dr. Esteves da Silva",e a festa de nossa formatura foi no extinto Restaurante Trianon, que era locado pelo pai da Maria Célia Assunção, o Eduardo Souza era Presidente da Comissão de Formatura, a colação de grau foi no extinto "Cine Iperoig", e durante o cock tail de formatura o Eduardo  distribuiu um cachimbinho de bambu que eu guardo até hoje, você lembra disso amiga??? Quem diria, quantas saudades!!!!( PROFESSOR Eunapio Ramos)



GRANDES UBATUBENSES.....


Foto tirada pelo saudoso Beto da Rádio Costa Azul— com Mané Onofre, Toninho Guimarães, Toninho Fragoso, Clementino Oficial de Justiça, Lourenço Pezente.



AEROPORTO DE UBATUBA_Alunos da 4ª série Ginásio Cap. Deolindo




FOTO  ALUNOS+_AVIÃO-Amigos - 4ª série Ginásio Cap. Deolindo — comCarlos Fonseca, Celene, Tatsuo, Annik Toth,Carmem Lucia, Edna Martins, Edson de Oliveira in memoriam, Tonia Cursino, João Carlos Oncken,Rosângela Bentim, Angela Carpinetti, Sergio Ikeda eJurema Soares.

FUTEBOL.......TIME DOS DIABLOS RUBLOS.....



Meu time preferido - Diabos Rubros — comLourenço, Ronaldo Duarte, Antonio Fabiano Mendes (Tonho), Tonho, Benedito Rodrigues, Rodrigues,Lelis Teixeira Leite, Joao Raimundo da Silva,NOVATO, José Nedes, Nedes, Jose Pinto de Oliveira,Vininho, Zezinho Mendes, Willian Duarte, Alcione Duarte, Turibio de Oliveira e Ari Cunha em Campo de futebol do Perequê-açú.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FALA CAIÇARA.........AS OBRAS DO MAGALHÃES



Era tempo em que se lidava no mar e nos roçados.

                “Ao relembrar dos primeiros empreendedores na praia da Maranduba, não se deve omitir o português Joaquim da Silva Magalhães”. Esta afirmativa é de Leovigildo Félix dos Santos, meu pai.

                Demonstrando interesse no assunto, ele continuou:

                “O Magalhães veio do Rio de Janeiro. Lá ele mexia com laranjais. Aqui ele montou uma serraria para beneficiar caxeta, onde as toras se transformavam em tábuas para tamancos e lápis. Dele era um fordinho (caminhonete) que puxava as toras de caxeta desde a Tabatinga até a Maranduba.