...No vai e vem das maquinas e basculante iam compactando o piso com o próprio peso....
Na Praia da enseada a
estrada desviou pela praia de areia dura, subindo o morroteonde estava o armazém
do Maciel em direção ás Toninhas , Praia
Grande e á cidade por caminho
municipal.
A utilização de trechos em praias , garantia a movimentação
de veículos, ainda que em precário e dependente do movimento das marés, pratica
realizada para fluir das obras . Antes d
e enfrentar o Morro do Maciel, uma nova e desafiante empreitada, foi autorizado a construção um acampamento,
em caráter provisório, feitas com divisórias de madeiras , para acomodar cerca de
200 trabalhadores ..
Todo o trecho da estrada , nos 54 quilometros , foi
desapropriado pelo departamento na largura de 50 metros, após o quadro de funcionários
ampliados da Unidade de Dracena uma
equipe de máquinas pesadas para romper o Morro do Maciel , o qual era o último
grande obstáculo para chegar em Ubatuba.
Ubatuba contava os dias para vera chegada da nova estrada!
Ingressamos no Departamento, nesse acampamento, em 11 de
maio de 1956, com contrato de 6 meses. Ficamos por 38 anos de serviços
prestados ininterruptos..
FOGO NO CAMINHO..
Um grande incêndio quebrou o encanto daquele ambiente de trabalho e convivência amistosa
no acampamento, o quase virou uma tragédia para os funcionários acampados . As moradias
dos caiçaras, mais próximas tambem correram
enorme riscos . è que um caminhão tanque do DER , carregado com 10 mil litros de
gasolina pegou fogo em pleno pátio de abastecimento, em
cima de um deposito subterrâneo , o qual
amarzenava 5 mil litros de combustível. Não havia bombeiros e os extintores foram
poucos para debelar a s primeiras chamas..
CONTINUA....
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