sexta-feira, 26 de outubro de 2012

MEMORIA ESPORTIVA 2004...Mundial de Damas esquenta Ubatuba


Campeonato reúne dois campeões mundiais e seis nacionais até o dia 6; prêmio é de US$ 5.000

Ubatuba - A badalação dos esportes radicais em Ubatuba abriu espaço esta semana para uma das práticas esportivas mais nobres do mundo, o jogo de damas.
Até o dia 6, quarta-feira, algumas feras mundiais como Yuriy Anikeev, da Ucrânia, I. Kybartas, da Letmania, Ian Dosca, da Moldóvia, os brasileiros Francisco Jovino, Francisco Marcelo Araújo, Fernando Moretti, e o joseense Augusto Carvalho, estarão concentrados no Ubatuba Palace Hotel disputando US$ 5.000 e o título mais cobiçado da modalidade, a categoria absoluto.





Segundo o presidente da Federação Paulista de Damas, Lélio Sarcedo, a realização deste tipo de torneio em Ubatuba foi um pedido do secretário de esportes do Estado de São Paulo, Lars Grael, para que a modalidade pudesse se desenvolver melhor no Vale do Paraíba.
"Nós observamos que de todas as regiões do Estado o Vale do Paraíba é o que menos pratica damas", disse Sarcedo.
De acordo com dados da Secretaria de Esportes do Estado, São Paulo tem 100 mil crianças que praticam este esporte, e 500 professores ensinam a modalidade.
"O Brasil é uma potência, a damas aqui é cultura popular", afirmou o presidente.
Para o presidente da Confederação Brasileira de Jogos de Damas, Ricardo Ferrero, Ubatuba foi uma ótima escolha para abrigar os 16 competidores do Mundial.
"Temos aqui cinco campeões nacionais e dois mundiais, que foram muito bem recebidos, inclusive o mestre russo, Iser Kuperman, de 82 anos, que foi sete vezes campeão mundial, autor de muitos livros", disse Ferrero.
Participam do Mundial nove países - Rússia, Moldavia, Estados Unidos, Ucrânia, Cazaquistão, Estônia, Polônia, Holanda e Brasil.
SURPRESA - Um dos fatores que mais surpreenderam os anfitriões foi o comportamento diferente dos competidores de damas, em relação a outros esportistas que já estiveram na cidade.
"É interessante, eles são discretos, o nível cultural é muito alto", disse o secretário de esportes de Ubatuba, Richard Ricardo dos Santos, que está aproveitando o Mundial de Damas para incentivar as escolinhas da cidade na prática da modalidade. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba recebe os melhores do mundo para mundial de damas

Ubatuba - O 18º. Campeonato Mundial de Damas teve início nesta segunda-feira, em Ubatuba, e conta com 14 participantes , a maioria do Leste Europeu. O destaque fica por conta do norte- americano Kuperman, com 82 anos, 7 vezes campeão mundial. O damista mais jovem é o ucraniano Belocheev, com 18 anos. O campeonato, que vai de 27 a 06 de outubro, é realizado no Ubatuba Palace Hotel e conta com apoio da Federação Mundial, Confederação Brasileira e Paulista de Damas e Associação Comercial. A promoção é da Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e de Turismo.
A modalidade do jogo de damas brasileiro tem 64 casas ( 12 pedras) enquanto o internacional é de 100 casas ( 20 pedras). Serão realizadas 9 rodadas com os participantes enfrentado-se entre sí. No sábado, dia 02, às 16h00 está agendando um torneio-relâmpago com partidas cronometradas em 5 minutos.
Os melhores - A relação de participantes registra a presença dos melhores do mundo, todos eles detentores de títulos internacionais como Kandaurov ( Rússia), Doca ( Moldávia), Anikeev ( Ucrânia), Kuperman ( EUA), Belocheev ( Ucrânia), Augusto Carvalho ( tetracampeão brasileiro), Fernando Moretti ( Brasil), Usenov ( Kazaquistão), Grziak ( Polônia), Dijkstra ( Holanda), Varik ( Estônia), Tem ( Kazquistão), Francisco Jovino ( Ceará) e Fracisco Marcelo ( campeão brasileiro categoria internacional, 100 casas). A arbitragem está sob responsabilidade do russo Lemon e de Edson Duarte, ambos da Federação Mundial. A coordenação geral do campeonato é de Lélio Marcos, presidente da Confederação Brasileira de Damas. “ Assim como no xadrez, também no Leste Europeu que se encontram os mestres de jogos de damas no planeta. Vários desses mestres estão em Ubatuba em busca do título mundial”, afirma Lélio.(Fonte: PMU)

Nenhum comentário: