Diretor: PROFº LUIZ MARIANO BUENO á Direita - na foto foi o 1 º Diretor da Escola Dr. Esteves da Silva.
O primeiro Grupo Escolar de Ubatuba foi criado por Decreto, datado de 1º de julho de 1896, reunindo assim as escolas urbanas em um único grupo escolar. O Professor Francisco de Paula Cortez, vindo da vizinha cidade de São Luiz do Paraitinga deu início a esta tão importante tarefa educacional, favorecendo muitas das gerações ubatubenses. Os professores Benedito Juvenal de Escobar e Aquino, Francisco Lourenço dos Santos, Francisco de Paula Cortez e o professor – diretor, Luiz Mariano Bueno formaram o primeiro corpo docente deste estabelecimento educacional, que curiosamente não eram diplomados, mas tinham o reconhecimento através de concursos na Capital.
Conforme consta na Ata da Instalação, em 18/07/1896, foi constituído o primeiro corpo docente do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, pelos seguintes professores: Diretor: PROFº LUIZ MARIANO BUENO - Professores: FRANCISCO LOURENÇO DOS SANTOS, FRANCISCO DE PAULA CORTEZ E BENEDITO JUVENAL DE ESCOBAR E AQUINO (os sucessores residem na cidade) - Pessoal Administrativo: Porteiro – JOSÉ JOAQUIM DA GRAÇA, Servente – BENEDITO FRANCISCO DE PAULA.
A localização do antigo e do atual prédio educacional encontra-se na Rua Jordão Homem da Costa, fazendo frente com o Rio Grande, cuja denominação é “Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva” que foi instalado nesse lugar, em 18 de julho de 1896. O primeiro prédio era de propriedade de Dona Joana Rosa dos Santos Nobre, também conhecido como Solar dos Pires Nobre, adquirido e comprado pelo Estado em 1910. Era um prédio de arquitetura simples, mas elegante e com características coloniais, situado em uma chácara que acompanhava as curvas do Rio. Palmeiras, mangueiras frondosas entre outras árvores, completavam o belo cenário mas o passar dos anos resistindo à ação do e a falta de manutenção fizeram do edifício ruínas. Sua demolição total se realizou em 1943.
O atual prédio do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, demorou anos para ser concluído. Enquanto isso, as mesmas salas foram espalhadas em vários pontos da cidade pela Prefeitura no aguardo conclusão do novo prédio na mesma chácara dos Pires Nobre