sexta-feira, 29 de julho de 2011

GENÉSIO, UM SIMPLES UBATUBENSE...

Descendente do mestre Basílio, quilombola, senhor Genézio diz ter nascido em berço de ouro, pois a fartura que a mãe terra oferecia na hora da colheita, era a maior riqueza que um homem poderia almejar. Plantava-se banana, batata doce, mandioca doce, inhame, taiova, milho, cana, que era usado tanto para consumo próprio quanto na alimentação dos animais domésticos como, porcos e galinhas.


ESPECIAL " UBATUBA, ESPAÇO , MEMORIA E CULTURA - 39 ª Parte

CONFIRA  A  SEQUENCIA DA 38 ª PARTE DESTE ESPECIAL, CAPITULO " A PAZ DE IPEROIG'


Enquanto esperava pelo desfecho de sua missão, Anchieta escreveu nas areias da praia de Iperoig, o célebre poema à Virgem Maria, segundo conta a lenda . Sentimentos e superstições, costumes e perfis indígenas são descritos em figuras e episódios nas Cartas de Iperuig, sob a forma de poema laudatório da Virgem - De Beata Virgine Dei Mater Maria, composição de 5.902 versos ou 2.950 e um dístico. A respeito da natureza desse poema, se foram efetivamente escritos na areia da praia, nos parece algo de menor importância, o relevante sim é a caracterização das circunstancia em que este foi concebido. O ritmo bárbaro da atmosfera do poema é um elemento de luta da inteligência e da fé sobre o instinto, transparecendo muitas vezes a angústia do conflito que motivava a narrativa do evangelizador.


ESPECIAL VIZINHOS E HISTORIA....Vizinhos e História (II)

Na primeira parte fiz questão de ilustrar com xilogravura do próprio livro de Hans Staden, publicado em 1557. Nela podemos colocar uma questão importante, principalmente pelos rumos históricos (ou mentiras?) que dizem respeito à nossa cidade de Ubatuba. Afinal, é evidente que a aldeia, para onde conduziram o artilheiro alemão, está defronte de uma ilha por nome de Ippaun Wasu, ou Ilha Grande. Portanto, é lógico que o território em questão está na Baía de Angra, ou um pouco mais além tendo como referência o nosso município .Desta aldeia era o grande líder Cunhambebe.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

FALA CAIÇARA JOSÉ RONALDO...........Vizinhos e história - parte 1

Segue   o  ESPECIAL  " VIZINHOS E HISTÓRIAS ' do Site www.coisasdecaicara.blogspot.com, o melhor Blog de Causos caiçaras que existe no Mundo internético


Os meus vizinhos Jean e Lucimar, num dia desses, depois de irem a um restaurante no centro da cidade, trouxeram um folheto que citava o alemão Hans Staden e a sua passagem por aqui no século XVI. Acharam ótima a ideia do comerciante (talvez outros pudessem imitar o estabelecimento que através daquela história se divulgava) e deram-me a sugestão de falar um pouco mais sobre esse e tantos outros aspectos da História de Ubatuba. Então, dentro do espírito deste blog, conforme apresentação na página inicial desde o primeiro incentivo doméstico, estou “pincelando causos e fatos” que permitem entender cada vez mais o universo caiçara.

domingo, 24 de julho de 2011

FALA CAIÇARA NENE VELLOSO....Construindo o passado II - 05

A primeira eleição pelo voto direto em Ubatuba - Outubro de 1947


Em outubro de 1947 aconteceu em Ubatuba a primeira eleição democraticamente constituída (voto direto), entre os candidatos: Dr. José Alberto dos Santos (UDN), Washington de Oliveira (farmacêutico Seu Filhinho, PSD), Sr. Renato Oliveira pelo PSP (pai do meu amigo de infância Renatinho, hoje o consagrado cantor e compositor Renato Teixeira) e um outro candidato chamado Profº Hirito, (estou pesquisando).

sábado, 23 de julho de 2011

LA VEM ESTÓRIA OU HISTÓRIA......A lenda do Corpo Seco

E- Truco!


- Toma seis, que trêis é poco.

- Ganhe, mardito!

Esse jogo, cada vez mais animado, era cena comum todas as noites no botequim do Moreno, na esquina do Largo da Campina, naquele tempo bastante diferente da topografia de hoje Praça 13 de Maio.

Bernardino de Campos - Dinico, como todos o conheciam - era infalível. Podemos dizer até que as “sessões” eram abertas por ele e por ele encerradas. Rapaz de costumes e vícios abomináveis, causava ao mesmo tempo compaixão e repulsa.

LÁ VEM ESTÓRIA OU HISTORIA ....Manhas e artimanhas do cacique Cunhambebe

Cunhambebe


Depois que eu decidi contar neste jornal o que é, como surgiu e o que deve ser feito com a “maldição de Cunhambebe” que inferniza Ubatuba há mais de três séculos, fui procurado por muitas pessoas interessadas em maiores detalhes sobre o veterano cacique. Pouco pude acrescentar ao que eu já havia dito, mas para espanto meu, aconteceu uma coisa extraordinária.


LAÁ VEM ESTORIA OU HISTÓRIA .....Boi tatá




Tio Neco Felix conta que, quando criança, no tempo que morava na Praia do Pulso, ia com a mãe, a minha vó Martinha, para a beira do mar ao anoitecer. Ela era uma mulher ousada, sempre falava o que pensava, sempre fazia o que queria. Tinha muita coragem.


FALA CAIÇARA JOSÉ RONALDO......Venda no jundu




Muita gente diz que o meu parente Mané Bento sempre foi um grande inspirador de causos. Eu concordo e acrescento: toda a vida dele foi um causo com mínimos intervalos de outros gêneros. Hoje, em memória do saudoso caiçara, vou contar do breve período em que ele decidiu ser comerciante.

FALA CAIÇARA NENE VELLOSO....Construindo o passado II - 04

O prefeito Silvino Teixeira Leite iniciou o mandato enfrentando uma manifestação popular. Os comerciantes da cidade e, os moradores e comerciantes da praia da Enseada exigiam que se reconstruísse o trecho da estrada Cidade / praia da Enseada, que se encontrava intransitável e, que a estrada fosse estendida até o bairro do Perequê-Mirim. Na abertura dessa estrada, foi usada parte da mão-de-obra de um grupo de presidiários da Ilha Anchieta.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

UBATUBA 1920...Vista aerea da Barra dos Pescadores ( Ilha dos Pescadores)



No tamanho original, temos uma foto aerea da Barra dos Pescadores ou Ilha dos Pescadores, a qual mostra parte  do centro de ubatuba. Embaixo vc  vê alguns casarões , onde hoje  estão construindo o imponente Centro do Professorado...Fica aqui uma pergunta , porque os antigos e os atuais administradores de nossa cidade não preservaram os antigos predios, pelo menos aqueles em volta da Igreja da Matriz ( leia-se Praça da Matriz), poderão ter seguido o belo exemplo de Paraty ( Rio de Janeiro), bom agora é tarde demais e restam poucos predio antigos para serem preservados : O casarão do Porto; a Igreja da Matriz , a cadeia Velha são exemplos de construções que deveriam ser preservados, ainda estão em pé, mas até quando...

UBATUBA 1925..............Vista aerea de Ubatuba


O  ano desta foto  é 1925, foto aerea tirada da direção do Morro da Prainha do Matarazzo sobre a cidade de Ubatuba, ao fundo a esquerda  a Antiga Av. Iperoig, acima a Igreja da Matriz, ao fundo ainda a esquerda um enomerme descampado onde hoje fica a praça 13 de maio, abaixo á direita a atual Ilha dos Pescadores, onde ainda se vê a escola Dr. Esteves da Silva....O ano 1925 , ou seja
 há 86 anos atrás  no TUNEL DO TEMPO UBATUBENSE..

UBATUBA ANTIGA.....Entreposto de Pesca ( atual Barra dos Pescadores)

Olá amigos do BLOG UBATUBENSE, o 1 º blog criado só para trazer para vocês "Momentos Mágicos " de uma UBATUBA que nãoe xiste mais, através deste blog você tem feitoe fará muitas viagens ao passado de Ubatuba, sejam matérias , fotos, causos, contose lendas , aqui você terá sempre um JORNAL UBATUBA ANTIGA, trazendo notícias , as quais já foram destaques num passado distante e até não muito distante. Em meu acervo de  fotos , eu tenho mais de 200 fotos antigas de Ubatuba , as quais eu ainda não publiquei aqui, pois são fotos q. não possuem descrição de data, isto é, eu não sei de que ano elas são.

FALA CAIÇARA NENE VELLOSO....Construindo o passado II - 05

A primeira eleição pelo voto direto em Ubatuba - Outubro de 1947


Em outubro de 1947 aconteceu em Ubatuba a primeira eleição democraticamente constituída (voto direto), entre os candidatos: Dr. José Alberto dos Santos (UDN), Washington de Oliveira (farmacêutico Seu Filhinho, PSD), Sr. Renato Oliveira pelo PSP (pai do meu amigo de infância Renatinho, hoje o consagrado cantor e compositor Renato Teixeira) e um outro candidato chamado Profº Hirito, (estou pesquisando).

FALA CAIÇARA NENE VELOSO....Construindo o passado II - 03

A tropa de burros descia a serra carregada com milho, canjica, queijo, quirera, café em coco, arroz, feijão, rapadura, alho, cebola, abóbora, batata, batata-doce, pinhão, carne-seca, carne de porco salgada, frango, fumo de rolo e frutas da época: pêssego, marmelo, pêra, jabuticaba. Quando esses tropeiros regressavam, levavam daqui banana, peixe e camarão seco. Os banheiros de nada serviram porque os tropeiros não se adaptaram e continuaram fazendo suas necessidades fisiológicas atrás das moitas.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

LENDAS DE UBATUBA - TIAGO — O NEGRO DO CORCOVADO




O outro Corcovado da Serra do Mar, sem a Guanabara aos seus pés, alteia seu vulto majestoso por entre os demais morros da cordilheira marítima, enfeitando com seu perfil alcantilado o beira-mar ubatubano.

Balisa natural no roteiro do viajor fatigado que ao avistá-lo, senhor sobre as demais elevações circundantes, aviva as esperanças da próxima chegada: Ubatuba fica aos seus pés.

E’ o Corcovado onde Tiago, o escravo fiel, há dois séculos, pouco mais, aguarda a chegada de sua sinhàzinha.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

construindo o passado 2 - Parte 02...O próspero comerciante Silvino Teixeira Leite, foi indicado e eleito prefeito em 1946 e...


O próspero comerciante Silvino Teixeira Leite, foi indicado e eleito prefeito em 1946, sendo o seu antecessor o farmacêutico Seu Filhinho, da situação, ambos eleitos indiretamente governaram apenas um ano, o que comprovava o esquema tapa-boca, que de tão eficiente que era, é usado até os dias hoje pelos nossos governantes. Os apadrinhados, por sua vez, eram escolhidos quase sempre entre os de baixíssima escolaridade, sendo indicados e eleitos indiretamente por manobras políticas.


construindo o passado 2 - Parte 01...Ubatuba ficou estagnada durante 39 anos, de 1908 a 1947, sob o comando de um governo despótico, o dos “Oliveiras”


Ubatuba ficou estagnada durante 39 anos, de 1908 a 1947, sob o comando de um governo despótico, o dos “Oliveiras”. Nesse espaço de tempo, pai, tio, filho e apadrinhados alternaram-se no poder. Coronel Ernesto Gomes de Oliveira foi o primeiro prefeito “intendente”, nomeado em 1908. Seu irmão, o capitão Deolindo de Oliveira Santos, era semi-analfabeto, e é importante lembrar, que esteve preso na cadeia pública de Ubatuba (preso nº 38) em 09.10.1916. 

FALA CAIÇARA.....Construindo o passado IV - Anjos da saúde - 11


Médicos que trabalharam Posto de Assistência Médica Sanitária de Ubatuba (P. A. M. S.)
Dr. João Carlos Miranda (Dr. Miranda) - Abr-1936 a Dez-1938
Dr. Walter de Magalhães - 1936
Dr. Elbio Vaz de Camargo - 1938
Dr. Marcial de Moura Campos - 1938/39
Dr. Heitor Franco - 1941
Dr. Jayme Correia de Andrade Filho - 1942
Dr. Jorge Abreu Paiva - 1942/44
Dr. José Marcondes do Nascimento - 1944
Dr. Paulo de Melo - 1944/1945
Dr. Almeida Alves - 1947
Dr. Ranulfo Mourão - 6-5-1947
Dr. Eurico Ramos Amorim - 1947 - médico sanitarista
Dr. Mário Penna - 1947 a 1958 (só 11 anos)
Dr. Carlos Toledo Fleury - 01-03-1949
Dr. José Ribeiro Gonçalves - 1951
Dr. Nagor Galvão - 1951


Continua.dê um click sobre o título deste post...


FALA CAIÇARA......Construindo o passado IV - Anjos da saúde - 10


Meses depois, foram contratados mais três funcionários, todos ubatubanos: João Bordini do Amaral, João Serpa Filho (Fifo) e João Teixeira Leite (Joanito), todos lotados no cargo de fiscal sanitário, Joanito exercia a função de escriturário. Com a equipe completa, Seu Trajano foi enviado para a cidade de São José dos Campos como estagiário de enfermagem, estatístico e técnico de laboratório na Santa Casa daquela cidade durante seis meses, retornando em fins de 1938, já qualificado, assumiu o cargo de enfermeiro chefe do Posto de Saúde de Ubatuba.


UBATUBA 1900............Approva tabellas de preços e condições de applicação das mesmas para o serviço de navegação do littoral norte do Estado



DECRETO N. 832, DE 10 DE OUTUBRO DE 1900 
Approva tabellas de preços e condições de applicação das mesmas para o serviço de navegação do littoral norte do Estado 
O presidente do Estado de S. Paulo, 
De accôrdo com o que dispõe a clausula XII do contracto de 24 de Setembro do corrente anno, para o serviço de navegação do littoral norte do Estado
 
Decreta : 
Artigo unico. - Ficam approvadas, para o serviço de navegação do littoral norte do Estado, as tabellas de preços maximos para o transporte de passageiros, encommendas, mercadorias, animaes e valores ; bem como as condições de applicação das mesmas tabellas, que baixam com o presente decreto e vão assiganadas pelo secretario de Estado dos Negocios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas.
  Palacio do Governo do Estado de S. Paulo, aos 10 de Outubro de 1900. 



FRANCISCO DE PAULA RODRIGUES ALVES 
ANTONIO CANDIDO RODRIGUES. 
Navegação costeira de Ubatuba a Santos 


domingo, 10 de julho de 2011

FALA CAIÇARA JOSÉ RONALDO.....O ser caiçara fica!




Sempre estamos perdendo caiçaras. Nestes dias perdemos o caiçara Isaac Antonio. Ontem, oito de julho, foi a celebração do sétimo dia de sua morte, uma tradição do catolicismo.

A igreja do Itaguá, além dos pais e numerosos parentes, também acolheu muitos amigos. Todos queriam expressar mais do que um sentimento religioso. A emoção mais forte era a de pertencer a uma cultura. Por isso eu, no momento do ato religioso, definia o misticismo como a convicção de pertencer a um grupo e de querer se encontrar sempre para se sentir fortalecido em torno de ideais semelhantes. É essa mística que põe em comunhão as lembranças e os viventes; fortalece uma memória; não deixa que os membros esmoreçam apesar das atribulações de todas as épocas.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

GRANDES UBATUBENSES........ Eliana de Oliveira, nascida a 09/11/1960

 Eliana de Oliveira, nascida a 09/11/1960 


Criação dos Animais - Eliana de Oliveira, nascida a 09/11/1960 era natural de Ubatuba. Trabalhou no setor de literatura da FUNDART, realizou vários projetos e entre eles criou o concurso de contos “ Washington de Oliveira”. Foi assessora de bancada em 1992 e a única mulher a ser diretora geral da Câmera Municipal (1993). Foi uma das fundadoras do PT de Ubatuba e foi presidente do PSB de Ubatuba , integrando a secretaria estadual da mulher do PSB-SP, como coordenadora política por seu desempenho no litoral norte. Inovou a participação da mulher na política municipal, organizando juntamente .

APRENDENDO A CONHECER A LINGUA DE NOSSOS ANTEPASSADOS...


Entenda a Língua Portuguesa do Brasil aprendendo o Tupi-Guarani
Língua indígena
Havia mais de 200 línguas no nosso Brasil, quando fomos descobertos. Em meados de 1700 três de cada quatro brasileiros falavam tupi. Muito tempo depois, em São Paulo, Amazonas e Pará, ainda predominava o Tupi. A língua portuguesa ganhou um colorido especial, por causa do contacto com o tupi e se distanciou muito do português falado em Portugal. O tupi também sofreu influência do português e as palavras se tornaram mais simples, desaparecendo muitos sons guturais e nasais.


UBATUBA 2000...Festa de São Pedro Pescador movimenta a cidade

jornal  A SEMANA NA REDE = Publicação Semanal - Edição 87 - Ubatuba, 08 a 14 julho  de 2000




Oito dias de homenagem ao Santo
Os festejos ao Santo Padroeiro dos Pescadores chegaram ao fim. A 77ª Festa de São Pedro trouxe muita gente ao aeroporto Gastão Madeira. Na quarta-feira, dia 28, a comemoração começou com o tríduo ao Santo, na Igreja Matriz. Em seguida, no aeroporto, o público pode conferir o Grupo de Sapateado da Fundart, da professora Adriana Menezes de Souza Pereira, com coreografias de mambo e rock. Depois, subiram ao palco os dançarinos do Grupo de Dança “Ritmo Brasil”. E, para fechar a noite, o Grupo Forrógoró levantou a poeira e lotou o palco com casais dançando forró.

UBATUBA 2001....Lançamento de projeto terá seminário de cooperativismo

 O “Projeto Cidadão, Ubatuba no Combate ao Desemprego”, desenvolvido pela Prefeitura de Ubatuba, através da secretaria de Assistência Social, será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, 9, na escola Tancredo de Almeida Neves.
Em seguida ao lançamento estará acontecendo o Seminário de Cooperativismo, ministrado por João Belato, administrador de empresas, técnico em cooperativismo e funcionário há 10 do Instituto de Cooperativismo e Associativismo da secretaria de Abastecimento do Estado de São Paulo (ICA/SAA-SP). O Seminário de Cooperativismo será realizado de 9 a 11 de julho, também na escola Tancredo de Almeida Neves.





UBATUBA 2000.....Ubatuba receberá 755 mil em investimentos na área de saúde

 Num convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Ubatuba, Governo do Estado e Ministério da Saúde, nesta sexta-feira 30, diversos recursos, num total de R$ 755 mil, foram confirmados para Ubatuba. Esses montante é destinado à Saúde, e será distribuído entre diversas áreas, como em obras para melhoria da Santa Casa de Ubatuba, uma maternidade a ser instalada no segundo pavimento do prédio; 





UBATUBA 2000......... Guarda Municipal sob novo comando



O capitão Benedito Sene Nóbrega Filho foi empossado, na última sexta-feira (30 de junho), no comando da Guarda Municipal. Na oportunidade, foi ressaltado o excelente trabalho que a corporação vem desenvolvendo no município.
Nóbrega é natural de Taubaté, com formação nos cursos de cabo, sargento e de oficiais, além de Direito na Unitau. Exerceu diferentes funções na Polícia Militar, como policiamento ostensivo, de choque, instrutor de cursos, inclusive de relações públicas. Em seu discurso de posse, disse que não trazia nenhuma proposta mirabolante: “Um plano de carreira é fundamental para a corporação. Conheço bem o trabalho de vocês e conto com a colaboração de todos para o bem de nossa cidade”, afirmou. (Fonte: PMU)

UBATUBA 2000...........Guarda Municipal faz aniversário....






Criada em 1994, a Guarda Municipal de Ubatuba comemorou seu sexto aniversário. No calçadão, no centro da cidade, nesta última quarta-feira deu-se início a solenidade comemorativa que estendeu-se até ao entardecer. Os integrantes da Guarda Municipal de Mongaguá e Jacareí estiveram presentes em homenagem aos aniversariantes. Comemorada junto a população e autoridades, todos integrantes da Guarda foram abençoados pelo Frei Gastone Pozzobon.

terça-feira, 5 de julho de 2011

ESPECIAL LIVRO " UBATUBA,E SPAÇO,MEMORIA E CULTURA " 38 ª PARTE


A PAZ DE IPEROIG – Logo no início deste capítulo, fizemos referência à intervenção jesuíta no processo de colonização portuguesa. Os padres haviam chegado de barco a Iperoig, em companhia de José Adorno. Na chegada foram rodeados “de canoas” e deram de cara com Coaquira e Pindabuçu. Encabeçando a expedição, ergue-se Anchieta que foi, em seguida, reconhecido junto com Nóbrega pelos chefes índios. A imagem destes dois jesuítas inspirava para eles respeito e consideração. Nessa ocasião, as palavras de Anchieta foram revestidas em um discurso afável, dizendo que ambos sacerdotes não partilhavam dos mesmos sentimentos dos portugueses que matavam e escravizavam os índios, os lembrou daquilo que ele já tinha feito em favor das aldeias: educar crianças, tratar doentes, consolar velhos e defender os fracos contra os opressores (Torres, 2000:65).

sábado, 2 de julho de 2011

LÁ VEM HISTORIA OU ESTÓRIA... Buraco de quem...







O meu amigo Ademar, caiçara criado com jangolengo, saquaritá, sapinhaoá, preguaí, guaiá, santola, pindá e tantas outras coisas boas deste universo praiano, certa vez me contou da “Gruta do Caminho da Cidade”. Trata-se de uma gruta na pedra, entre a barra do Rio Grande e a praia do Perequê-açu.
A narrativa do Ademar foi emocionante, sobretudo porque ele falou de coisas de sua infância, de um lugar onde brincou bastante:

sexta-feira, 1 de julho de 2011

UBATUBA 1925................Vista da cidade



Eis uma bela imagen de como era Ubatuba em 1925, abaixo á esquerda a Av. Iperoig,  abaixo a direita a Ilha dos Pescadores, acima ao fundo uma grande area arborizada , a qual deu espaço para os bairros Sumaré; Silop; Jardim carolina; Mato Dentro, enfim em 1925  a maioria das casas e comercio em geral ficavam em torno da Igreja da Matriz....Ubatuba 86 anos atrás no TUNEL DO TEMPO...

VAMOS CONHECER UM POUCO DA FIGURA " DO FEITICEIRO" OU DO "PAGÉ" TUPINAMBÁ


O feiticeiro na mitologia Tupinambá era um membro da tribo dotado de poderes mágicos adquiridos por “inspiração”. Pessoas de experiência que sabiam dos ritos praticados em favor do destino do grupo. A arte da feitiçaria, portanto, consistia no domínio do conhecimento e poucos conseguiam a perfeição. Para ser um feiticeiro de nome entre os Tupinambá havia que se submeter a provas de talento, onde por meio de passes de mágica o candidato devia sarar doentes e fazer profecias comprováveis. O feiticeiro presidia as cerimônias religiosas e as danças, considerado, em última instância, pelos missionários como santidade ou o homem sagrado.

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA RODOVIA " BAR 101" OU " RIO-SANTOS"


O desenvolvimento do turismo em Ubatuba previa a necessidade de melhorar os meios de acesso. As estradas sempre foram as vias mais comuns e mais utilizados pelos visitantes e turistas. Hoje, o fenômeno do turismo explora todos os recursos possíveis para oferecer ao turista, condições de transportes e segurança necessária. Mas, ainda assim, o que traz o maior fluxo de movimento à cidade são as rodovias.

Com a passagem da estrada, a rodovia BR-101 – Rio/Santos, por Ubatuba nos anos 70, esta trouxe de vez, a garantia de afirmação de seu potencial na exploração do turismo, mas junto veio o risco da exploração desorganizada, da invasão desenfreada, da massificação urbana. A exploração desordenada, a especulação imobiliária advinda junto com a BR-101, deixou marcas importantes na configuração da cidade.

ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA " 37 ª PARTE


Efetivamente, de São Vicente à Bertioga e por toda a margem do Paraíba, os Tamoios confederados lutavam. Esta parcela da família Tupi que queria ser chamada de Tupinambá, hostilizava sem descanso as demais tribos, devorando seus inimigos em rituais antropofágicos tão repelidos pelos religiosos jesuítas amigos dos portugueses. Instigados pelos franceses e gravemente ofendidos pela cobiça do reino de Portugal, os Tamoios - Tupinambá se aliaram às ordens de Cunhambebe e de Aimberé para varrer das costas os indesejados portugueses. Os Tamoio constituíam varias tribos indígenas Tupinambá que se uniram para formar a chamada Confederação, tinham como cabeças: Cunhambebe, o chefe da Confederação, por ser considerado um temível guerreiro; Aimberé, filho de Kairuçú que fora aprisionado pelos perós como eram conhecidos os portugueses; Pindabuçu, chefe de aldeia, no Rio de Janeiro; Araraí, chefe dos Guaianá e Coaquira, da aldeia de Iperoig.

UBATUBA 1889....


        
         Conforme já relatei, a questão do porto no século XIX causava angústia à classe política e econômica de Ubatuba. Era um entrave ao desenvolvimento da cidade onde, após o declínio da cafeicultura, somente o mar se apresentava como viabilidade de progresso. Por isso que, nos últimos anos do reinado de Pedro II, com a aprovação e início das obras da ferrovia, cujo terminal era na Ponta Grossa, onde está até hoje o “Caisão”, houve uma alegria geral.  Finalmente aparecia uma luz no horizonte.

Construindo o passado - 1964-2004 - 8/8 .........FINAL


Praia Grande. - Imagem: © Nenê Velloso

O Jardim Anchieta foi o primeiro loteamento aprovado na praia Grande. Depois foi o Cidade Regina em 1955, de propriedade do nosso maior empreendedor, Dr Lycurgo Barbosa Querido, taubateano fanático por Ubatuba, hoje esquecido. O pioneiro loteador e construtor implantou vários loteamentos com largas ruas e avenidas, era sua marca registrada. Implantou também a primeira imobiliária em Ubatuba: Departamento Imobiliário Central e o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, em um prédio na rua Dona Maria Alves nº 151, de propriedade do Sr Félix José Francisco, pai do nosso popular advogado Dr Herbert, chamado carinhosamente pelos caiçaras, de "Betinho do Seu Félix". Licurgo também fundou "A Tribuna Caiçara" em 1948 e "A Tribuna de Ubatuba" em 03-07-1951, sendo acionista da "Cia.Telefônica Tupi" (hoje Telesp), inaugurou em abril de 1961, o Centro Telefônico de Ubatuba e o primeiro Táxi Aéreo com vôos regulares São Paulo - Ubatuba, e muito mais.