Meses depois, foram contratados mais três funcionários, todos ubatubanos: João Bordini do Amaral, João Serpa Filho (Fifo) e João Teixeira Leite (Joanito), todos lotados no cargo de fiscal sanitário, Joanito exercia a função de escriturário. Com a equipe completa, Seu Trajano foi enviado para a cidade de São José dos Campos como estagiário de enfermagem, estatístico e técnico de laboratório na Santa Casa daquela cidade durante seis meses, retornando em fins de 1938, já qualificado, assumiu o cargo de enfermeiro chefe do Posto de Saúde de Ubatuba.
O Posto de Saúde nunca teve sede própria, funcionou em vários endereços e, em 1954, funcionava em uma pequena casa na rua Dr. Esteves da Silva nº 100 e, por testemunho o prédio ainda existe. Hoje neste local funciona a rádio Costa Azul AM – 1140. Foi ali que seu Trajano sentiu-se mal, ocasionada por uma queda brusca da pressão arterial, às 8 horas da manhã, foi medicado pelo Dr. Antonio Abdalla e, levado para sua casa a rua Jordão Homem da Costa (Antiga Rua São Salvador) nº 292, atual 329, falecendo uma hora e meia depois, às 9h30 do dia 02/04/1954. Foi decretado luto oficial por três dias, pelo prefeito José Fernandes. Sendo o falecido responsável pela vacinação escolar, no seu sepultamento recebeu carinhosas homenagens da população e, principalmente dos alunos e mestres do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva e dos bairros.
Em meados de 1955 foi transferido de outra praça, o funcionário Sr. Adelino, lotado no cargo de fiscal sanitário e, em 1957 a escriturária Dona Maria Alvarenga. Anos depois, o posto de saúde passou a funcionar no prédio do posto de Puericultura, localizado na Praça 13 de Maio, e a partir de 1985 mudou-se para sede própria na Av. Rio Grande do Sul, S/N.
Onze anos depois da implantação do Posto de Saúde de Ubatuba, portanto em 1949, foi inaugurado CENTRO de PUERICULTURA e DEPARTAMENTO ESTADUAL DA CRIANÇA, sob o comando dos médicos pediatras: Dr. Oswaldo Montessanti, e Dr. João Francisco dos Santos. A partir desta data o posto de Puericultura passou a distribuir leite em pó para as crianças, e ganhou um carinhoso apelido - Posto da “Gota”.
Ao contrário do que já foi falado e publicado, todos os médicos tinham residência fixa na cidade, que pode ser comprovado, conforme consta na Ata da Reunião para a eleição da Diretoria do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva (transcrita abaixo).
Na foto de inauguração do Posto de Puericultura, vê-se em primeiro plano os dois médicos e o padre João Beil, à esquerda de terno preto o casal, professor Joaquim Lauro e Dona Zezé, e abaixo o enfermeiro Romão. Cadê o Seu Filhinho? Ele jamais poderia ter faltado neste momento, por ser um profissional da área da saúde.
Arquivo Nenê Velloso | |
ATA - Aos vinte e nove dias do mês de fevereiro de 1952 às 11 horas, em a sala “Carlos Gomes” do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, houve uma reunião convocada pelo Sr. Diretor deste estabelecimento, para o fim especial de proceder-se à eleição da diretoria da Caixa Escolar do Grupo, para o exercício de 1952. Abrindo os trabalhos, o Senhor diretor explicou os fins da Reunião, dissertando longamente sobre a organização e funcionamento das Caixas escolares, sua função educativa e filantrópica. Agradeceu depois aos membros da Diretoria que hoje termina o seu mandato, o bom desempenho de suas funções, pedindo aos que fossem eleitos hoje, que não só continuassem os trabalhos iniciados, como também o incrementassem para que a Instituição possa bem desempenhar o encargo de suprir às necessidades escolares dos alunos pobres, com o fornecimento de materiais necessários ao estudo. Passou-se depois à eleição da nova Diretoria, indicando o Senhor Diretor os professores Sr. Milton de Oliveira (irmão do Seu Filhinho) e Joaquim Lauro Monte Claro Neto para escrutinadores, foram verificados o seguinte resultado: Para presidente: Profº Joaquim Lauro Monte Claro Neto; para vice-presidente: Profº Milton de Oliveira, para 1º tesoureiro: Profº Lauristano Olinto de Carvalho, para 2º tesoureiro: Profª Maria Aparecida Pereira (foi minha professora 2º ano); para 1ª secretário: Profª Maria Isabel Aparecida de Oliveira e para 2º secretário: Profª Altimira Silva Abirached, para o conselho Fiscal e Protetor - Sr. José Fernandes, dd. Prefeito Municipal e membros: - Dr. José Alberto dos Santos, com as funções de Presidente; Dr. Alfeu Guedes Nogueira, MM. Juiz de Direito da Comarca; Reverendo Hans Beil, pároco local (mais conhecido por Padre João); Benedito Pimenta da Costa, Ireno Soares Pinto, Francisco Maciel Leite, Silvino Teixeira Leite, Washington de Oliveira, René Vigneron Filho e os médicos Drs. Antonio Abdalla, Oswaldo Montessanti, Dr. João Francisco dos Santos, médicos do P.A.M.S. e do Posto de Puericultura respectivamente. Após a eleição e aclamação do Conselho acima, o Senhor Diretor declarou empossada a nova Diretoria eleita, que exercerá o mandato até fevereiro de 1953.
[Clique aqui para acessar a listagem dos textos (já publicados) da série Construindo o passado IV - Anjos da saúde.]
Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail parathecaliforniakid61@hotmail.com.
FONTE : www.ubaweb.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário