O “Projeto Cidadão, Ubatuba no Combate ao Desemprego”, desenvolvido pela Prefeitura de Ubatuba, através da secretaria de Assistência Social, será lançado oficialmente na próxima segunda-feira, 9, na escola Tancredo de Almeida Neves.
Em seguida ao lançamento estará acontecendo o Seminário de Cooperativismo, ministrado por João Belato, administrador de empresas, técnico em cooperativismo e funcionário há 10 do Instituto de Cooperativismo e Associativismo da secretaria de Abastecimento do Estado de São Paulo (ICA/SAA-SP). O Seminário de Cooperativismo será realizado de 9 a 11 de julho, também na escola Tancredo de Almeida Neves.
Através do trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, duas cooperativas já foram fundadas, a de músicos e a de produção de sabão e produtos de limpeza, do bairro da Figueira. Outras associações já estão se organizando para formarem futuras cooperativas, como a de reciclagem, na praia Grande e a das costureiras no bairro do Ipiranguinha. Em maio deste ano, a secretaria de Assistência Social promoveu o I Encontro do Cooperativismo, reunindo cerca de 150 pessoas
A secretaria de Assistência Social distribuiu nos últimos meses junto às associações de bairros, igrejas e entidades de classes, pesquisas procurando identificar a necessidade da mão-de-obra de mercado. Na última semana os dados foram computados e o curso de cooperativismo foi apontado com 81%, seguido de informática com 42%, corte e costura 32%, confeitaria com 12%. Com porcentagens menores, os cursos de caixas, porcelana, recepcionista, mecânica, secretariado e outros também foram citados na pesquisa.
O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), está satisfeito com os resultados que estão se apresentando em tão pouco tempo de implantação do projeto. “A geração de empregos no município é uma necessidade, responsabilidade e compromisso da nossa administração. A nossa preocupação com o grande número de desempregados é grande. Tenho certeza absoluta que com estas ações estaremos minimizando o problema”, afirma Ramos. (Fonte: ACS-PMU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário