domingo, 31 de maio de 2020

Biblioteca Municipal de Ubatuba disponibiliza gratuitamente livros digitais...




Para receber a lista de livros disponíveis basta enviar “Eu quero ler” para o WhatsApp 3832-4584

Neste tempo de  pandemia as atividades da Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense” estão suspensas devido às medidas de isolamento social e também por conta da reforma do telhado. Pensando nisso, para não deixar o leitor sem a apreciação da leitura de um bom livro, a biblioteca disponibilizou para os amantes da literatura uma lista de obras em formato digital para a leitura no conforto de suas casas.

REPRESENTANTES DO JORNAL A CIDADE E RADIO COSTA AZUL AM SE ENCONTRAM.......1996



TÚNEL DO TEMPO -V: Professora Cláudia Fonseca, então primeira dama (1993-1996); profa. Silvia Issa, presidente da FUNDART e
Nélia Cristina Carvalho Santos
, então diretora do Jornal A Cidade e Rádio Costa Azul. O tripé que revolucionou a cultura local. Época em que eu editava o jornal Cultura&Arte da fundação. Grandes avanços no mundo cultural ubatubense.

Fonte Magalhaesmagal via Facebook

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Mais um festivino em Ubatuba



Final de semana, mês de julho, noite estrelada, ar festivo, Divino Espírito Santo.

Julinho Mendes
Site......................www.ubaweb.com..............15/07/2015 - 08h0

Vamos pra festa, meu bem?!

E saímos na tentativa de curtir um evento cultural agradável. A igreja enfeitada, repleta de fiéis e uma cerimônia religiosa emocionante.

Salvando o cultural religioso da festa do Divino Espírito Santo em Ubatuba que realmente é muito bonito e contagiante, a parte festiva espacial e cultural externo à igreja, deixa a desejar, que, diga-se de passagem, não é de agora.

Ubatubanos









  Foto Caiçaras  , arquivo Fundart  - Texto Eduardo Antonio de Souza Neto - Colunista  site www.ubaweb.com
 
 

Textos interessantes nos trazem o José Ronaldo [dos Santos] e o Julinho Mendes. O primeiro, sobre a preservação da cultura caiçara, o segundo, uma história do saudoso Lindolpho Alves Pereira, o “Prééééga fogo!”. O Zé Ronaldo argumenta sobre a necessidade da preservação de comunidades caiçaras. Cita a do Puruba, e nos brinda com uma foto do “Seo Antonio”, balseiro aposentado, quero crer, do rio do Puruba, consertando uns peixinhos que, pelo jeito, me parecem paratis barbudos...

terça-feira, 26 de maio de 2020

ANCHIETA E PINDOBUÇU........PARTE 3 DE 3...FINAL





                    INDIOS TUPINAMBÁS -  IMAGEM ARQUIVO DO BLOG UBATUBENSE





de Anchieta a festa orgiaca da tamoia gente pelo sacrificio cruento de niii prisioneiro. Entre uivos de vingança e não obstante o protesto do aposto10 conipassivo, fendeu-se o craneo do escravo e se espetaram chuços nos dilacerados membros do infeliz, num phrenesi de gula canibalesca em que mãos e boccas se emlambuzava~ii no sangue e gordura da. victima, todo um abominavel esprctaciilo a que alludiria mais tarde a penna impoluta do evangelizador. hlas ao horrendo banquete n5o comparecera Pindobiiçú. Não menos afflitiva a situacão do padre José quando de uma intriga sobre iriiaginarias ameaças de niorticinio contra os nativos do litoral. 


A' MARGEM DA ETYMOLOGIA DE UBATUBA






A imagem acima  é apenas ilustrativa, ela não faz parte da fonte original desta matéria abaixo descrita

Rozendo Sampaio Garcia 

Assistente de Tupy-Guarany da Faculdade de Phil. Sc. e Letras da Universidade de S. Paulo. 

QUANDO procediamos á coordenação de dados para nòssa monographia sobre "Os toponymos tupys na Costa Brasilica", deparamos, entre outros, o vocabulo acima que, pela diversidade de interpretação que suggere, nos conduziu a cons~ilta acurada ás fontes mais autorisadas que nos permittissem chegarmm a uma conclusão definitiva sobre o assumpto. Theodoro Sampaio, o notavel cultor da lingua, re centemeute fallecido, e a quem devemos o magistral "O Tupy na Geographia Nacional", apresenta trez interpretaçòes diversas do &@mo, plenamente jnstificaveis, se attendermos a nota prefacianle da edição de sua obra-mestra segundo a qual procurou sempre dar aos toponymos as differentes interpretações cabiveis. 

segunda-feira, 25 de maio de 2020

ANCHIETA E PINDOBUÇU..........Parte 2 de 3.............




         Indios Tupinambás
                                   Imagem de Arquivo Blog Ubatubense



E o mestre lhe respondia ás perguntas contando as coisas gloriosas e as coisas terriveis do rnisterio religioso. Então, maravilhado, silenciava o niarubixaba, para logo mais interrogal-o de novo, pois! queria aprender, queria saber, mas isso de vagar, dizia, porque não podia caber tudo de uma vez em sua cabeça. E mostrava-se alegre, edificado pelas gravuras hiblicas que o padre lhe ia exhihindo. E lhe advirra assim um recrudescer de affectos, que ja nem mais admittia da parte dos de sua aldeia uma palavra desrespeitosa oii imprudente capaz de magoar as snsceptibilidades de seu novo amigo. Sabendo, logo nos primeiros dias, de um siimiço dado por mão desconhecida a campainha convocadora dos fieis para as praticas mltinaes, o que intencionalmente embaraçava a acção dos missionarios, insistira Palma Grande em pedir que se revelasse o occultador malcioso. "Si nós outros, dizia, tememos a nossos feiticeiros, quanto mais não devereinos respeitar aos padres, que devem ser santos verdadeiros, com poder de castigar com cairnbras de sangue, tosses e dores de cabeça aos culpados!" Então, amedrontado. apresentara-se o bregriro irmão do proprio cacique a restituir a campainha. 

domingo, 24 de maio de 2020

A CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS



O Último Tamoyo, óleo sobre tela, de Rodolpho Amoêdo,
retratando a morte do cacique Aimberê, atendido por um padre
jesuíta. A obra faz parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes



A Confederação dos Tamoios reuniu além dos Tupinambás, que eram a maioria, membros das tribos Goitacás, Camacuans, Carajás, Aimorés, Carijós e Guainás, contra os colonos portugueses. Nesta luta de morte, destacaram-se os caciques Cunhambebe, Pindobuçu, Coaquira, Jagoanharó, Arari, Parabuçu e Aimberê que era filho de Cairuçu, chefe da aldeia de Uruçumirim (Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro). Segundo Paulo Luiz, Cairuçu morreu devido aos maus tratos decorrentes do trabalho escravo e Aimberê conseguiu autorização dos portugueses para realizar o ato fúnebre de seu pai. 

ANCHIETA E PINDOBUÇU..........Parte 1 de 3







                                                  JOSÉ   DE   ANCHIETA   - Arquivo blog Ubatubense


 

 

Anchieta e Pindobuçu' 

Idffonso de Carvalho historiador insuspeito divisara, atraves do relatojesuitico sobre os successos de Iperoig, e entre ' as causas da pacificação vicentina ligadas A coragem transcendental de dois apstolos, o factor sentimental aborigene revelado principalmente pelo intrepido Pindobuçú, capaz entre os mais capazes tamoios do litoral. Si a cordura do selvagem nada influiria insuladamente sobre a consumaçáo do accordo, não 6 menos certo que a bravura serena dos missionarios falharia em sua finalidade, e quiçá de um modo tragico, si Ihes faltasse o amparo do velho e valoroso cacique. Sem duvida que as disposições affectivas do selvicola receberam influxo da aureolante bondade anchietana, devendo por isso mesmo reverter afinal para o thaumaturgo insigne as honras do exito de tão audaciosa diligencia. Mas seria injusto esquecer o valimento do incola varonil, que jugulou por mais de uma vez o perigo iminente de vida para os emissarios da paz, impedindo por via de consequencia o fracasso das negociações.

sábado, 23 de maio de 2020

TRIO DE OURO DA NOSSA CIDADE...




Um dia na Rádio Costa Azul com o radialista Tony Luiz, Ney Martins, João Barreto, João de Souza e mais alguns na mesa do programa Ranchinho Caiçara. Momentos marcantes na minha vida e na vida, posso dizer com propriedade, na vida do caiçara. 

UBATUBA E SUA HISTÓRIA







ASPECTOS HISTóRICOS ·. 

e O Topônimo UBATUBA, segundo seus historiadores, é corruptela da palavra tupi ibatyba, que significa sítio onde abundam ubás, espécie de cana silvestre, ou lugar onde se r eúnem muitas canoas; ubá também traduz caniço próprio par a flexas, e tuba quer dizer muitas. 

O A História QuANDO da divisão do Brasil em Capitanias Heredit árias, o território do atual Município de Ubatuba ficou incluído no da Capitania que mais prosperou - a de São Vicen te -, doada por D . João III a Martim Afonso de Sousa.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

MUSEU HISTORICO DE UBATUBA............


LIVE EN CENA..........VIA FACEBOOK....NÃO PERCA





Neste sábado (23), a partir das 18h30, teremos a transmissão da "Live ENCENA". 🎶🕺💃🎭🃏🎪
Teatro, Circo, Dança e Música num só lugar. 😍
Participação da cantora Miriã Martins,
Menestréis de Ubatuba
, Claudia Oliveira (contação de histórias), Grupo Sirinalata,
Bailarte Grupo De Danças
,
Experimental de Dança de Ubatuba
, Grupo Aline Pilz Dança do Ventre,
Saloly Furtado Escola de Dança
,
Jê Academia
,
Studio Innovare Centro-Ubatuba
e
Rayana Crepaldi Escola de Música
. Vai ser lindo! 🥰

OS SOCIOS DO ENGENHO DA LAGOINHA......TRAFICO DE ESCRAVOS EM UBATUBA


FOLIA DO DIVINO VISTA A CASA DO SEU ZIZA EM UBATUBA..............


Ubatuba e sua história na aba do chapéu.


quinta-feira, 21 de maio de 2020

“FUNDAÇÃO BAILE DAS ROSAS- TÍTULO SOCIAL CIDADE DE UBATUBA






Baile das Rosas
Ganhei de uma amiga, com a intenção de que serviria para acervo do Museu Caiçara, três “estatuetas” de rosas de prata, com uma plaquinha metálica informando “BAILE DAS ROSAS” e os respectivos anos de realização.
Nunca participei desse baile, mas a lembrança do tão consagrado e glamoroso evento nunca deixou minha lembrança. Para saber da história desse evento, recorri ao amigo professor Eunápio Ramos, que foi um dos idealizadores e organizadores. Aqui então compartilho o bonito relato, episódio de um momento festivo e de reconhecimento e valorização aos profissionais atuantes e de destaque daquele tempo em Ubatuba, vamos lá:

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Ubatuba lança edital de premiação ao setor artístico cultural




FONTE.......FUNDART

A Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da FundArt torna público o edital n°01/2020 para seleção e premiação de propostas artísticas e culturais para exibição em plataformas digitais – site oficial e demais canais de comunicação e relacionamento da instituição. Poderão se inscrever artistas e profissionais locais ou residentes no município há pelo menos dois anos.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

A HISTORIA DO SURF EM UBATUBA SP

Em 1959, apenas alguns brasileiros já conheciam o Hawaii ou o nome Duke Kahanamoku, o o grande divulgador do surfe moderno. Nesta época, no Rio de Janeiro e na região de Santos já havia a prática do surfe.

domingo, 3 de maio de 2020

FAMÍLIA SCONGELO........GRANDES FAMILIAS UBATUBENSES.......

FAMÍLIAS DE UBATUBA
FAMÍLIA SCONGELO (03)
ITAGUÁ
Foto de Maria das Dores Santos Carpinetti ano de 1950.
Maria das Dores era uma das filhas de Egydio José dos Santos (família Scongelo) e Maria do Carmo Santos (família Bourget),conhecida como Dona Maria Pequena ou Pequeninha, aliás sobrinha de "Velho Gusto" da família Corrêa Leite de nossa narrativa anterior.

NA RUINAS DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO UBATUBA - TAUBATÉ............DEZENAS de BARRAS enterradas juntas!!! POR QUÊ?














EXPEDIÇÃO realizada com DETECTOR DE METAIS em busca das RUÍNAS DA ESTRADA DE FERRO UBATUBA -TAUBATÉ, cuja construção foi iniciada em 1890 e abandonada em 1895.

sábado, 2 de maio de 2020

FAMILIA CORRêA LEITE.............GRANDES FAMILIAS UBATUBENSES

FAMÍLIAS DE UBATUBA
FAMÍLIA CORRÊA LEITE
ACARAÚ/ITAGUÁ/TENÓRIO
Foto da década de 1950.Casamento de Benedito Corrêa Leite (Dito Raposa) com Durvalina Martins (família Parú).
Primeiro se faz necessário um esclarecimento No
passado havia uma nítida separação entre os bairros do Acaraú e Itaguá cujo limite era o rio que separava os mesmos.Atualmente não há essa nítida divisão.

HOTEL TINOCO......ANOS 50

Ubatuba SP Brasil
Antigo sobrado demolido nos anos 50 do século passado.Localizado no antigo Largo do Chafariz,atual Praça Nóbrega.