JOSÉ DE ANCHIETA - Arquivo blog Ubatubense
Anchieta e Pindobuçu'
Idffonso de Carvalho
historiador insuspeito divisara, atraves do relatojesuitico sobre os successos
de Iperoig, e entre ' as causas da pacificação vicentina ligadas A coragem
transcendental de dois apstolos, o factor sentimental aborigene revelado
principalmente pelo intrepido Pindobuçú, capaz entre os mais capazes tamoios do
litoral. Si a cordura do selvagem nada influiria insuladamente sobre a
consumaçáo do accordo, não 6 menos certo que a bravura serena dos missionarios
falharia em sua finalidade, e quiçá de um modo tragico, si Ihes faltasse o
amparo do velho e valoroso cacique. Sem duvida que as disposições affectivas do
selvicola receberam influxo da aureolante bondade anchietana, devendo por isso
mesmo reverter afinal para o thaumaturgo insigne as honras do exito de tão
audaciosa diligencia. Mas seria injusto esquecer o valimento do incola varonil,
que jugulou por mais de uma vez o perigo iminente de vida para os emissarios da
paz, impedindo por via de consequencia o fracasso das negociações.
Ninguem
contesta a efficiente grandeza moral dos loyolistas nos dias de maior crise
para a conservação da capitania vicentina. No estado de animosidade das tribus
tamoias para com os portugueses e nativos conversos, o arrojo da embaixada
christã entre selvagens de má fama, desprovidos, como se pensava. de toda
piedade e temor de Dens, sedentos de represalias e af- frontados por notiqias
frequentes de apresamentos, desde os dias sangrentos que assignalaram o ataque
a Firatininga, afigurava-se aos lusos de Itanhaem e São Vicente uma temeraria,
tresloucada empreza, cujas possibilidades de exito mal se esboçavam, diluidas
na quasi certesa de sacrificios inuteis. Não se dirigiam os padres a um nucleo
selvagem de timidos como os de outrora, espantadiços a um estampido de arma de
fogo ou 6 simples visão de espadas e adagas refulgentes, mas ao ambiente de
disciplinadas hordas arrogantes já experimentadas no litoral fluminense ao lado
dos gaulezes inimigos de Mem de Sá. Alli obtiveram os nativos conhecimento das
armas europeas, e sabiam quaes as limitadas possibilidades do arcahuz
tonitroante e das pesadas espadas portuguezas. Emm agora gente avisada e
destemida. Certo a embaixada era de paz. Mas os revezes de 1560 e 1562 estavam
a bramar entre os selvicolas por uma nova e encari~içada luta, em que, conforme
o dizer do impressionavel padre Simão de Vasconcellos, saiam das brenhas
exercitos inumeraveis de frecheiros, a treparem "como feras" pelas
escarpas, em assalto á vida dos christãos. -40 encontro desses brasis
avalentuados e dessas "penedias disformes", "espanto dos
navegantes" altas e impeuetraveis, "muros de eternos da
natureza" na eommovida phrase do chronista, a desafiarem com sua
apparencia todo o esforço de catechese, levavam os dois jesuitas como unica
arma a tranquilla confiança nas bençãos do céo sobre a pureza de sua missão,
que era toda de paz e de amor. Mas bem fragil parecera aos tripolantes leigos
do navio de Adorno essa unica arma dos ignacianos, pois com lagrimas os
desembarcaram na praia, bem certos de que os abandonavam "entre os dentes
de lobos famintos, cujas queixadas ainda estavam cheias da carne dos
portuguezes". A verdade é que os deixavam entre os desconhe~idos
habitantes de tabas tamoias, a mercê das impulsividades instinctivas e das
siibitaneas choleras de uma tribu irascivel e irriquieta. Qualquer conjectura
insidiosa entre os maiores poderia romper as barreiras da vingança. Cada novo
prestante personagem advindo das praias guanabarenses levantava uma nova crise
para a segurança pessoal dos hospedes de Caoquira. Canôas novamente repontadas
ao longe carregadas de saggitarios de bronzea cor assemelhar-se-iam
a outros emissarios da morte. De momento a momento um perigo novo a annuviar o
ar, a euegrecer as possibilidades de exito para esses primeiros heroes do novo
mundo. Kão refugia ao medo o coração dos padres. Mas nesse medo não passava a
visão dos siipplicios do corpo sinão a apprehensão de não poderem viver para a
victoria da diligencia pacifieante. O temor não lhes estamparia jamais na face
os signaes de uma emoção menos 'digna si lhes cumprisse affirmar a ,abominação
de certas condições impostas pelo odio dos contrarios. As difficuldades
vencel-as-iam, uma a uma, o tacto prudente dos jesuitas, a palavra persuasiva
de Anchieta, no proprio idioma dos nativos, sua calma bondade, a solicitude no
curar os males ao corpo e do espirita, e, sobretudo, o prestígio de sua castidade,
que deveria espantar a tribu e consolidar, por uma admiração sincera, a amisade
efficiente de Pindobuçú. Era este um dos principaes da tribu tamoia, com aldeia
vistosa a cavaileiro de Iperoig. Ja não era moço, e sobre a fronte cor de oca
já pesava a experiencia cruenta das pelejas. Conhecia a lusos e franceses e
reputava aos segundos seus fieis alliados contra os inimigos de sua terfa e de
sua liberdade. Xos primeiros successos de Guaoabara grangeara a estima do monge
franciscai10 André Thevét, que o considerava um dos melhores reis da selva. O
proprio senhor de Villegaingnon, rigoroso com toda a gente, lhedera prova de
acatamento e amisade, reconhecendo-o sem duvida de proveito para seus planos de
dominação. A, seu talhe agigantado devia a alcunha ~gnificativa de Palma Grande
com que o brindara o respeito dos brazis do litoral. Sua voz encorpada, em meio
das algazarras inconvenientes, acalmava, no momento preciso, a irritaçáo da
grey. E, si resoava embravecida, havia nas attitudes da turba alvoroçada um
recolhimento subito como deante de força mais potente. Encanecido embora, amava
Pindobuçu a vida com volupia, aspirava uma longa existencia, e era isso
unicamente o que esperava do Deus dos christãos em troca da proteeão que
dispensava aos padres. Sua amisade para com Anchieta, muito sincera, nascera
expontanea desde o primeiro dia, desde o primeiro encontro, na sympathia que
resumbrava daquello semblante moço, daquelles olhos azues e tranquillos durante
as praticas diuturnas. A voz do abarê não assumia o tom arrogante, a severidade
inquietante das arengas dos pagés autoritarios das cavernas. Como de uma selva
saem as aguas claras. assim brotavam dos labias do joven mestre palavras
refrescantes de consolação e de paz. Amara-o desde o momento em que o padre lhe
dissera sem affectação e temor: "Eu sou vosso amigo e venho tratar das
pazes". Acreditara logo em sua sinceridade. E logo tambem quizera as pazes
e se : modificaram as suas disposiçóes para com os portuguezes. Puzera-se a
observar a attitude dos refens, o recolhimento delles nas preces dirigidas a
Deus, a serenidade de animo deante do vozear irritante dos desconfiados, e
sobretudo a sua indifferença pelos attractivos das jovens mulheres que os
cercavam. Experimentara a Anchieta offerecendo-lhe algumas das mais bellas
raparigas da deveza. O aposto10 as repellira com um gesto, affirmando que era
peccado. Impossivel o pec- , cado! exclamara o offertante. "Padre Jose, tu
não podes ser insensivel, disse, iquillo mesmo que toda a gente apetece".
Como resposta o moço catechista mostrou-lhe as disciplinas de tiras resistentes
com que castigava as tentações e expulsava prazeres que Deus abominava. E
houvera um espanto nos olhos do maioral selvicola deante desse homem que
voluntariamente fustigava as carnes para renunciar áquillo que, no pensar do
tamoio, mais pagava a pena de viver. Parecia aquillo a Pindobuçú um caso tão
novo, tão extranho! E se wnvencera logo de que o joven padre e o seu velho
companheiro privavam com Tupan. E puzera-se a interrogar o seu amigo, como oito
ou nove annos antes o fizera ao monge franciscano de Guanabara, sobre coisas
que poderiam succeder apos a morte, e sobre o que deveria praticar para
alcançar longa vida. saude e socego. - E si o educador lhe explicava que todo o
bem e toda a força vinham de Detis, que premiava os bons A‘rc~ie~.~ E
Pn'r~o~çqu' 19 c punia aos maos, razão essa pela qual todos deveriam amal-o e
temel-o, Pindobiiçú indagava curioso: "Mas porque temel-o?".
CONTINUA...............
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