terça-feira, 26 de maio de 2020

ANCHIETA E PINDOBUÇU........PARTE 3 DE 3...FINAL





                    INDIOS TUPINAMBÁS -  IMAGEM ARQUIVO DO BLOG UBATUBENSE





de Anchieta a festa orgiaca da tamoia gente pelo sacrificio cruento de niii prisioneiro. Entre uivos de vingança e não obstante o protesto do aposto10 conipassivo, fendeu-se o craneo do escravo e se espetaram chuços nos dilacerados membros do infeliz, num phrenesi de gula canibalesca em que mãos e boccas se emlambuzava~ii no sangue e gordura da. victima, todo um abominavel esprctaciilo a que alludiria mais tarde a penna impoluta do evangelizador. hlas ao horrendo banquete n5o comparecera Pindobiiçú. Não menos afflitiva a situacão do padre José quando de uma intriga sobre iriiaginarias ameaças de niorticinio contra os nativos do litoral. 



Inutil o conjuncto esforço de Palma Grande e Cunhainbebe no impedir o panico e a fuga de selvicolas. E já o alarmante boato chegara ás praias de Guanabara de onde acudiam numerosas canoas trazendo a suspensão das negociações. Então se repetiram as exigencias de represalias e novamente a palavra de Anchieta oppoz uma barreira as inacceitaveis condições do gentio. "Não me faleis mais nisto, declarou imperterrito. Aqui estou eu em vossas mãos. Si me quereis comer, comei-me. Quanto a approvar a morte de outros não o espereis de mim jamais. Irredutiveis no emtanto em suas pretenções vingativas e embora se descobrisse o embuste dos boatos, clarnavam os fluminenses pelo reinicio das hostilidades, quando para elles cresceu definitivamente Pindobuçú. Enraivecido e armado de uma longa espada de pao das que fendiam craneos, enfrentou aos forasteiros de Guariabara. Que ningiiem bulisse em sua aldeia! Quem aili mandava era elle e mais ninguem. Os christãos queriam fazer as pazes com eiie, Pindobuçú, morador das terras fronteiriças de São Vieente. Entretanto era de christãos e não dos verdadeiros inimigos que eses vagabundos queriam quebrar as cabeças! Não! Não o permittiria jamais, que nisso estava empenhada a sua palavra. E, num crescendo de agitação, atirava-lhes injurias, dando fortes palmadas pelo corpo e batendo os pés, como nos dias de desafio e furor guerreiro. 6oubessem todos, continuava, que esse pae dos christãos era do Conselho de Deus e que si alguem o offendesse veria a morte sobre si e sobre os seus. E soubessem mais que aquelle Antonio Dias era o que fazia as casas dos padres e a casa do Deus dos christãos, e que offendel-o seria offender aos padres. Tão alto falava que logo acudiram de fora os sequazes, já armados, promptos para as vias de facto. Então emudeceram os do Rio e a assemblea dissolveu-se, podendo Palma Grande dizer paler~ialiiieiite a Anchieta: "Filho JosG, não tenhas medo. Ainda qiie os teus matem a todos os meus parentes moradores de tuas terras, eu não consentirei que te matem, porquc sei que tu falas verdade.' Si os teus procedem mal 6 nciles e não em ti que eu me vingarei". O perigo entretanto ncompa?havn sempre os passo3 do amoravel jesuita. Para homeiiagear aos hospedes do Rio de Janeiro haviam resolvido os nativos de uma certa aldeia executar a uin de sens prisioneiros, com n cansequente orgia canibal. E, não somente para tentar a conversão in extremis do condemnsdo, como para aproveitar o ensejo de rever em taba visinha o irmão Francisco Cardoso, deliberoli .4nchieta ausentar-se temporariamente da casa de Pindobuçú, onde no momento morava. Bem a contragosto o deixara partir o cacique amigo e mandara mesmo prevenil-o, estando o padre já a meio caminho do morro do perigo a que se expunha. Um momento perplexo, bem mmprehendendo a justesa e a pmdencia do aviso. decidira-se entretanto Anchieta a proseguir pelo triibo afora, pondo mais em conta a salvação de uma alma peccadora que a possibilidade de perder a propria vida nas mãos de uma tiirba assanhada, embriagada pelo vinho e pelo odor do sangue. Partiu. Mas inutil o seu esforço. pois, repellindo o baptismo, allegou o pririoneiro que, si o recebesse, não tnorkeris como valente que era, e nem poderia injuriar e exasperar a seus matadores. E com bravatas e sarcasmos Ia tombara elle entre estocadas, antes mesmo que lhe rachassem o craneo. Quanto a Anchie- ta, mercê ainda do prestigio de Pindobiiçú aiisente, poude voltar incolume a sua moradia na hospitaleira taba do eacique. Bom e valente Pindobuçu! Nenhum dos demais chefes litorianos o alcanfava em capacidade e valor. Era a autoridade, a proteção, a energia, a bondade. Sem duvida que de larga fama e respeito se rodeavam a cordato Caoquira, o feroz' Aimbiré, o prudente Cunhambebe, nas aldeias da bulhenta e valorosa tribu. Nenhum delles entretanto porfiava coqi Palma Grande em prol da paz. Caoquira guardava na alma prestimosa mais piedade que admiração pelos meritos e forças mora- dos ignacianos. Aimbiré, valente entre os mais valentes, era arrogante e cruel. Alliara-w fortemente aos francezes do Rio de Janeiro e com elles se aparentara, solidificando o plano commum de exterminio contra oa dominadores lusos da terra brasileira. Queria a guerra aos christãos a todo transe incluindo no seu adie os defensores indigenas da gente oortuguezn. Pindobuçu, pelo contrario, conciliador e honesto, buscava as boas intenções dos brancos, respeitava a intervenção dos padres e reservava as proprias hostilidades para os amw'nd~s que pegavam em armas para auxiliar aos apresadores e roubadores dos brasis e de suas terras. Aimbiré, intratavel no seu odie, repellia toda idea de uma appmximação com o inimigo, pensando mesmo em sacrificar aos mensageiros do accordo. Palma Grande, ao emvez, acolhia contente as possibilidades da paz. Somente um dos chefes de Iperoig poderia hombrear-se com elle em demonstrações de cordura: o affavel Cunhambebe, o 'homem da fala mansa". Mas dos poucos informes existentes bem se percebem os traços inconfundiveis que separavam os temperamentos desses dois maioraes selvagens. Indeciso e apprehensivo ás vezes não gostava Cunhambebe de deliberar por si si>,/ antes pieferia consultar previamente o pensar dos seu$ rapazes. De seu lado, prudente mas resoluto, Pindabuçú inteninha bravamente nas entrevistas actnando de motu pmprio e com firmesa, dominando a situação. O primeiro, incapoz de comprehender uma fortaleza de animo em organismos franzinos, compra- zia-se, como chefe poderoso, em defendermos dois missionarios a debilidade physica e a fraqueza da situaçso em que elles se encontravam, expostos á briitalidade dos selvicolas aggravada pelo advento dos tamoios sanhudos de Guanabara. Pindobu~u, bem certo da superioridade moral dos dois jesuitas sobre os indigenas de sua região, admirava-os incondicionalmente, maxime a Anchieta, num enthusiasmo cheio de dedicação e amor. Era um a Cordura valente que se compadecia do que julgava lima debilidade inferior. Outro, a Veneração, que estimava e protegia. Cunhambebe, algo indifferente ao valor' das mulheres, parecia não se impressionar muito com a castidade dos loyolistas. Pindobuçú, pelo contrario, voluptuoso e optinusta, admirava no moço aposto10 o corajoso desprendimento da vida, a bravura dalma deante de inimigos indoceis, e, mais do que tudo, a fortaleza com que repellia as offertas da concupiscencia e reprimia as inevitaveis tentações da carne, para guardar fidelidade ao Deus dos christãos. Si Cnnhambebe protegia aos padres por uma exigencia instinctiva do coração bondoso, Pindobuçú os defendia com a plena consciencia dos, valores animicos, dando as razões qiie justificavam a proteção. Comprehendia Palma Grande s belleza do contraste entre a mocidade heroicamente renunciante do evaiigelizador e a mocidade corrompida e avida de prazeres que conbecia no littoral. Ciinhainbebe não se dispiinha a abandonar as crendices de seus avós e nem oi habitos dos seus. Palma Grande. ao contrario, manifestava em seus actos e palavras, certa inclinação sentimeiital para o credo dos padres seus amigos. Era quasi um converso. Já oito ou nove annos antes, quando enfermara na bahia do Rio dc Janeiro, conversara com um monge sobre o destino da alma e sobre o poder de Tupan. E o almirante gaulez, senhor do forte Coligny, admirado de suas tendencias devotas, dirigiralhe a palavra e se propuzera mesmo a beneficial-o com as aguas do baptismo. Sobresaia dess'arte Pindobuçu dentre todos os caciques tamoios do littoral vicentino pela solidez de sua autoridade, pela intelligencia e capacidade varonil de seus conceitos e pelo misticismo e grandeza de seu coração. E, por isso mesmo, quaiido, a bordo do bergantim que reroriduziria Aiichieta ás praias de São TTicente, acenava o suave apostolo. entre sentidas lagriinas, os seiis adt?uses aos novos amigos de Iperoig, deveria seu pensamento envolver, mais complacente e mais carinhoso, o vulto gigantesco de Palma Grande, seu protector verdadeiro rntre os filhos da selva. Certo, pensaria elle, tudo devia ao C&, e todo o exito de sua missão dependera da misericordia e bondade do Altissimo, por intercessão da Virgem Santa, a quem dedicara, com toda alma reconhecida, eshocando-o u'alma, o mais ardente dos poemas laudatorios inspirados ao murmurio das vagas oceanicos. Mas não duvidava tambem de qiie. muitas vezes, para proteger a vida e amparar a iniciativa sublime de seus miasionarios, appronve a Deus Todo Poderoso utilizar-se, eni dias de provação e esforrp, da palavra rude e do braco forte de Pindobuçú.

 

FONTE................. http://ihgsp.org.br/wp-content/uploads/2018/03/Vol-33.pdf


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