quinta-feira, 21 de maio de 2020

“FUNDAÇÃO BAILE DAS ROSAS- TÍTULO SOCIAL CIDADE DE UBATUBA






Baile das Rosas
Ganhei de uma amiga, com a intenção de que serviria para acervo do Museu Caiçara, três “estatuetas” de rosas de prata, com uma plaquinha metálica informando “BAILE DAS ROSAS” e os respectivos anos de realização.
Nunca participei desse baile, mas a lembrança do tão consagrado e glamoroso evento nunca deixou minha lembrança. Para saber da história desse evento, recorri ao amigo professor Eunápio Ramos, que foi um dos idealizadores e organizadores. Aqui então compartilho o bonito relato, episódio de um momento festivo e de reconhecimento e valorização aos profissionais atuantes e de destaque daquele tempo em Ubatuba, vamos lá:

“FUNDAÇÃO BAILE DAS ROSAS- TÍTULO SOCIAL CIDADE DE UBATUBA que perdurou por mais de vinte anos consecutivos. Começou com um evento modesto na antiga Boite Le Bateau de propriedade do saudoso casal Jean (popular João Bravin) e Suzie Batta Bravin na Av. Capitão Felipe no Bairro do Itaguá. O evento tinha como finalidade destacar os 30 maiores destaques sociais da vida ubatubense. Para isso eu então coordenava uma pesquisa reunindo de três a cinco nomes mais votado em cada seguimento, depois reunia um grupo de amigos com visão sobre a vida da cidade e elegíamos o indicado do ano em cada função, tipo: destaque médico, destaque futebolístico, destaque social, destaque pedagógico, destaque imobiliária, destaque feminino, destaque escola de samba, destaque pedagógico, etc... até o máximo de 30. A princípio os contemplados recebiam uma rosa de cetim que mamãe confeccionou anos a fio com esta finalidade, mas já a partir do terceiro ano da "Fundação" o sucesso do evento foi tanto que tivemos que criar uma Comissão, da qual eu fui eleito Presidente Fundador, e para perenizar o prêmio passamos a contemplar os premiados também com o TÍTULO SOCIAL CIDADE DE UBATUBA que assim passou a certificar documentalmente o prêmio. No início o TÍTULO era assinado por mim e pelo prefeito de Ubatuba, mas no quarto ano do evento o ilustre Dr. Roberto de Carvalho Rezende foi eleito o novo presidente, e assim o título passou a ter três assinaturas, a do Fundador, a do Prefeito e a do Presidente da COMISSÃO DO TÍTULO SOCIAL CIDADE DE UBATUBA. Por que a rosa foi o símbolo que marcou o evento e por que popularizou-se o evento como "ROSA DE PRATA"?
Bem, as condições logísticas para produção do evento no começo eram extremamente acanhadas e modestas, o mês inicial para realização Baile foi escolhido Setembro por ser época da primavera e logo a flor que mais se encontrava em quase todos os jardins de Ubatuba (domésticos ou públicos) eram as rosas em toda sua fartura de variedades, portanto para entrega do prêmio fixou-se inicialmente o mês de Setembro como já dito, ena ROSA eleita como o símbolo máximo da premiação. Bem, durante a gestão do Dr. Rezende, que na época possuía a conhecida Papelaria Rezende, que era localizada a então Rua Dona Maria Alves, passamos a ter um presidente que além de engenheiro era também empresário e membro da Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Ubatuba, diga-se de passagem que Ubatuba começava a ganhar as suas primeiras renomadas ASSOCIAÇÕES, e nesta época trabalhava como sua gerente na Copiadora a dinâmica Lia de Barros, que fora também a mais respeitada Secretária de Turismo que Ubatuba já ouvira falar, tendo vindo para Ubatuba para ocupar o cargo durante a gestão do Prefeito Ciccilo Matarazzo. Como mulher de ampla visão aconselhou Dr. Rezende a incrementar a já então conhecida FUNDAÇÃO TÍTULO SOCIAL CIDADE DE UBATUBA- BAILE DAS ROSAS e a partir de então o evento ganhava os primeiros troféus em forma de uma rosa em metal banhado à prata junto com o Título impresso, por tal motivo o popular e carinhoso cognome "ROSA DE PRATA". Bem meu caro, muita história acrescentou-se a vida desse evento que perdurou por mais de vinte anos. Fico profundamente gratificado com seu interesse pelo assunto e ponho-me já á disposição caso queira mais informações. Extremamente lisonjeado com tão ilustre atenção, expresso lautos agradecimentos. Um grande abraço do Eunápio Ramos.
Ah! Se a FUNDAÇÃO DO TÍTULO SOCIAL CIDADE DE UBATUBA - TROFÉU ROSA SIMBÓLICA que eram entregues anualmente no tradicional "BAILE DAS ROSAS" mais popularmente conhecido como TROFÉU ROSA DE PRATA tivesse sobrevivido estaria este ano completando 46 anos de existência e passado para a história como o prêmio que maior duração teve na história da nossa região.”
Está aí, como disse, uma linda história de momentos festivos de nossa Ubatuba e, logicamente, quem viveu e participou desse evento, também tem suas memórias e, se aqui quiser relatar vai ser de grande importância para que não esqueçamos de que Ubatuba já teve, e até, quem sabe, resgatar e fazer acontecer novamente esse evento tão necessário para qualquer sociedade.
Obrigado professor Eunápio Ramos, obrigado arquiteta Iris Carneiro.
As três estatuetas, agora agrupadas, será doada ao acervo do Museu caiçara. ----Julinho Mendes,16/5/2020.

TEXTO E FOTO DE JULINHO MENDES VIA FACEBOOK

Nenhum comentário: