sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

MINHA INFANCIA NO PEREQUE MIRIM


Eis a Capela das gostosas festas da minha infância!. (Arquivo JRS)
      Ao escrever relembrando as pessoas e lugares significativos da minha infância, eu faço com o maior respeito. Se em alguma parte pode haver interpretação negativa, é da cabeça de cada um. Quem me conhece sabe os meus princípios, o meu orgulho de ter recebido as muitas contribuições ao indivíduo que sou hoje. Até as “pisadas de bola” da parte do meu finado pai eu consegui dar a volta por cima. São as fraquezas humanas, né?

UBATUBA JÁ TEVE O MAIOR PORTO MARITIMO DO BRASIL............




O MAIOR PORTO DO PAÍS

Em 1787 uma ordem do Presidente da Província de São Paulo obrigando as embarcações a passarem pelo Porto de Santos onde as mercadorias tinham menor preço desestimulou os produtores arrefecendo a economia local. A chegada da Família Real, em 1808, abrindo os portos brasileiros às nações amigas beneficiou Ubatuba que retomou seu desenvolvimento passando, inclusive, a exportar a produção de várias cidades do Vale do Paraíba transformando-se no maior porto de São Paulo superando até mesmo o Porto de Santos.

OS PRIMORDIOS DE UBATUBA ..................



~                                        Imagem de arquivo - ilustrativa


O trabalho multidisciplinar da arqueologia permite determinar o posicionamento espacial e temporal dos indígenas em questão. O litoral de Rio de Janeiro tem sido a área mais explorada pela arqueologia no que se refere às tribos indígenas da época do “contato”[1]. A base documental sobre o povoamento no litoral de São Paulo, dá sustentação importante ao trabalho arqueológico sobre a cultura Tupinambá.

A presença indígena em Ubatuba foi comprovada pela arqueóloga Sandra N. Amenomori, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP no seu trabalho "Os Processos de Ocupação dos Grupos Pescadores-Coletores Pré-Históricos nas Ilhas do Litoral Norte de São Paulo". Em pesquisa de campo, realizada em 2002, encontrou fragmentos de cerâmica corrugada e ungulada por ela identificada como pertencente à tradição tupi-guarani, nas praias: Prainha, ou do Engenho, de Dentro, das Palmas e do Leste, o que demonstra a necessidade de estudos histórico-arqueológicos mais profundos sobre a presença humana no período pré-colonial[2]

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

RADIO COSTA AZUL AM .......

Foram quase duas décadas de participação da Rádio Iperoig na história cívica ubatubense. Contudo, a trajetória da primeira rádio de Ubatuba finalizou por volta dos anos 1975/1976. Em seus últimos anos de vida, um locutor, José Benedito Rodrigues (JB), hoje locutor da Rádio Costa Azul, também nos forneceu algumas informações sobre o fechamento da rádio Iperoig. Segundo JB, em 1974 a rádio Iperoig estava arrendada pelo empresário de comunicações Douglas Melhen, que era sócio proprietário da rede de Piratininga de Rádio. 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

JEAN PIERRE PATURAL E SEU AVIÃO.........


Bom dia! Ubatuba tem algumas curiosidades impressionantes, como o caso do francês Jean Pierre Patural que construiu seu próprio avião e fazia o trajeto Ubatumirim – Vale do Paraíba com frequência, e isso em meados da década de 1950. 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

FREI VITORIO INFANTINO



      Frei  Vitorio Infantino......Arquivo blog  Coisas de Caiçara

Texto    12 Página 12 Jornal MARANDUBA News 18 Maio 2011 Gente da nossa história: 

Frei Vitório Infantino - O homem das obras sociais e religiosas Marlene Isaias Amorim Á quem diga que não devemos recordar coisas passadas porque corremos o risco de perder o momento presente. 

Fazenda Morcego: beleza natural construída





8 Página 8 Jornal MARANDUBA News
 18 Maio 2011
 Fazenda Morcego: beleza natural construída por mãos escravas EZEQUIEL DOS SANTOS Após quase uma hora de caminhada por uma trilha ou cinqüenta minutos de barco, existe um lugar que, além da história de luta, sofrimento e sobrevivência, esconde uma beleza espetacular. 

SALVE SEU JORGE DA COMUNIDADE EMAUS DE UBATUBA.







Salve Jorge

por Julia Duque Estrada



Não é preciso ter dinheiro para se preocupar com o homem e o meio ambiente. Motivado por essa certeza, há 13 anos Jorge da Cruz Oliveira saiu da baiana Ipiaú, onde nasceu, com quase nada no bolso e uma grande missão: erguer uma comunidade autônoma para moradores de favela e sem-teto de Ubatuba, São Paulo. O objetivo era oferecer a eles novas perspectivas de vida através da educação e do trabalho. Hoje, Seu Jorge - que dirige a Comunidade de Serviço Emaús Ubatuba - tem sob sua batuta 22 famílias. São 220 pessoas que produzem o alimento que consomem e vivem da renda do próprio trabalho, preservando o meio ambiente.

Relação dos Moradores de maior relevância social........Ubatuba 1913

UBATUBA 1913 - ALMANAK LAEMMERT
Pesquisado por: Pitagoras Bom Pastor Medeiros
Caiçaras procurem seus ancestrais
Relação dos Moradores de maior relevância social
FOTO N° 1
Imprensa
A Cidade de Ubatuba
Redactor-chefe : Ernesto G. Oliveira
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Prefeito : Ernesto G. Oliveira
Vice: Bernardo G. Amorim
Presidente Benedicto Filippe Fernandes
Vice Presidente: Tertulino Jose dos Santos

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Ubatuba realiza 3ª Festa do Fandango Caiçara neste fim de semana


EVENTO ACONTECERÁ DE 6 A 8 DE DEZEMBRO NA ORLA DA PRAIA DO PEREQUÊ AÇU
A comunidade caiçara estará em festa com a realização da 3ª Festa do Fandango Caiçara de Ubatuba, que acontecerá de 6 a 8 de dezembro, no Rancho Caiçara do Perequê-Açú, na Av. Gov. Abreu Sodré (em frente ao Instituto Argonauta).

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Sarau cultural encerra atividades de 2019 na Biblioteca Ateneu Ubatubense




A Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense encerrará suas atividades de atendimento ao público, empréstimos e consultas na sexta-feira, 06 de dezembro. A equipe da biblioteca continuará a trabalhar em dezembro, mas a portas fechadas, higienizando e reorganizando o acervo. A retomada dos serviços de atendimento se dará dia 06 de janeiro de 2020.

Para marcar o encerramento do ano das atividades culturais realizadas no espaço, o Grupo Setorial de Literatura da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) promove um sarau cultural, a ser realizado na sexta, 6, das 18h30 às 21h. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados.
A Biblioteca Ateneu Ubatubense fica na praça 13 de Maio, n. 52 – Centro, e atende o público das 8h15 às 17h45.
Dados de 2019
A biblioteca emprestou 7.485 livros entre janeiro e novembro. “É o recorde de empréstimos na última década e mais do que o dobro de 2012, por exemplo, ano em que circularam 3.516 livros”, detalha Keila.
A frequência também continua subindo. Até novembro deste ano, a biblioteca já havia recebido 15.608 visitas. Em 2018 foram 13.503 visitas; em 2017, 11.732; em 2016, 9.990 e em 2015, 9.896 visitas.
Até final de novembro, a equipe atendeu 9.017 consultas de estudantes e pesquisadores. “Este dado mostra que, apesar da atual facilidade de se obter informações pela Internet, os 20 mil livros de nosso acervo continuam merecendo a confiança do povo de Ubatuba”, concluiu a bibliotecária.  

FUNDART    UBATUBA.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

BOI CANARINHO



- Julinho Mendes 17/11/2002 - Via Facebook

A família Veiga é uma tradicional família da constituição caiçara; antigamente, era uma família de festeiros, foliões e, em tudo quanto era festa, religiosa ou não, estavam presentes, contribuindo com a cultura popular Ubatubana. Participavam das folias de Reis, do Divino Espírito Santo, São Gonçalo, dança da Fita, Congada, Xiba,... 

ITAGUA PRAIA CLUBE.............ANO 1962


ITAGUA  PRAIA CLUBE , LOCALIZADO AO LADO DA CRUZ DO CRUZEIRO , SEGUNDO INFORMAÇÕES A FOTO DE DE 1962

AVENIDA IPEROIG 1968


Avenida Iperoig , ano 1968, confira o quanto foi bela a nossa  avenida Iperoig, hoje transformada em pista  única, não tem mais o charme de quando era igual  a avenida desta foto................

EM DEZEMBRO TEM..........A TERCEIRA FESTA DO FANDANGO CAIÇARA..............

A 3ª Festa do Fandango Caiçara de Ubatuba, será
no Rancho da Cultura Caiçara.
Orla da Praia do Perequê Açu, na altura do número 1.067.
Dias 06/07 e 08 de Dezembro.
Veja neste vídeo o início da construção do Rancho da Cultura Caiçara de Ubatuba!

terça-feira, 26 de novembro de 2019

VALSA : O MAR DE UBATUBA


Letra de Adolpho Ignácio Pereira,Ubatubense e irmão de Lindoloho Ignácio Pereira (avô de Julinho Mendes).Autor de inúmeras músicas .Um grande compositor de músicas sacras e profanas.
Música:Professor Máximo de Moura Santos, paulistano que enquanto morador de Ubatuba como diretor da Escola Esteves da Silva esteve muito atuante em nossa comunidade escrevendo em jornal local produzindo música e lecionando particular a ubatubenses jovens como Seu Filhinho e outros.

ZIZINHO VIGNERON................FACEBOOK

Projeto “Arte para Todos” encerra atividades do ano com apresentação de oficinas culturais

Até o sábado, 30 de novembro, o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto de Ubatuba é palco das apresentações de alunos e monitores das oficinas culturais que integram o projeto “Arte para Todos”. da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt).

Ubatuba realiza 6ª Conferência Municipal de Cultura neste sábado

FUNDART

Neste sábado, 30 de novembro, Ubatuba realiza a 6ª Conferência Municipal de Cultura. O evento será realizado no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, das 9h às 14h, e é aberto a toda a população.
O objetivo é conscientizar artistas, agentes, produtores culturais e demais interessados sobre o Sistema Municipal de Cultura e os avanços para o setor cultural e também eleger os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC.

domingo, 24 de novembro de 2019

ANTIGA AVENIDA IPEROIG.......FOTOS DE 1940 E 1950




-Vista geral da Praia de Iperoig (também chamada de Praia do Cruzeiro ou do Centro), na década de 1940. - 

Confira o resultado do concurso “A Mais Bela Negra” em Ubatuba





Com um clima de confraternização, muita música, 
danças, cores vivas, homenagem e um verdadeiro 
espetáculo no concurso “A Mais Bela Negra”, a Prefeitura 
Municipal por meio da FundArt, deu início ao evento 
“Consciência Negra – Negro de Todas as Cores”, no 
último domingo (17).

HINO DE UBATUBA..............1937

Hino a Ubatuba entoado pela primeira vez em 28/10/1937 em frente ao obelisco na Praça da Matriz que nesse dia também ganhava um novo nome Praça Exaltação da Santa Cruz.
Era a grande festa do Tricentenário de Ubatuba.

15º Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba está com inscrições abertas



INSCRIÇÕES PODEM SER REALIZADAS ATÉ 20 DE DEZEMBRO PELA INTERNET, PELOS CORREIOS OU PESSOALMENTE NA SEDE DA FUNDART
O ano de 2019 ainda nem chegou ao fim e já estamos trabalhando no nosso “Carnaval Histórico 2020”! E para já dar aquela animada nos foliões de plantão a FundArt está com inscrições abertas para o 15º Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba.

CONFIRA OS PREFEITOS DE UBATUBA NOS ULTIMOS 70 ANOS.............

UBATUBA EM DESTAQUE..........

Quem será o próximo Prefeito de Ubatuba SP.......

PREFEITOS DE UBATUBA NOS ÚLTIMOS 70 ANOS

1948 à 1951 – José Alberto dos Santos
1952 à 1955 – José Fernandes
1956 à 1959 – José Alberto dos Santos
1960 à 1963 – Wilson Abirached
1964 à 1968 – Francisco Matarazzo Sobrinho
1969 à 1970 – José Alberto dos Santos
1971 à 1972 – Celso Teixeira Leite

terça-feira, 19 de novembro de 2019

JORGE FONSECA.......MEU PAI...........

Outro de nossos entrevistados foi Jorge Fonseca, nascido e criado no litoral. Ele aprendeu a conhecer seu espaço e dele obter informações para garantir sua sobrevivência e de seus numerosos descendentes. Este depoimento nos mostra a força e a sabedoria do cotidiano de um caiçara.

sábado, 16 de novembro de 2019

SEJAM BEM VINDO AO BLOG UBATUBENSE................


ESPETÁCULO ACONTECE NO TEATRO MUNICIPAL E MARCA ENCERRAMENTO ANUAL DO BALLET


Após um ano de muita dedicação e aprendizado, a Oficina de Dança FundArt realizará o tradicional espetáculo anual de encerramento. Serão duas apresentações, que acontecerão nos dias 13 e 14 de dezembro, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, às 20h30.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

UM POUCO DA HISTÓRIA DA ENERGIA ELÉTRICA DE UBATUBA...


-Para os que ainda não sabem, a energia elétrica de Ubatuba era fornecida primeiramente por uma pequena usina que se localizava na serra, depois passou a ser fornecida pela usina particular da Companhia Taubaté Industrial (CTI), localizada no rio Paraitinga, município de Redenção da Serra, e atualmente vem da concessionária Elektro, que a repassa não sei de qual fornecedor.

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

O AZUL MARINHO EU FAÇO ASSIM..........



- Amanhã irei fazer um azul marinho.
Era o que mamãe sempre fala quando papai trazia da pesca uma garoupa, um sargo,... geralmente peixe de costeira.
Eu já sabia o que era aquilo e, um dia então quis aprender a fazer tal gostosura da culinária caiçara; e aprendi, mesmo sem perceber e me questionar da tal cor relacionada ao prato, até porque o tal “azul” não aparecia na panela, nem no prato, e muito menos na colher, mas um dia me veio a curiosidade e questionei mamãe Alcina, que de imediato me respondeu: - É porque Julinho, o preparo do peixe com a banana verde tem que ser feito em panela de ferro e não em panela de alumínio!

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Exposição do 16º Salão Ubatuba de Artes Visuais abre neste sábado

Obras de todo o país ficam expostas até 1 de dezembro no Centro de Convenções de Ubatuba


Vanessa Menezes
A partir deste final de semana, Ubatuba irá respirar arte! O Salão Ubatuba de Artes Visuais, que em 2019 chega a sua 16ª edição, será aberto ao público neste sábado (9), com 115 obras de diversos estados.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

CUNHAMBEBE, GUERREIRO TUPINAMBA...........


Cunhambebe (? - c. 1555) foi um famoso chefe indígena tupinambá brasileiro. Foi a autoridade máxima entre todos os líderes tamoios da região compreendida entre o Cabo Frio (Rio de Janeiro) e Bertioga (São Paulo). Foi aliado dos franceses que se estabeleceram na Baía de Guanabara em 1555, no projeto da França Antártica.

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

UBATUBA REALIZA A 6ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE UBATUBA SP

A FundArt – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba publica o edital de convocação para a 6ª Conferência Municipal de Cultura de Ubatuba, que acontecerá no dia 30 de novembro, das 9h às 14h no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. O evento tem como objetivo conscientizar artistas, agentes, produtores culturais e demais interessados sobre o Plano Municipal de Cultura e também eleger os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba – CMPC.

TURISTAS PASSEIAM PELA PRAIA DO PEREQUE AÇU EM 1920........




  • A foto acima ~e do arquivo pessoal de Rubens Negrini Pastorelli ................O  texto a seguir tambem.........Desculpe, mas meu computador saiu do ar.....Tentarei continuar o que estava escrevendo acima...... 

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

INAUGURAÇÃO FAZER PRIMEIRO POSTO DE SAÚDE NO SERTÃO..............1966

   Foto: acervo especial de Nativa Salete dos Santos Heitor


Obs. a Enfermeira Claude Perreau esta de vestido branco com Detalhes Amarelos EO prefeito Ciccillo Matarazzo Lado Direito de camisa azul claro e óculos, posicionado Atrás das Crianças.
elo Relatório here Exposto, DA parágrafo perceber Que a População do Bairro Sertão da Quina nenhum ano da Presença da Enfermeira (1966), AINDA apresentava SOMENTE Como População original, o caiçara. Mas Já com Uma grande Concentração (512 PESSOAS), reflexos da abertura da Rodovia Estadual Que tinham empurrados OS moradores das Praias PARA O Sertão. Estavam Próximos da Chegada da Explosão populacional atraves do turismo de massa e Imobiliário. Só faltava um Interligação da BR 101 do Norte de Ubatuba com a Região Sul.

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

AGENDA DE UBATUBA NESTE FINAL DE SEMANA........CONFIRA

Em Ubatuba, esse fim de semana prevê muito surfe 🏄🏻‍♀🏄🏾‍♂🌊,
natação 🏊🏾‍♀🏊‍♂ e muita cultura - além do Fepet, o Teatro Municipal 
recebe a peça Eugênia Genial, o II Festival Ubatuba Dança - CIAD e a homenagem a seu novo patrono, Pedro Paulo Teixeira Pinto, que será
abrilhantada pela Banda Lira Padre Anchieta , que convida Jane Duboc e Ogair Júnior.


terça-feira, 15 de outubro de 2019

DONA MARIAZINHA DA CONSERTADA

GRANDES UBATUBENSES.....Dª Mariazinha da Consertada...
uma tradição caiçara!
A nossa Ubatuba tem preciosidades guardadas na memória dos antigos caiçaras. São verdadeiros tesouros vivos, desinteressados. Fatos que caíram no esquecimento, que não se encontram em livros para consulta, mas que estão ao nosso alcance...
Dª Maria Aparecida dos Santos ou Dª Mariazinha da Consertada, como é conhecida no bairro do Itaguá, aos seus 76 anos relembra com saudades da sua infância, de festas e nos revela a receita da ‘bebida típica de Ubatuba’, a Consertada.