sábado, 26 de agosto de 2017

SOLAR DOS PIRES NOBRE , HOJE ESCOLA DR. ESTEVES DA SILVA


Foto Cortesia  Odaury Carneiro Via facebook
foto originalmente em preto e branco, aqui colorida via pc..

Solar  dos Pires Nobres , tradicional Família ubatubense, Pires Nobre foi também politico em Ubatuba SP, foi Intendente Municipal, uma espécie de Prefeito  , essas palmeiras imperiais que se  como as palmeiras imperiais ,  plantadas em volta da Igreja da Matriz, foram trazidas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro por Pires Nobre, quando ele foi Intendente Municipal de Ubatuba..


sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Naufrágio da Cavalo Grande.


Há muito tempo atrás em uma época que não tinha estrada aberta entre Ubatuba e Santos , o comércio entre estas duas cidades só era feito de canoas de voga enormes com capacidade de carregar muitas e muitas
" Pipas" de farinha de mandioca e grande quantidade de cachos de bananas.






domingo, 20 de agosto de 2017

UBATUBA ....UM POUCO DA SUA HISTÓRIA.......PARTE 9....FINAL


Canoa  - Simbolo Caiçara

Na Ubatuba tropical do século XXI tudo é superlativo. Dos quatro municípios que formam o Litoral Norte, Ubatuba é o maior em termos de território, em extensão da orla marítima, em número de praias e ilhas, e, verdadeira dádiva, em espaço territorial preservado. 


sábado, 19 de agosto de 2017

.MANOEL DA NOBREGA.......UM PADRE , TRÊS METRÓPOLES....PARTE DOIS / FINAL


Vista de Salvador em 1735 – Fonte – http://brazilcomesalive.yolasite.com/alyssa-images.php

O jesuíta deu atenção especial a Porto Seguro, onde Pedro Álvares Cabral havia desembarcado e os indígenas eram especialmente hostis. Ali ficou João de Azpilcueta Navarro, responsável por organizar uma primeira tentativa de explorar os sertões que hoje pertencem à Bahia e ao interior de Minas Gerais. 


sexta-feira, 18 de agosto de 2017

UBATUBA...........UM POUCO DA SUA HISTÓRIA............PARTE 8




DECLÍNIO

A marcha do café para o Oeste, para as regiões de Jundiaí e Campinas, à procura de terras virgens e férteis e a construção das ligações ferroviárias Rio de Janeiro – São Paulo e São Paulo – Santos e do Porto de Santos, fizeram definhar a antiga estrada da “rota do café”, que do Sul de Minas demandava o Porto de Ubatuba, e, naturalmente o próprio porto e cidade. 


quinta-feira, 17 de agosto de 2017

MANOEL DA NOBREGA.......UMA PADRE, TRÊS METROPOLES.......PRMEIRA PARTE


O pai de Nóbrega era desembargador. Ele se formou em direito canônico e filosofia na Universidade de Coimbra. Em 1544, com 27 anos, finalmente desistiu de tentar ser aprovado como professor, entrou para a Companhia de Jesus e começou a fazer viagens de peregrinação e pregação pela Península Ibérica. 


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

UBATUBA ....UM POUCO DA SUA HISTÓRIA.......PARTE 7


O café   elevou a  economia paulista e principalmente do Vale do Paraiba e  Ubatuba tornou-se o porto exportador por excelência


APOGEU

No final do século XIX, que marcou, também, o final do Império, o crescimento de São Paulo agigantou-se. O Norte do Estado, com o Vale do Paraíba, tornou-se verdadeira potência econômica.
 E o Sul de Minas, região vizinha, acompanhou esse surto de progresso. Ubatuba tornou-se o porto exportador por excelência dessa rica região econômica, onde imperava o café. Como porto de grande movimento, era o ponto final, litorâneo, da chamada “rota do café”, vinda do Sul de Minas e do Vale do Paraíba.

A Lenda da Pedra da Freira



Vivia num lugar de muitos caraguatás, que seu povo chamava de Caraguatatuba. Caiçaras também, pois viviam entre a serra e o mar, cercados pelas serranias da mata atlântica. Era uma aldeia Tupinambá onde em certa época apareceu uma jovem, delicada e bondosa freira. Esta tinha a missão de catequizar aquele povo. 



terça-feira, 15 de agosto de 2017

UBATUBA .....UM POUCO DA SUA HISTÓRIA......PARTE 6



                          Vista  da cidade de Ubatuba, 1890.........




PARTICIPAÇÃO FRANCESA

 
A partir de 1870, um acontecimento do Velho Mundo passou a influenciar a vida do município. Antes que deflagrasse a Guerra Franco-Prussiana, dezenas de famílias de nobres franceses transferiram-se com seus cabedais para Ubatuba, 

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

CONFIRA AS 5 POSTAGENS MAIS VISITAS DESTE BLOG DESDE 2010........

8763
7525
3750

25 de ago de 2014, 3 comentários
3199

16 de set de 2008, 2 comentários
2907

UBATUBA .....UM POUCO DA SUA HISTÓRIA ......PARTE 5




Foto ( 1870) Arquivo Blog Ubatubense, mostra o primeiro porto ubatubense , localizado defronte o Casarão de Balthazar Fortes,  na  atual Baia dos Pescadores

UBATUBA ELEVADA À VILA
 

O local escolhido, foi a área de planície, estrategicamente localizada na Enseada de Ubatuba, abrigada de grandes ondas e também dos ventos fortes. 


Peregrinação da Folia do Divino encerra neste final de semana


A peregrinação da Folia do Divino Espírito Santo encerrou no último sábado, no bairro da Figueira, região oeste de Ubatuba. As visitações em casas, juntamente com os cantos religiosos, começaram a partir das 8h.


domingo, 13 de agosto de 2017

Escritor de Ubatuba vai lançar livro sobre o universo do mar e a cultura caiçara


O escritor Ubatubense Santiago Bernardes lançará mais uma obra em sua carreira. Trata-se de “O Livro do Mar”, que é uma expressão das memórias e reflexões da vivência do literato e de sua relação com o universo do mar e a cultura caiçara desde a infância.


sábado, 12 de agosto de 2017

UBATUBA.....UM POUCO DA SUA HISTÓRIA.......PARTE 4


Salvador Correa de Sáe Benevides - Governador Geral da Provincia
do Rio de Janeiro responsável pela fundação de Ubatuba ( Imagem Arquivo do Blog Ubatubense)


COLONIZAÇÃO
 
Por volta de 1600, Iperoig despertou o interesse dos europeus, porém passou por um processo de ocupação totalmente diferente daquele que tiveram Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião. Ao contrário dessas três cidades, que pertenceram originalmente ao território da Vila do Porto de Santos..................,

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

UBATUBA - UM POUCO DA SUA HISTÓRIA - PARTE 3



A PAZ DE IPEROIG

Após sucessivas desavenças entre os Tupinambás e os portugueses, o
s jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta decidiram procurar os indígenas em seu próprio reduto (em Iperoig) a fim de tentar uma paz duradoura. Depois de Hans Staden, foram estes padres, os primeiros brancos a visitar o importante aldeamento tamoio.

A LENDA DO CORCOVADO

A estória que vou contar nada tem absolutamente com o famoso pico que orna o belíssimo pano de fundo do maravilhoso cenário que é a Baía da Guanabara. O Corcovado em questão é o que se encontra próximo desta cidade de Ubatuba, para as bandas do sudoeste. 


quinta-feira, 10 de agosto de 2017

O SOBRADÃO DO PORTO


Sobradão do Porto

Hoje o Sobradão abriga parte dos cursos da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). Trata-se de uma construção colonial de 1846, rica em detalhes arquitetônicos, com gradis autênticos, madeiramento e algumas pinturas originais. 



UBATUBA - UM POUCO DA SUA HISTÓRIA..........PARTE 2

EXPEDIÇÃO PACIFICADORA
Ubatuba surgiu da aldeia tupinambá de Iperoig (Ypiru-yg = rio das perobas), região rica de boa madeira para embarcações, das quais, os índios eram habilíssimos canoeiros e construíam grandes canoas de capacidade para até 60 pessoas, e como nadadores exímios, chegavam a nadar quilômetros ao encontro das embarcações que vinham para negociar, em primeira mão o produto pau-brasil. 


quarta-feira, 9 de agosto de 2017

PRAIA DO SACO DA RIBEIRA.......ANOS 50

Um pouco à direita da foto está a "Salga". Assim era chamado o local onde eram limpas, salgadas. e finalmente embaladas em caixas de madeiras para enviar a São Paulo. Ainda garoto, antes do serviço militar, trabalhei aí. O proprietário era o Altino Maciel. Lembro que o Eduardinho da Enseada era uma espécie de gerente. Trabalhavam, em sua maioria, moças, que faziam o trabalho da limpeza das sardinhas. Imaginem. Naquele tempo, era uma festa, trabalhar na Salga. E vou dizer mais: eram moças lindas. Algumas ainda hoje as encontro pelos "caminhos", como eu, já um tanto "desgastadas" pelas intempéries da vida ............

VILA DA PICINGUABA .......REGIÃO NORTE DE UBATUBA



A Picinguaba é uma vila de pescadores artesanais cujo nome significa refúgio de peixes em tupi-guarani, localizada na Região Norte de Ubatuba, quase na divisa com Paraty(RJ). Tombada pelo Condephaat como área de preservação permanente em 1983, está inserida dentro dos limites do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), junto ao Núcleo Picinguaba


CÃMARA MUNICIPAL



Câmara Municipal

Em meados do século XIX a Câmara Municipal de Ubatuba adquiriu o sobrado que na época pertencia ao Dr. José Paulo da Rosa e Bonsucesso Galhardo, instalando-se nele em 5 de janeiro de 1864. Não se sabe ao certo o ano de construção do mesmo. 



RAPOSA VELHA QUE ELE ERA.....


            O velho Joaquim Amaro adorava parar para prosear, sobretudo quando eu estava construindo a minha casa. Nem preciso dizer que a recíproca era verdadeira.  Numa dessas ocasiões, já cansado de chapiscar parede, ele apareceu; foi quando lhe contei  sobre o que os ingleses pensaram para resolver a questão do assoreamento da barra do rio Grande. Isso há muito  tempo!  Nem precisei explicar o tal de corta-rio, porque assim ele interferiu:
 

É DIA DE FESTA NO MAR.............



                                       Capela  de Nossa Senhora das Dores - bairro do Itaguá ( Arquivo Blog Ubatubense)


Texto do Blog Coisas de Caiçara

    Bem ali, no começo da estrada, depois da capela N.S. das Dores na praia entre o Acarau e o Itaguá, no ano de 1980,  encostei-me   numa roda de causos. Bons homens! Autênticos caiçaras!  Lá estavam: Sebastião (o “Velho Rita”), Davi Alexandrino, Lauro Bourget, Janguinho, Élvio, Acari, Juraci e mais alguns. Olhavam o mar enquanto escutavam, contavam e davam boas gargalhadas.  



Que índios dominavam nosso litoral na época do Descobrimento?




No século 16, tribos indígenas resistiram à colonização unindo-se na Confederação dos Tamoios

UBATUBA - UM POUCO DA SUA HISTÓRIA.......PARTE 1

Ubatuba foi a nona cidade a ser fundada no Estado de São Paulo, e seus primeiros habitantes, os índios guerreiros Tupinambás, a chamavam de Iperoig que tem duas traduções possíveis, pode ser uma corruptela de Ypirú-yg (o rio do tubarão), mas pode também ser uma corruptela da locução iperó-yg (rio das perobas), que são árvores da Mata Atlântica.


sexta-feira, 4 de agosto de 2017

BAIA DO PEREQUE AÇU - 1960

Mais uma foto - que parece ser no Perequê Açu - no início da década de 1960, feita pelo meu saudoso pai Renato Mungioli.
Não tenho certeza da praia, mas como normalmente nosso roteiro era o mesmo (Perequê Mirim, Enseada e Perequê Açu - todas mansinhas e próprias para deixar a criançada livre), acredito que seja ela...
Gostaria que o pessoal que viveu esse tempo - em Ubatuba - comentasse sobre a confecção desses barquinhos de balsa.