sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Naufrágio da Cavalo Grande.


Há muito tempo atrás em uma época que não tinha estrada aberta entre Ubatuba e Santos , o comércio entre estas duas cidades só era feito de canoas de voga enormes com capacidade de carregar muitas e muitas
" Pipas" de farinha de mandioca e grande quantidade de cachos de bananas.







Tudo era levado a Santos para depois retornar com mercadorias, para negociar na vila de Ubatuba, muitos foram os corajosos caiçaras que fizeram este trajeto.
Uma destas canoa de voga chamava-se Cavalo Grande, conduzida pelo mestre José Vieira Serpa mestre de muita experiência nas coisas do mar e observador experiente das tempestades que pudessem de uma hora para outra afundar uma embarcação.
Certa vez retornando de Santos a Cavalo Grande aportou em uma praia em São Sebastião para descansar seus valentes remadores e tomar um " aperitivo" no armazém antes de continuar aquela jornada.
Já estava de tardezinha e em algumas horas já iria escurecer, mestre Vieira ainda conversava com o proprietário do local quando foi abordado por um dos remadores que foi explicando que todos os companheiros estavam querendo retornar prontamente à Ubatuba, pois dali à alguns dias seria dia de São João e teria uma " função " na barra seca e ninguém queria perder o xiba...
Mestre Vieira contrariado saiu do armazém e observou o horizonte sem nenhuma nuvem naquele instante e decretou que ficariam aquela noite naquela praia e que sairiam no dia seguinte.
Ouvindo aquilo o remador foi dizer a ordem do mestre aos outros companheiros...e depois de um tempo retornou, com restante da tripulação , que novamente disseram que queriam retornar ao mar, pois o mar estava tão calmo porquê não navegar? Muitos dos outros caiçaras que também ali estavam não entendiam o temor do mestre Vieira se o tempo estava tão calmo?
Mestre Vieira com uma acesso de raiva disse à todos os que ali estavam , se vocês querem navegar então vamos navegar, mas não esperem vida fácil nesta noite e saiu do armazém pisando duro.
A Canoa de Voga Cavalo Grande saiu daquela praia de São Sebastião naquele fim de tarde do mês de junho em direção à Ubatuba e nunca mais foi vista pois na madrugada daquela noite entrou uma tempestade com rajadas de vento fortíssimas matando todos tripulantes daquela embarcação, o único vestígio da embarcação foi encontrado na Ilha Grande no Rio de Janeiro dias depois em uma de suas praias...um pedaço de madeira escrito "...lo Grande."


COLABOROU GUINHO SANTOS  VIA   FACEBOOK

Nenhum comentário: