segunda-feira, 14 de agosto de 2017

UBATUBA .....UM POUCO DA SUA HISTÓRIA ......PARTE 5




Foto ( 1870) Arquivo Blog Ubatubense, mostra o primeiro porto ubatubense , localizado defronte o Casarão de Balthazar Fortes,  na  atual Baia dos Pescadores

UBATUBA ELEVADA À VILA
 

O local escolhido, foi a área de planície, estrategicamente localizada na Enseada de Ubatuba, abrigada de grandes ondas e também dos ventos fortes. 


 

Concluídas as obras, a oficialização da ereção daquela que seria, pela ordem cronológica, a nona Vila da Capitania de São Vicente, foi determinada por Sá Benevides através de provisão datada de 28 de outubro de 1637, recebendo a denominação de Vila Nova da Exaltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba. A ereção da nova Vila, que teve Homem da Costa como primeiro capitão-mor e ouvidor, ocorreu logo no ano em que Sá Benevides assumiu o primeiro de seus três mandatos como governador geral da Capitania do Rio de Janeiro.

O nome de Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, por si só, demonstrava a ligação íntima entre a fé católica e a origem colonial da cidade, depois chamada simplesmente Ubatuba em 1855. A antiga Vila ganhou status de cidade, passando por enorme desenvolvimento, quando foram construídos os grandes casarões que marcaram o apogeu de Ubatuba, a maioria dos quais foram sacrificados em nome do progresso.

No auge do ciclo econômico cafeeiro, no quarto final do século XIX, Ubatuba chegou a ser o município mais rico da Capitania de São Paulo, graças a seu porto. Após esse pouco período de extrema pujança econômica, a cidade enfrentou quase um século de estagnação, com a maioria da população caiçara sobrevivendo da roça familiar e da pesca de subsistência.


O MAIOR PORTO DO PAÍS
 
Em 1787, uma ordem do Presidente da Província de São Paulo, obrigando as embarcações a passarem pelo Porto de Santos onde as mercadorias tinham menor preço, desestimulou os produtores arrefecendo a economia local. A chegada da Família Real, em 1808, abrindo os portos brasileiros às nações amigas beneficiou Ubatuba que retomou seu desenvolvimento passando, inclusive, a exportar a produção de várias cidades do Vale do Paraíba transformando-se no maior porto de São Paulo superando até mesmo o Porto de Santos.


CONTINUA  DIA   15   COM A   PARTE   6

Nenhum comentário: